Personal Trainer Virtual. Você sabe como funciona? | Medina Fitness Plus
Personal Trainer Virtual. Você sabe como funciona?
Personal Trainer Virtual. Você sabe como funciona?

A impossibilidade de treinar nas academias durante o período de isolamento social fez com que os alunos procurassem outras possibilidades: treino com Personal Trainer virtual, aplicativos de exercícios, lives de professores de educação física, entre várias outras opções.

Com certeza você já considerou utilizar alguma dessas ferramentas para se manter ativo na quarentena, não é mesmo? O que você ainda não sabe é que existem diferenças entre os tipos de treino online, principalmente quando se trata do trabalho do Personal Trainer nesses ambientes.

Ao pesquisar sobre Personal Trainer online, você encontra diversos outros termos que geram confusão: consultoria Personal Trainer, consultoria online Personal Trainer, Personal Trainer virtual, consultoria Personal, e por aí vai. 

Em um primeiro momento, parece que cada termo significa uma coisa diferente, não é mesmo? Mas fique tranquilo! Todos eles se referem à mesma coisa: um Personal Trainer que trabalha com a modalidade online, utilizando os recursos necessários para tal.

Para que não restem dúvidas, saiba que toda vez que utilizarmos as palavras consultoria online, acompanhamento online, Personal Trainer online e virtual e outras variações ao longo desse post, estaremos nos referindo ao acompanhamento que o profissional formado em Educação Física realiza de forma online.

A possibilidade de treinar com um Personal Trainer em modalidade online já existia antes da quarentena e o próprio Conselho Federal de Educação Física permite. Esse trabalho pode ser realizado por qualquer plataforma online e segue sendo interessante mesmo após esse período. Vamos conhecer melhor essa modalidade?

Entenda o que faz o Personal Trainer online

O trabalho do Personal Trainer virtual não é tão diferente do habitual acompanhamento presencial com Personal Trainer. Considerando que ambos os termos representam apenas modalidades diferentes realizadas pelo mesmo profissional formado em Educação Física, as semelhanças são maiores do que as diferenças.

O Personal Trainer é o profissional responsável por montar um plano de treino individualizado, planejado de acordo com as suas particularidades: nível de condicionamento físico, objetivos, limitações, tempo disponível, espaço a realizar o treino e preferências, além de priorizar sempre a saúde.

É normal que você tenha dúvidas quanto aos seus objetivos antes de contratar um Personal, mas a boa notícia é que ele também te auxilia na definição dos mesmos e vai ser o responsável por mensurar sua evolução ao longo do acompanhamento. O Personal ainda avalia qual é o melhor tipo de treino para que seus objetivos possam ser alcançados.

Outra característica do trabalho do Personal, mesmo quando virtual, é a segurança que você tem ao realizar o treino com ele: o acompanhamento garante a correta execução dos exercícios, evitando lesões.

Como são as aulas online com o Personal Trainer Virtual?

Como são as aulas online com o Personal Trainer Virtual?

As aulas podem ocorrer de diversas formas, mas existem duas mais comuns: a aula online através de plataformas de videoconferência, e a prescrição com acompanhamento esporádico. O formato e os detalhes são combinados entre Personal e aluno, portanto falaremos de algumas possibilidades.

Aulas online por videoconferência

Nas aulas online por videoconferência (podendo ser através de qualquer plataforma: Zoom, Google Meet, o próprio WhatsApp), o Personal inicialmente conversa com o aluno para poder entender quem é esse aluno, seu estilo de vida, seus objetivos, suas dificuldades e todos os outros detalhes necessários para que o Personal possa montar o treino personalizado.

No contexto atual de isolamento social é mais comum que os treinos sejam pensados inicialmente sem nenhum equipamento, com exercícios que utilizem apenas o peso do próprio corpo, ou pesos caseiros, dependendo do exercício prescrito. A necessidade de equipamentos ou acessórios também é combinada entre aluno e Personal.

Após o alinhamento em relação à frequência semanal de treinos e a duração dos mesmos, o normal é que exista um horário marcado para que o Personal possa acompanhar o treino do aluno por videoconferência. Ou seja, se você combinou de treinar 4 vezes por semana, de segunda a quinta às 19h, em todos esses horários você tem um encontro online marcado com o seu Personal.

A vantagem de treinar com acompanhamento em todas as sessões de treino é que o Personal pode analisar a execução dos exercícios: se você está tendo dificuldade, se está executando corretamente, se precisa corrigir a postura ou qualquer outro aspecto que muitas vezes não somos capazes de avaliar sozinhos.

Prescrição com acompanhamento esporádico

Nesse tipo de dinâmica,  o Personal Trainer virtual e o aluno têm o mesmo processo de conversa e combinações para basear a trajetória dos treinos e possibilitar a elaboração de um programa de treino que seja compatível com a realidade do aluno.

A diferença do acompanhamento esporádico é que não necessariamente o Personal estará presente em todas as sessões de treino, deixando o aluno mais independente. A frequência e o modelo são combinados entre Personal e aluno, mas em geral alunos com maior experiência e familiaridade com os tipos de exercícios escolhidos acabam preferindo essa forma.

O Personal irá planejar normalmente o treino individualizado, da mesma forma que a modalidade que acabamos de falar sobre. É importante lembrar que a base do trabalho do Personal Trainer não muda, apenas a forma de execução.

Aqui a identificação de dificuldades passa a ser majoritariamente feita pelo aluno, que segue podendo conversar livremente com o Personal através de aplicativos de mensagem ou qualquer outro tipo de comunicação previamente combinada.

Essa forma de consultoria online está sendo utilizada por algumas redes de academia, onde o aluno pode contratar qualquer Personal vinculado à rede e combinar as aulas pela plataforma da própria academia ou em outro ambiente utilizado. Nesse caso, o profissional pode utilizar como recurso alguma aula gravada da própria academia.

Independente da sua dinâmica virtual com o Personal Trainer, é importante deixar registrado de alguma forma as combinações realizadas no momento da contratação, para que o trabalho seja seguro e claro para ambas as partes.

Leia mais:
E as aulas online por aplicativos? - Personal Trainer Virtual

E as aulas online por aplicativos?

Aqui entramos em outra modalidade de exercícios que é completamente diferente do acompanhamento com Personal Trainer. Vamos explicar para você como as aulas de aplicativos funcionam e quais são as vantagens e desvantagens delas!

Essa história você deve conhecer bem: você quer se exercitar e procura um aplicativo de exercícios na loja de aplicativos do seu celular, ou busca treinos no YouTube. No período de isolamento social o número de downloads de aplicativos desse gênero aumentou, então tenho certeza que ou você faz parte desse grupo ou conhece alguém que passou a praticar exercícios dessa forma. Vamos conhecer como são a maior parte das aulas desses aplicativos?

Você faz o download do aplicativo, fornece algumas informações iniciais ao se cadastrar e em seguida escolhe seu objetivo ou as aulas que deseja: emagrecimento, hipertrofia, treinamento funcional, alongamento, pilates, entre diversas outras modalidades. 

Alguns aplicativos separam os treinos por nível de condicionamento: iniciante, intermediário e avançado. A partir da sua escolha, você segue a rotina de treinos conforme o aplicativo organiza.

A maioria conta com vídeos explicativos sobre a correta execução dos movimentos e outras plataformas maiores ainda oferecem aulas ao vivo com temas específicos, como se fosse um conteúdo extra.

Parece ótimo, não é? Prático, diversificado, fácil de realizar em qualquer espaço e em qualquer horário… mas continua aqui com a gente no texto que vou te explicar por que não é tudo tão maravilhoso assim.

O outro lado das aulas por aplicativo

Separamos alguns tópicos para você entender alguns problemas das aulas por aplicativo, confira:

Falta de personalização

Esse é o principal problema das aulas online independentes. “Mas Fábio, lá no aplicativo diz que os treinos são elaborados por um Personal!” Sim, pode ser que as aulas de fato sejam pensadas e executadas por profissionais capacitados, mas só porque os exercícios estão corretos e são coerentes não quer dizer que eles são corretos e coerentes para você e a sua realidade.

Cada pessoa tem suas características: objetivos, limitações, preferências, experiências anteriores, tempo disponível, características físicas… será que um treino pronto e generalista é realmente a melhor e mais segura opção para chegar no seu objetivo?

A personalização é inclusive o que facilita a aderência dos alunos aos programas de treinamento. Entre uma modalidade de exercícios generalista e um planejamento de treinos pensado na sua individualidade e características pessoais, você com certeza vai se sentir mais motivado e engajado a seguir praticando a segunda opção.

Falta de direcionamento nos objetivos

Nas aulas por aplicativos, não existe uma conversa onde você e o profissional discutem seus objetivos e a melhor maneira de alcançá-los.

“Mas Fábio, eu selecionei o conjunto de aulas de acordo com o meu objetivo, que é emagrecer!” Sim, você pode até estar realizando aulas que promovem gasto calórico. Acontece que o que os aplicativos fazem é direcionar os treinos, mas direcionamento é diferente de individualização.

A única pessoa que tem o conhecimento necessário para garantir que aquela modalidade de exercícios é a mais adequada para você é o Personal Trainer. Por mais que à primeira vista os treinos do aplicativo pareçam perfeitos para você, há um mundo de possibilidades que podem ser mais interessantes e eficazes para o seu caso.

Além disso, pode ser que você simplesmente não se adapte aos exercícios do aplicativo. Nesse caso você vai se sentir frustrado por não conseguir acompanhar as aulas e vai se culpar, quando na verdade a culpa não é sua: você só não estava em um programa de exercícios pensado exclusivamente para você.

Pense bem: se a mesma modalidade fosse a ideal para absolutamente todas as pessoas, então não existiria a necessidade de outras modalidades, não é mesmo?

Mensuração de resultados Personal Trainer Virtual

Mensuração de resultados

Outro problema muito significativo nessa modalidade de aulas é a falta de acompanhamento. Vamos supor que você quer emagrecer e por isso começou a treinar com o aplicativo, escolhendo o programa de treinos para emagrecimento. Como você vai saber se está emagrecendo de verdade e de forma saudável?

“Fábio, eu me peso semanalmente para saber se está funcionando!” Saiba que o peso que a balança aponta não é o melhor parâmetro para emagrecimento, justamente porque o nosso corpo é composto de água, ossos, músculos e gordura. Vendo apenas o número na balança, você não sabe se perdeu gordura, músculo ou água – e o que você quer perder é gordura, não é mesmo?

Sabe como você pode medir e avaliar seu progresso? Através do acompanhamento com o Personal Trainer online. Esse profissional tem o conhecimento e os equipamentos necessários para fazer uma avaliação mais fiel à realidade, decidindo inclusive qual é o melhor tipo de avaliação para o seu objetivo.

Garantia de segurança

Esse é outro ponto que os aplicativos deixam a desejar pela falta de acompanhamento. Por mais que existam vídeos explicativos ou instruções claras durante a aula, você não tem um profissional diretamente à sua disposição para o caso de sentir dor ao realizar algum exercício e também não tem alguém assistindo você enquanto treina para apontar possíveis dificuldades.

Muitas pessoas ignoram dores pequenas por acreditarem que a dor é um desconforto que faz parte do exercício físico, mas é necessário se atentar porque nem todas as dores têm essa característica e pensando dessa forma você pode estar ignorando um problema sério.

Com certeza essa onda de treino por aplicativos pode funcionar como uma porta de entrada ao mundo dos exercícios físicos para quem não tem o hábito de praticar e vê nessa modalidade uma forma de estar ativo de forma acessível, já que a maior parte dos aplicativos são gratuitos.

Mesmo que esse tipo de treino funcione como um incentivo, por que não começar já com uma consultoria com Personal Trainer personalizada, segura e adequada?

Personal Trainer virtual ou presencial, qual vale mais a pena?

Personal Trainer virtual ou presencial, qual vale mais a pena?

A diferença básica se dá principalmente pelas preferências do aluno. Há alunos que queiram o planejamento estruturado e individualizado, mas têm maior experiência e não sentem a necessidade de treinar sempre tendo um Personal ao seu lado. Por outro lado, alguns alunos sentem-se mais motivados a treinar tendo o acompanhamento presencial do Personal.

Contratar um Personal Trainer virtual não significa que você jamais verá o profissional. Na verdade, as avaliações físicas periódicas ainda podem ser feitas conforme combinação prévia, mas no contexto atual de pandemia, tirar as medidas antropométricas do aluno é uma limitação. Porém, não esqueça que esse é um dos parâmetros de evolução, não é o único.

Um fator que costuma chamar atenção para o trabalho do Personal Trainer online é o preço. Geralmente essa modalidade é mais acessível, considerando que o Personal não se deslocará até você e não gastará tanto tempo. Claro que o preço varia de acordo com as definições do acompanhamento entre você e o Personal, mas existe essa possibilidade de redução.

Enquanto presencialmente o Personal pode avaliar melhor a qualidade dos seus movimentos e também oferece maior segurança, virtualmente o Personal oferece maior autonomia ao aluno sem que a qualidade e eficácia do treino se perca. Ambas as modalidades são eficazes e apresentam flexibilidade de horários.

No final das contas, o melhor tipo de acompanhamento é aquele que é adequado às suas características e ao qual você se adapta melhor, o que faz com que você não desista do treino.

Qual é a melhor forma de praticar exercícios

E agora, qual é a melhor forma de praticar exercícios?

Depois de tudo que falamos no texto, acho que você sabe qual é a melhor forma né? Se não, saiba que o melhor tipo de treino é aquele que é individualizado, planejado de acordo com as suas características: seu corpo, suas preferências, suas dificuldades, seus objetivos específicos e sua disponibilidade.

“Mas Fábio, me disseram que tal modalidade emagrece mais!” Ok, algumas modalidades realmente possibilitam maior gasto calórico, mas será que você vai se manter fiel a essa prática, ou vai desistir após poucos meses?

A cada dia uma nova modalidade surge, o que é ótimo. Porém, qualquer que seja a modalidade, ela só será eficaz se você receber um acompanhamento de qualidade e personalização nos treinos. Só assim é possível se manter praticando exercícios físicos, construindo o hábito e modificando positivamente seu estilo de vida.

Você já deve ter percebido que assim como as modalidades surgem e viram moda muito rápido, elas somem com a mesma facilidade justamente pelo motivo que trouxemos: quando não há acompanhamento e personalização, não há aderência por parte dos alunos. Se ninguém avalia você, você não tem como saber se os treinos estão gerando resultados.

Agora que você sabe que só é possível atingir seus objetivos através de um treino personalizado, compartilha esse texto com aquele amigo que também gostaria de um treino individualizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *