Treinamento Funcional Emagrece? | Medina Fitness Plus
Treinamento Funcional Emagrece? Conheça essa Modalidade!
Treinamento Funcional Emagrece? Conheça essa Modalidade!

Treinamento funcional é um termo relativamente novo em comparação a outros exercícios. Por ser novidade, diversas dúvidas vem à cabeça: o que é treinamento funcional? Treinamento funcional emagrece? Posso fazer em casa? No post de hoje vamos explicar para você a relação entre o funcional e o emagrecimento e tirar diversas dúvidas sobre essa modalidade! 

O que é treinamento funcional?

De forma resumida, treinamento funcional é uma base de treino que visa desenvolver o corpo como um todo, estimulando diversos grupos de músculos em exercícios completos que buscam imitar movimentos realizados em atividades do dia a dia. O condicionamento físico é a principal proposta dos treinos, que apresentam diversos benefícios.

O treinamento funcional nasceu de uma necessidade de maior dinamismo, desafios e proximidade à vida real na realização dos exercícios. Enquanto exercícios convencionais (como os de musculação) estimulam grupos isolados de músculos em cada exercício, o treinamento funcional elimina a monotonia ao trabalhar estímulos diferentes.

Quais são os benefícios do treinamento funcional?

Por ser composto por exercícios similares a atividades do dia a dia, a maior parte dos exercícios utiliza padrões de movimento como pular, agachar, empurrar, correr, levantar, abaixar, puxar, arremessar e rastejar. Justamente por unir diversos movimentos, o treinamento mistura exercícios aeróbicos com exercícios de força e resistência. Outro benefício do treinamento funcional é que a maior parte dos movimentos é realizado com o peso do próprio corpo. Alguns ainda utilizam cones, bolas, cordas e outros equipamentos para ampliar as possibilidades de execução.

Esses estímulos fazem com que o treinamento funcional apresente os seguintes benefícios: 

  • Equilíbrio
  • Coordenação motora
  • Resistência
  • Flexibilidade
  • Fortalecimento dos músculos
  • Melhora na capacidade cardiorespiratória
  • Emagrecimento

Esse último ponto te chamou a atenção, né? Então se liga nesse próximo tópico:

Treinamento funcional emagrece?

Sim! 

Em uma hora de funcional é possível gastar aproximadamente 500 calorias! O treinamento funcional emagrece justamente por ser uma atividade intensa e dinâmica: o esforço é muito grande e é recompensado justamente pelo alto gasto calórico.

O treinamento funcional é uma ótima alternativa principalmente para quem acha tedioso mesclar uma sessão convencional de musculação com exercícios aeróbicos de academia, como esteira e bicicleta. Além disso, o tempo médio de uma sessão de treino funcional é atrativo: entre 45 minutos e uma hora, sendo que diversos cronogramas de treinamento de musculação e aeróbico demandam maior dedicação de tempo.

Não esqueça que não é só o exercício físico que é protagonista no emagrecimento! A chave do emagrecimento é gastar mais calorias do que se consome, então sua alimentação, seus hábitos diários e seu sono são pilares essenciais no controle do peso. Sem eles, não há exercício que garanta perda de peso efetiva e qualidade de vida.

O treinamento funcional emagrece mais que outras modalidades?

Não necessariamente! 

Existem diversas possibilidades para emagrecimento: corrida, ciclismo, natação, treino de musculação com aeróbico, lutas… O que garante o emagrecimento é a frequência nos treinos, dedicação do aluno  e principalmente o quanto aquela atividade tem a ver com o que você gosta de fazer. Por exemplo, não faz sentido você praticar natação se odeia piscinas, porque logo vai abandonar.

A ideia do treinamento funcional é oferecer mais uma opção de método de emagrecimento e fortalecimento muscular, e não a única ou a melhor de todas. De nada adianta você começar a praticar treinamento funcional para emagrecer se não gosta desse nível de intensidade e consequentemente vai abandonar as aulas e a prática regular de exercícios físicos.Não esqueça também dos benefícios que falamos alguns parágrafos atrás! O emagrecimento é uma vantagem incrível do treinamento funcional, mas ele ainda proporciona fortalecimento dos músculos, melhora no condicionamento físico, maior resistência e coordenação motora, habilidades que são úteis em qualquer atividade no seu dia a dia e também em outras modalidades de exercício.

A modalidade de exercícios que mais emagrece é aquela que apresenta gasto energético  com a qual você tem maior capacidade de se comprometer!

Para quem o treinamento funcional é mais indicado?

Para qualquer pessoa! Não existe limitação de condicionamento físico ou de experiência. Tanto quem é sedentário quanto quem pratica esportes há anos pode experimentar o funcional e ser beneficiado pela modalidade.

Porém, é importante se atentar às limitações do seu próprio corpo: se você não tem o hábito de praticar exercícios físicos, pode ser que encontre dificuldades ao começar o treinamento funcional. Nesse caso, é indicado que você comece devagar para prevenir lesões.

Se o seu treinamento funcional for planejado por um Personal Trainer, ele já vai levar em conta seu histórico individual, seu estado físico atual e vai elaborar um caminho a ser trilhado para que você possa se desafiar de forma segura e evoluir gradativamente dentro da modalidade.Mesmo se você fizer aulas de funcional na sua academia, é possível conversar com o professor para que os exercícios sejam adaptados para iniciantes. O importante é se comprometer a realizar da forma que você conseguir, sem desistir!

Quais exercícios de treinamento funcional posso fazer para emagrecer?

É possível sim fazer treinamento funcional para emagrecer sem estar em uma academia ou em acompanhamento com um Personal Trainer. Porém, é necessário ter alguns cuidados:

  • Se você é iniciante, dê preferência a exercícios explicativos;
  • Se você sentir dor ao realizar algum, talvez esteja se sobrecarregando desnecessariamente e poderá sofrer lesão. Nesse caso, substitua o exercício;
  • Respeite seus limites, entenda que a evolução ocorre de forma gradativa;
  • Pratique os exercícios em ambientes amplos, que não ofereçam riscos à prática;
  • Se as dores musculares usuais do exercício não diminuírem 48h após a última sessão do exercício, diminua a intensidade e volume na próxima sessão. 

Confira esse exemplo de treinamento funcional para emagrecer:

SÉRIESREPETIÇÕESEXERCÍCIOSLINK VÍDEO – MULHERESLINK VÍDEO – HOMENS
215 seg.Polichineloshttps://bit.ly/2UV84oehttps://bit.ly/2UV84oe
215 seg.Polisapatoshttps://bit.ly/3dPznJbhttps://bit.ly/3dPznJb
315 rep.Flexão de Braço – Peitohttps://bit.ly/2X4FQtMhttps://bit.ly/2XdwQCZ
315 rep.Agachamento – Glúteo e Coxahttps://bit.ly/3dU0TFFhttps://bit.ly/2JyLVa9
320 a 40 seg.Alpinista (Mulheres)
Corrida Estacionária (Homens)
https://bit.ly/2UH3dIchttps://bit.ly/2R83a6k
315 rep.Remada Unilateral – Costashttps://bit.ly/2w87Wt4https://bit.ly/345E5ya
315 rep.Elevação Pélvica – Glúteo e Coxahttps://bit.ly/3aI2g8dhttps://bit.ly/2RbrNz3
20 a 40 seg.Alpinista (Mulheres)
Corrida Estacionária (Homens)
https://bit.ly/2R83a6khttps://bit.ly/2UH3dIc
15 rep.Elevação Lateral – Ombrohttps://bit.ly/3dY8KSHhttps://bit.ly/3bIwIPE
315 rep.Rosca Concentrada – Bícepshttps://bit.ly/2JBkzzZhttps://bit.ly/347d79i
315 rep.Francês Unilateral – Trícepshttps://bit.ly/2xKhT0jhttps://bit.ly/2UXWOYh
320 a 40 seg.Alpinista (Mulheres)
Corrida Estacionária (Homens)
https://bit.ly/2UH3dIchttps://bit.ly/2R83a6k
320 rep.Abdominal – Reto do Abdômenhttps://bit.ly/349vI4Chttps://bit.ly/2JBkOLp
320 a 40 seg.Prancha abdominal – Corehttps://bit.ly/3aHWBz9https://bit.ly/39B4Ewc
1Tempo do VídeoAlongamentos 1https://bit.ly/3bM7Qqghttps://bit.ly/3bM7Qqg
1Tempo do VídeoAlongamentos 2https://bit.ly/3dQmKxyhttps://bit.ly/3dQmKxy

Para esse treino, você pode utilizar tanto halteres quanto pesos caseiros! Veja:

  • Remada unilateral: é possível utilizar embalagens de produtos de limpeza com alça, como amaciante de roupas e sabão líquido. Caso você precise de pesos menores, é possível utilizar uma garrafa PET de 2 litros cheia de água.
  • Elevação lateral: pacotes de arroz, feijão e farinha podem ser seus aliados. Segure um em cada mão como se fossem halteres e realize o exercício normalmente. Se for necessário um peso maior, utilize as garrafas PET da mesma forma que explicamos para a remada unilateral.
  • Rosca concentrada: também os pacotes e garrafas. Outra opção é uma bolsa ou sacola cheia de livros, caso você deseje utilizar maior carga.
  • Francês unilateral: o mais indicado para esse exercício é a utilização de uma garrafa PET cheia, mas também é possível utilizar a bolsa com livros. 

Esses são apenas alguns exemplos dos inúmeros possíveis de realizar em um treinamento funcional, o que é mais uma vantagem! Lembra quando falamos sobre ser um treinamento dinâmico? Esse dinamismo se dá justamente pela ampla variedade de exercícios possíveis, o que jamais vai deixar você entediado ou fazer com que você enjoe da modalidade.

Com o treinamento funcional, você não vai enjoar dos exercícios e ainda vai perder alguns quilos!

Leia mais:

As pessoas evoluem, as suas rotinas e necessidades também, portanto é cada vez mais importante a criação de modalidades de exercício que contemplem essas mudanças. Somos tão diferentes como pessoas que com certeza precisamos de exercícios diferentes para conseguir adotar um estilo de vida ativo e prazeroso!

Emagrecer não precisa mais ser uma tarefa monótona como era no passado. Através do treinamento funcional, você pode emagrecer e ainda definir seus músculos, além de desenvolver melhor a força. Você não vai deixar de experimentar, não é? Então compartilha esse post com aquele amigo que vai encarar o treinamento funcional para emagrecer com você e conta pra nós sobre a sua experiência aqui nos comentários!

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