Alimentos para ajudar a emagrecer
Alimentos para ajudar a emagrecer

Fazer dieta parece sempre algo confuso, ou encara-se como algo complicado e impossível de ser alcançado. Por ter esse pensamento, diversas pessoas desistem dos seus planos alimentares ou se atrapalham quanto aos alimentos que devem consumir ou os que devem evitar. Algumas indicações nos planos alimentares deixam margem para a dúvida: esse alimento é bom só nessa quantidade ou será que é sempre benéfico? Será que tenho que cuidar calorias de frutas ou elas estão liberadas?

O emagrecimento só é possível quando existe a construção de hábitos saudáveis. Entender o papel dos alimentos e suas características é fundamental para perder aquele peso desejado. Vamos conhecer os alimentos para ajudar a emagrecer?

Cereais integrais

Uma das grandes dificuldades de quem deseja o emagrecimento é abrir mão da grande quantidade de alimentos refinados que consome: o pão de farinha branca, o macarrão de farinha branca, o arroz branco.

Atenção: consumir esses alimentos não é um problema, todos são minimamente processados e não trazem malefícios sozinhos. O problema é o excesso. É fácil perder o controle, comendo “só mais um pãozinho” ou “só mais uma colher de arroz”, mas a repetição desses hábitos leva ao excesso calórico, dificultando o emagrecimento.

Portanto, experimente incluir na sua alimentação produtos feitos com farinha integral. Você não precisa largar os produtos que você gosta repentinamente, pode fazer adaptações que você goste. Observe algumas substituições:

  • Bolos: trocar metade da quantidade de farinha branca por farinha integral ou aveia;
  • Panqueca: trocar a farinha branca por farinha integral;
  • Macarrão: substituir o tradicional pela versão integral;
  • Arroz: substituir o branco polido pelo integral.

Você sabe por que os cereais integrais são importantes? O motivo é simples: eles apresentam maior teor de fibras, o que diminui a velocidade de liberação na circulação da glicose vinda dos carboidratos, ajudando a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Frutas com aveia

Frutas já são uma maravilha por si só, mas são pouco exploradas. Às vezes, a ideia de comer uma fruta “sem nada” pode parecer sem graça. Além disso, existe o mito de que fruta engorda. Diversas frutas podem ser combinadas com aveia e oferecer benefícios, pelos seguintes motivos:

  • As fibras melhoram o funcionamento intestinal;
  • As frutas apresentam alto teor de vitaminas;
  • A combinação das fibras das frutas com as fibras da aveia promovem maior saciedade;
  • A refeição fica mais completa e prática.

Quanto mais colorido o seu prato, mais vitaminas estarão disponíveis, já que cada coloração tem relação com uma vitamina diferente.

Abobrinha e berinjela

Esses dois legumes são os melhores amigos de quem quer emagrecer sem deixar de se alimentar bem. Por terem sabor neutro e alta quantidade de água na sua composição, combinam em qualquer preparação e com grande diversidade de temperos. Observe exemplos:

  • Pizza de abobrinha ou berinjela com queijo e tomate;
  • Legumes refogados com azeite de oliva, sal e pimenta;
  • Lasanha de abobrinha;
  • Abobrinha/berinjela empanados com farinha integral e de pão, assados no forno.

As vantagens de incluir esses dois legumes na sua alimentação se dão pelo baixo valor calórico. 100g de abobrinha apresentam apenas 15kcal! E a berinjela é ótima também, apresentando 19kcal na mesma quantidade do alimento. Um bônus: ambas possuem fibras!

Castanhas e nozes

Falamos bastante sobre calorias, mas não esqueça que existe outros fatores a serem pensados. As castanhas e nozes apresentam gorduras insaturadas, selênio, fibras, fósforo e potássio. O emagrecimento saudável precisa partir de um corpo saudável, não é mesmo? As castanhas e nozes são ótimas para auxiliar na ingestão de micronutrientes, além de serem ótimos petiscos para lanches e momentos de maior apetite.

Chocolate amargo

Quem disse que o chocolate precisa ser eliminado da dieta? Se você já ouviu isso, esqueça! O que realmente precisa acontecer é uma substituição. Chocolates brancos e ao leite possuem alto teor de gordura, açúcar e compostos químicos adicionados, e não são indicados para quem deseja perder peso.

Em compensação, chocolates amargos são uma ótima alternativa para aquele docinho pós almoço. Claro, a moderação é importante, mas o chocolate amargo é considerado um alimento menos processado e com maior teor de cacau e menor de açúcar, unindo o útil ao agradável.

Iogurte natural desnatado

No mercado há muitas opções de iogurtes, mas nem todas são ideais para consumir. Existem “sobremesas lácteas”, “bebidas lácteas” e outras definições que não são iogurte, de fato. Sobremesas e bebidas lácteas contém altos teores de gordura, açúcar, espessantes, corantes, estabilizantes… diversos compostos químicos não benéficos. O ideal é procurar iogurtes naturais que tenham esse nome no rótulo, e personalizar como você desejar em casa!

Os iogurtes possuem alta quantidade de cálcio e ainda a fermentação que garante a saúde intestinal. É possível comê-los com frutas, em smoothies, apenas com mel ou como você achar mais gostoso.

Invista em folhas e brotos

Folhas no prato nunca são demais! Invista em rúcula, diferentes alfaces, radite, alfafa, broto de feijão… Além de dar cor ao prato, são ótimas para a saciedade por “ocuparem espaço” no estômago e pelo teor de fibras que apresentam. Sem falar que são uma delícia, ainda mais quando temperadas com azeite de oliva.

As mudanças não ocorrem do dia para a noite, e nem devem ocorrer dessa forma. A construção de hábitos depende de adaptações de paladar, de ressignificados e de motivação. Comece aos poucos: faça o possível no seu tempo até se tornar natural. Na dúvida, priorize alimentos de verdade ou os processados que apresentem o menor número de aditivos possível. Além disso, se atente à quantidade de açúcar e gordura de cada alimento, porque o excesso de ambos pode atrapalhar a perda de peso e inclusive garantir uns quilinhos a mais.

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