Eu não consigo emagrecer! E agora?
Eu não consigo emagrecer! E agora?

Sim, ouvimos essa reclamação o tempo todo por aí. Você deve estar rodeado de pessoas que têm esse desejo: o emagrecimento. Geralmente o desejo vem acompanhado da incapacidade, não é mesmo? Da insatisfação em não conseguir, da tristeza, do sentimento de culpa… Essa confusão de sentimentos é mais comum do que se imagina, você não é o único que sente.

As pessoas enfrentam esse dilema diariamente, como se fosse um comportamento padrão – muitas não sabem viver normalmente sem transformar todos os pensamentos em emagrecimento e táticas eficazes ou dietas não realistas.

Sim, também sabemos que você já deve ter lido milhares de textos que prometiam ser milagrosos ao te ajudar no emagrecimento, e não funcionou. Sabe por que o nosso é diferente? Porque já começamos dizendo: não existe milagre.

Não existe receita milagrosa

É, a verdade dói às vezes, mas prometo que depois desse post você vai ser ajudado de verdade!

Começamos dizendo isso mesmo: não existe magia. Aqueles anúncios de perder 5kg em uma semana com uma dieta nova, um chá recém descoberto, uma pílula milagrosa… Nenhum desses enunciados popularizados e distribuídos por aí têm fundamento científico, e ter base na ciência nos diz o que funciona e é verdadeiro e o que não é.

Portanto, se atente para não ser influenciado por propagandas sensacionalistas, pesquise sobre o produto, preço, procedência e eficácia sempre antes de investir e entrar de cabeça em algum comportamento. Se for possível, converse com um nutricionista! Esses profissionais serão capazes de sanar suas dúvidas.

Não se compare às outras pessoas - Eu não consigo emagrecer! E agora?

Não se compare com outras pessoas

Seguir alguns perfis inspiradores no Instagram é muito bom, sim! Ajuda na motivação, na descoberta de novos exercícios e de novas rotinas e pode ser um hábito saudável no processo de emagrecimento. Mas tome cuidado: cada corpo é um corpo! Isso significa que os seus resultados podem diferir das pessoas que você acompanha, porque cada um de nós reage de forma diferente ao que ingerimos e aos exercícios que fazemos.

Algumas mudanças levam mais tempo para acontecer do que outras, e esse processo e diferenciação é perfeitamente normal. Trazendo para mais perto da sua realidade: se aquela sua amiga que começou a correr e cuidar a alimentação perdeu 5kg e você 3kg, não desanime! Os organismos são diferentes e têm ritmos diferentes e é importante que respeitemos as particularidades de cada corpo.

Mantenha o equilíbrio nas suas refeições

Pode ser prejudicial cortar um grupo de alimentos da sua rotina alimentarTodos os grupos alimentares são importantes e não podemos ignorar esse fato.

Sim, até as gorduras são importantes! Conhecemos elas como vilãs, mas nem todas são.

Gorduras naturais, como óleos (não aquecidos a temperaturas superiores a 100ºC) de soja, girassol, milho, além de azeite de oliva e as gorduras presentes em oleaginosas como castanhas e amendoim, em frutas como o coco e o abacate, têm funções interessantes no organismo, sabia?

Algumas vitaminas só são absorvidas através da presença de gordura, como a A, D, E e K. Além disso, existe gordura na membrana das nossas células, ou seja, precisamos desse grupo para proteção e manutenção dessas estruturas!

Equilíbrio também tem relação com a variedade nos alimentos que você come. Quanto mais colorido o seu prato, melhor! É clichê, mas é praticamente uma diretriz nutricional. Quanto mais cores, maior a variedade de vitaminas no seu prato.

Além disso, é importante o consumo de fibras, que estão presentes nos alimentos de origem vegetal, como todas as hortaliças e frutas. Elas garantem que a sensação de saciedade seja mantida, evitando a fome ou a impressão de estômago vazio.

Mantenha o equilíbrio nas refeições - Eu não consigo emagrecer! E agora?

Mantenha o déficit calórico

Tcharam! Essa é a chave para o emagrecimento.

Só isso? Só isso.

Déficit calórico significa ingerir menos calorias do que o corpo consome no período de um dia. Dessa forma, o organismo acaba buscando energia em outros estoques, como glicogênio e ácidos graxos acumulados, causando o emagrecimento.

Mas como eu posso saber quantas calorias meu corpo consome?

Como falamos anteriormente, cada corpo é um corpo. Isso significa que cada pessoa tem seu próprio gasto energético diário, de acordo com o nível de atividade durante o dia e quantidade de calorias consumidas, além do gasto necessário para manter as funções vitais do corpo, como durante o sono. Esse último gasto é relacionado à faixa etária e ao peso.

Cuidado! Isso não significa que quanto menos calorias você ingerir, mais irá emagrecer. Se a ingestão de calorias for inferior à quantidade necessária para manter as funções vitais, o corpo vai interpretar a restrição como se você estivesse realmente passando fome, e vai estocar energia ao invés de ajudá-lo no emagrecimento.

Para saber sua estimativa de gasto, é necessário o auxílio de um nutricionista. O profissional tem a formação e conhecimento necessários para ajudá-lo no processo saudável de emagrecimento.

Ouça seu corpo - Eu não consigo emagrecer! E agora?

Ouça seu corpo

É importante que você não seja inimigo do seu corpo. Seu corpo é sua casa, é preciso estar em sintonia com você mesmo. Para a prática, podemos traduzir essa premissa em: ouça os seus próprios sinais de saciedade. Sim, pizza é uma delícia! Você pode comer pizza com tranquilidade, mas preste atenção ao que seu corpo realmente precisa e não ao que seu cérebro pensa que precisa. Se você já comeu a quantidade de fatias necessária para ficar feliz, satisfeito e bem alimentado, tudo bem parar por aí. Afinal, você vai ir em rodízios novamente, não é necessário sobrecarregar seu organismo.

O mesmo princípio vale para atividades físicas. Encontre uma que você goste, que sinta prazer em fazer. Do contrário, você ficará estressado e ficará desanimado com facilidade. Manter a prática de exercícios é fundamental no processo de emagrecimento e na saúde física e mental.

 

Não é tão difícil quanto parece, não é mesmo? Pare de se estressar, faça as pazes com o seu corpo e trabalhe com determinação, foco e tranquilidade no seu processo de emagrecimento que com certeza ele vai chegar até você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito