Conheça as vantagens do pilates para o corpo e mente
Conheça as vantagens do pilates para o corpo e mente

Nos últimos anos os exercícios físicos vêm ganhando um grande destaque da mídia, e o pilates não ficou fora dessa. Uma prova disso é que com certeza você conhece alguém que pratica ou já praticou pilates. Com milhares de novos adeptos todos os anos, o pilates está ganhando destaque em função de seus inúmeros benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente.

Mas… quais são esses benefícios? O pilates é o melhor exercício pra mim? Me explica isso!

É pra já! O texto hoje trará um assunto debatido por muitos, mas esclarecido por poucos: as vantagens de praticar pilates.

Gostou da ideia? Então continue no texto e se informe sobre essa prática que está ficando tão conhecida nas últimas décadas!

 

Vantagens

 

Diminui o seu estresse

O pilates é uma atividade que visa encontrar o equilíbrio físico e emocional através de exercícios e técnicas de respiração. E uma das vantagens perceptíveis e elogiadasdesse tal equilíbrio é a queda nos níveis de estresse. Conforme você evolui no pilates percebe que ele acaba se tornando uma forma de fugir (mesmo momentaneamente) dos estresses da vida, como se naquele momento o que existe fosse apenas o seu corpo e o seu foco no presente.

Você pode fazer agora mesmo um exercício de respiração* do pilates para sentir seu benefício! Acompanhe aqui o passo a passo:

  • Inspire** levando todo o ar para o abdômen. Tente perceber seu abdômen se estufando. Em seguida, expire lentamente e sinta seu abdômen esvaziando.Repita quatro vezes.
  • Desta vez, inspire levando o ar para a caixa torácica e expire lentamente. Também repita este exercício quatro vezes.

Aposto que você está sentindo mais tranquila e relaxada, não é mesmo?

Sabia que existem vários exercícios como esse? Eles são capazes de proporcionar benefícios maravilhosos ao seu dia a dia, melhorando seu humor e diminuindo as dores que talvez você sinta.

* Faça a inspiração pelo nariz, sempre!

**Inspirar = puxar o ar

 

Aumenta a força do core

O “Core” é a parte central do nosso corpo. É um conjunto de músculos responsáveis pelo nosso equilíbrio. Ele é formado pelos seguintes músculos: bíceps femoral, transverso abdominal, multífidios, adutor, eretor da espinha, oblíquo interno e externo, íliopsoas, glúteo máximo e reto abdominal.

Seus músculos abdominais, parte inferior das costas, quadris e nádegas (os músculos do núcleo do seu corpo) permanecem todos contraídos e engajados durante um treino de pilates. Esta tensão constante ajuda a manter os músculos do núcleo inclinados e a desenvolver melhor resistência e força.

Como consequência você com certeza perceberá maiorfacilidade e menos dores na hora de praticar outras atividades físicas, pois o core é uma região fundamental para a prática de qualquer exercício físico com segurança.

 

Melhora a qualidade do seu sono

Já foi comprovado inúmeras vezes a eficácia dos exercícios físicos no tratamento da insônia e na melhora do sono. Mas o pilates tem o bônus de ajudar a diminuir bastante os níveis de estresse, fazendo a quantidade de cortisol (hormônio liberado em massa no estresse, causador de prejuízos para o nosso organismo) presente no corpo cair bastante, auxiliando você a chegar em casa muito mais tranquila e relaxada, sem problemas para dormir.Obtendo um sono melhor, você será capaz de realizar suas tarefas diárias com mais produtividade e poderá se dedicar com mais “energia” ao pilates — oba, benefício duplo!

Aumenta a disposição

Existem alguns momentos em que nós não desejamos fazer nada, e a culpa disso pode ser a indisposição, um cansaço constante. Você pode não perceber, mas ela está lá — uma dica: tente observar seu ânimo nas segundas-feiras. Achava que o desânimo da segunda era normal? Não, ele não é.

Aí vem o problema: quando seu corpo não se movimenta, você corre o risco de sofrer com doenças de atrofiamento e cardiometabólicas, além de sofrer com os malefícios do sedentarismo e inatividade física.

Durante as aulas de pilates você aprende a superar a indisposição e a si mesma, eliminando a preguiça e auto sabotagem.

Precisamos repetir o que com certeza você já sabe: os exercícios físicos podem melhorar muito seu humor, já que os mesmos ativam a liberação de endorfina no corpo, que é o hormônio do prazer. Como resultado, os exercícios te deixam muito mais disposta e animada, além de focada para todas as suas atividades durante o seu dia a dia.

 

Diminui o risco de lesões

Mesmo pessoas que não estão expostas ao extremo perigo podem sofrer lesões. O corpo humano pode ser bem frágil e não é preciso muito para nos ferir — levantar um objeto de mau jeito é o suficiente para machucados nossas costas, causando problemas indesejados. Além disso, hábitos sedentários e problemas posturais podem aumentar a “fragilidade” do nosso organismo, nos tornando mais suscetíveis a lesões.

Como você já deve imaginar, o pilates também auxilia nesse quesito.Com vários exercícios para melhorar a postura e fortalecer a musculatura, ele pode ser um ótimo aliado contra as lesões e no tratamento delas. A eficácia do pilates pode ser comprovada com o grande número de pessoas que procuram a atividade justamente para evitar as dores no corpo — aliás, no século passado, o pilates ganhou grande destaque na mídia por auxiliar bailarinas lesionadas a se recuperarem de forma mais ágil e precisa.

 

Tem um baixo impacto

As articulações do nosso corpo possuem um líquido chamado sinovial que é responsável por manter a lubrificação e nutrição das células de suas articulações.

O problema: quando ocorre muito atrito nas articulações a produção desse líquido pode baixar, causando doenças como artrite reumatoide e osteoartrites. Ou seja, quando você exagera nos exercícios o seu corpo pode acabar sofrendo com os problemas citados acima.

Comparado a outras atividades como crossfit e corrida, o pilates tem um impacto baixíssimo nas articulações, o que faz dele uma ótima opção para pessoas sedentárias ou com alguma lesão que impossibilite atividades de alto imapcto. Mesmo para quem não se encaixa nesse grupo, é sempre desejável buscar uma atividade que não cause dano ao nosso corpo, não é mesmo?

Ou seja, quem pratica pilates não precisa se preocupar com riscos, já que o exercício não apresenta nenhum.

 

Conclusão

O pilates possui inúmeros benefícios para a saúde mental e física das pessoas independente de idade ou condicionamento físico. Mas é necessário começar a se dedicar à pratica para poder desfrutar desses privilégios — que não são poucos!

Provavelmente você já tentou fazer diversos exercícios e talvez não tenha se identificado com nenhum… Quem sabe o pilates não é a prática que você estava procurando e não tinha encontrado ainda? Trago boas notícias: agora que você conhece os benefícios, já pode se jogar no pilates!

Por isso eu lhe convido a fazer uma visita ao meu Studio para ter uma aula experimental e descobrir um pouco mais sobre essa prática que está melhorando a qualidade de vida das pessoas nos quatro cantos do mundo.

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