Afinal, o que faz um nutricionista esportivo?
Afinal, o que faz um nutricionista esportivo?

O termo “nutricionista esportivo” está em alta ultimamente. A prática de exercícios aliada a uma alimentação saudável e equilibrada está sendo buscada por cada vez mais pessoas, seja puramente por saúde, seja por desejo de emagrecimento, seja por desejo de ganhar massa muscular ou qualquer outro objetivo. As academias estão ficando cada vez mais cheias, assim como os consultórios de nutricionistas. Mesmo quem não frequenta nenhum dos dois espaços, certamente acompanha alguns perfis no Instagram que falem sobre esportes e vida saudável.

Até dentro dos cursos de Nutrição a modalidade está cada vez mais sendo falada. Uma graduação que antigamente era predominantemente feminina, hoje ganha mais e mais estudantes homens, geralmente atraídos por essa área de atuação.

Sabemos que o profissional está vinculado à saúde e ao esporte. Mas de que forma? O que faz o nutricionista esportivo? Como saber quando procurar um? Qual a diferença entre nutricionistas esportivos e outros nutricionistas?

 

Qual a diferença entre nutricionista esportivo e outros nutricionistas?

O básico sobre ser nutricionista você já sabe: é o profissional responsável por cuidar da rotina e conteúdo alimentar, visando a manutenção da saúde e bem-estar. Quando é o caso, organiza a alimentação de forma adequada à alguma condição específica de saúde ou a algum desejo do paciente, como o emagrecimento.

Já o nutricionista esportivo tem a mesma formação que os outros nutricionistas, mas é especializadona fisiologia e bioquímica humana no esporte. Durante a graduação, a área não é trabalhada o suficiente para que o conhecimento adquirido seja o necessário para trabalhar na área, assim como ocorre em outras modalidades na Nutrição. Dessa forma, o nutricionista esportivo é o profissional que além de formado em Nutrição, tem especialização em Nutrição Esportiva.

O que o nutricionista esportivo faz?

Basicamente, a função do nutricionista esportivo é garantir a melhora da performance durante o esporte, condicionando a bioquímica do organismo do paciente para que o mesmo possa atingir seus resultados.

A primeira coisa que se pensa é: ah, mas é só para atletas! Não! Atletas profissionais de qualquer modalidade esportiva têm sim acompanhamento com nutricionistas esportivos, junto com uma equipe de profissionais diversos que focam no alto desempenho desses atletas durante treinos e competições, mas o trabalho do nutricionista esportivo não se limita a este grupo.

Qualquer pessoa que pratica esportes com regularidade tem motivos para procurar um nutricionista esportivo, seja esse esporte qual for. É importante esclarecer: um nutricionista esportivo não é capacitado para montar treinos. Essa tarefa é exclusiva de profissionais de Educação Física, geralmente instrutores de academia, Personal Trainers ou qualquer outro orientador do esporte que você pratica.

Confira os benefícios de consultar com um nutricionista esportivo:

Ele avalia a situação específica do seu corpo

Dependendo do profissional que você procura, a atividade dele não inclui analisar detalhadamente a sua estrutura corporal, e se limita a índices generalistas que pouco dizem em situações individuais, como o IMC.

O nutricionista esportivo mede o seu percentual de gordura, de massa magra, entre outras coisas.

A partir da avaliação, monta sua dieta

Depois de ter feito a avaliação minuciosa do seu corpo, o nutricionista vai acompanhar seu desempenho esportivo, vendo como o seu corpo reage aos treinos. Isso significa que o nutricionista precisa conhecer em detalhes os seus hábitos alimentares, o nível de atividade do seu dia a dia e principalmente que tipo de treino você faz e a modalidade esportiva que você pratica.

Não esqueça: o principal objetivo do nutricionista esportivo é condicionar seu corpo para o melhor desempenho possível durante a atividade física. Trabalhar dessa forma engloba selecionar os melhores alimentos com a qualidade nutricional mais indicada para as necessidades do seu corpo, levando em conta a intensidade do seu treino e consequentemente a sua demanda energética.

Esse profissional pode prescrever suplementos

O nutricionista esportivo é a pessoa mais adequada para indicar suplementação, já que ele tem a formação necessária para tal. Seu instrutor da academia pode dar alguma ideia, seu Personal também pode sugerir suplementação, mas só quem pode indicar com garantia e confiançaé o nutricionista esportivo.

Essa diferença se dá porque enquanto o instrutor da academia ou o Personal sabem apenas sobre seu treino – afinal, essa é a especialidade deles -, o nutricionista esportivo conhece seu treino e ainda por cima a forma que seu corpo reagea partir desse treino. Ele sabe a condição exata do seu corpo e sem a influência do ambiente da academia, por exemplo.

Um dos grandes problemas da suplementação é começar a incluir na dieta, sendo pré ou pós treino, sem receber a orientação adequadae sem saber se esse consumo é necessário ou não. Alguns suplementos realmente são benéficos – mas podem não ser eficazes na sua situação específica. Outros se toma “porque todos na academia tomam”, sem conhecer os efeitos reais no corpo e se as suas necessidades fisiológicas são compatíveis com esses efeitos.

O profissional também é responsável por alertar sobre os riscos de tomar alguns energéticos naturais, como a cafeína ou produtos derivados de guaraná. Um caso comum pode ocorrer quando você passa a tomar cápsulas de cafeína para energizar seu treino, sendo hipertenso, e sem saber que a cafeína contribui para o aumento da pressão sanguínea.

Controla a hidratação corporal

Garantir a hidratação vai além de consumir a recomendação diária de água, principalmente quando se trata de atividades físicas intensas. Ao praticar atividades físicas, suamos, e o suor é constituído basicamente de água e sal. Ou seja, perdemos água e sal num ritmo muito acelerado durante a prática de esportes, e o nutricionista esportivo também trabalha com técnicas para compensar esse déficit.

Por exemplo, déficits hídricos maiores que 2% do peso corporal pode comprometer funções cognitivas e desempenho em atividades aeróbicas, especialmente em temperaturas quentes.

Existem técnicas nutricionais estratégicas para cada parte do exercício – antes, durante e depois – que fazem com que o corpo mantenha os níveis adequados de hidratação em todas as fases, muitas vezes conciliando a água com micronutrientes. O nutricionista esportivo é responsável por fazer as adaptações corretas de acordo com o comportamento do corpo do paciente e do exercício realizado.

Como sei se está na hora de procurar um?

Ir ao nutricionista esportivo quando você pratica alguma atividade física regular nunca é ruim. Mesmo que a sua atividade seja leve, é provável que ele auxilie sua rotina de exercícios de forma a otimizar os resultados nesse pequeno treino. Para atletas profissionais e esportistas de diversas modalidades, o acompanhamento com esse profissional é indispensável.

 

Entendeu os benefícios de um nutricionista esportivo? Agora você sabe o que o diferencia de outras modalidades dentro da Nutrição. Se você é amante dos esportes e mantém frequência regular na prática de algum, não perca tempo e procure um profissional capacitado para impulsionar seus resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito