Como evitar dores nas costas: Quando a simples dor nas costas pode esconder um problema maior
Como evitar dores nas costas: Quando a simples dor nas costas pode esconder um problema maior

Se lembra da última vez que sentiu alguma dor nas costas? O que você fez? Tomou um analgésico e esperou a dor passar ou visitou um médico? Pois saiba que a dor nessa região já é considerada problema de saúde pública global. Já existem alguns estudos apontando a dor nas costas como principal causa do afastamento no trabalho e que os casos só estão aumentando com o tempo.

Assustador, não é mesmo? Então continue lendo o texto para ver mais sobre essas pesquisas e aprender a evitar a dor nas costas de uma vez por todas!

Pesquisas a respeito do problema

De acordo com dois estudos australianos publicados em março no periódico inglês Annals of the Rheumatic Disease, a principal causa de invalidez no mundo são as lombalgias (dores que atingem a região lombar, região inferior da coluna).

Leia também: Conheça os principais tipos de dores nas costas

As duas pesquisas são análises profundas de dados do Global Burden of Disease 2010, levantamento divulgado em 2012 que avaliou a prevalência de 291 doenças em 187 países por 20 anos.

Como evitar dores nas costas

Como evitar dores nas costas

O trabalho da Universidade Monash, no estado de Victoria, apontou que quase 10% das pessoas sofrem de dores na região lombar. E existe uma evidente tendência de aumento: o número de afetados com o problema, que era de 58,2 milhões em 1990, subiu para 83 milhões em 2010.

A segunda pesquisa, da Universidade de Sydney, mostrou que um em cada três casos de invalidez no trabalho (ou 22 milhões no mundo) é causado pela dor lombar. Número muito alarmante!

No Brasil, as estatísticas confirmam essa tendência. Um estudo do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro concluiu que a cada 100 segurados da Previdência Social, 30 se aposentam por invalidez causada por dores nas costas.

Atividades que ajudam a evitar dores nas costas

Contudo, você não precisa ser mais um dentro desta estimativa. Para isso, separamos algumas atividades para evitar dores nas costas:

Musculação

A musculação é o exercício recomendado quando a mobilidade articular está afetada, pois o fortalecimento muscular ajuda a restabelecer a coluna.  Você, com certeza, já ouviu falar da cartilagem. Ela tem a função de intercalar os ossos da coluna vertebral e evitar que o contato entre um osso e outro cause dor.

Como evitar dores nas costas- Musculação

Como evitar dores nas costas- Musculação

Entretanto, a má postura, idade, sobrepeso e outros fatores acabam desgastando essa cartilagem. A atividade física focada em fortalecimento (musculação) estimula a sua reconstrução, além de ajudar a realinhar a postura.

Pilates

Existe uma prática com inúmeros exercícios para melhorar sua flexibilidade, aumentar sua força muscular e ainda tonificar seu corpo. Essa prática se chama pilates.

Leia também: Afinal de contas: o que se faz em uma aula de pilates?

Como evitar dores nas costas- Pilates

Como evitar dores nas costas- Pilates

Ele tem ajudado milhões de pessoas ao redor do mundo a prevenir e tratar lesões no corpo, principalmente na região do core, composta pelos seguintes músculos: bíceps femoral, transverso abdominal, multífidios, adutor, eretor da espinha, oblíquo interno e externo, íliopsoas, glúteo máximo e reto abdominal.

Dança

A dança fortalece a musculatura e é capaz de aumentar a flexibilidade e melhorar nossa postura. Isso ocorre, pois ao prestarmos mais atenção nos movimentos do corpo, começamos a ter uma noção maior sobre como nos movimentamos, e isso tem reflexo em nossa postura.

Ah, e “mexer o esqueleto” ainda ajuda a evitar osteoporose, doença que afeta milhões de mulheres todos os anos.

Natação

Atividades feitas na piscina são as mais recomendadas para quem não pode sofrer altos impactos nas articulações — então se você está se recuperando de alguma lesão, a natação é uma excelente opção. Além do fortalecimento muscular e dos benefícios para a postura, a natação ainda alonga e alivia a pressão exercida sobre a coluna, aumentando a amplitude corporal.

Hidroginástica

Continuando na piscina, nós temos a hidroginástica, sendo recomendada para combater a má postura, dores lombares e cervicais, insônia e sedentarismo. E para você aí pensando que hidroginástica é uma atividade só para idosos, saiba que Gestantes e atletas também são beneficiados pela atividade, pois ela previne dores e aumenta a circulação sanguínea das pernas.

Caminhada

Se você tem pouco tempo, a caminhada é uma excelente opção. Ela pode ser feita em qualquer lugar, basta estar com um par de tênis adequados e pronto.

Como evitar dores nas costas- Caminhada

Como evitar dores nas costas- Caminhada

Dar algumas voltas nos quarteirões próximos de casa ou andar no parque pode combater dores na coluna, nos joelhos e nas pernas e aumentar a força e a resistência. Mas para desfrutar de todos esses benefícios é necessário realizar a caminhada de forma correta, observando se a postura está alinhada.

Outras formas de evitar dores nas costas

Além da prática de atividade física, existem também outras formas de evitar dores nas costas:

Melhore sua postura

Nós estamos em uma geração de pessoas muito sedentárias e que trabalham o dia inteiro na frente de um computador. Tudo isso impacta (e muito!) em nossa postura, pois ficamos parecendo o “Quasímodo” quando usamos o computador. Como se não bastasse, muitas pessoas ainda tem o hábito de andar na rua usando o celular e torcendo o pescoço para baixo como se estivessem olhando para os próprios pés.

Procure trocar seu colchão e travesseiro

Você, com certeza, sabe que passamos, em média, ⅓ de nossas vidas dormindo. E nós não podemos ficar tanto tempo descansando em colchões e travesseiros já gastos, e com pouca densidade.

Dê a atenção que o seu sono merece. Uma noite bem dormida pode fazer maravilhas pra sua saúde, e isso inclui as dores que você sente nas costas. Da mesma forma, quando dormimos em uma cama que já deveria ter sido trocada, nossa coluna tende a ficar cada vez mais dolorida, e estamos mais propensos a sofrer lesões.

Visite o reumatologista o quanto antes

Lembre-se: a prevenção é o melhor tratamento. Visite regularmente o seu médico para que você esteja ciente sobre a saúde do seu organismo.

E não é só isso! Caso você esteja com algum problema na coluna, o diagnóstico precoce tem um papel importantíssimo na recuperação do paciente, pois quanto antes começar o tratamento, melhor é a resposta do organismo — isso é uma regra para todas as doenças.

Conclusão

As dores são uma forma de o corpo nos mostrar que algo de errado está acontecendo, e todos sabemos disso. Mas poucas pessoas dão atenção á esses sinais do nosso organismo. Não seja uma dessas pessoas!

Consulte regularmente seu medico e tenha uma vida saudável. E quando alguma dor nas costas aparecer, não entre em desespero, pois milhões de pessoas no mundo também sofrem com o mesmo problema, e existem inúmeros tratamentos para esse problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito