05 Modalidades de Exercícios para Aliviar Dor nas Costas
05 Modalidades de Exercícios para Aliviar Dor nas Costas

Aquele desconforto na coluna ao acordar, aquela dor chata ao permanecer muito tempo sentado… Você acha normal sentir esse incômodo? Pois não deveria ser.

Hoje em dia, entre 70% e 85% da população brasileira sofre ou sofrerá durante a vida com dores nas costas, além de ser a doença crônica que mais afeta trabalhadores no Brasil. O sistema público está cheio de pessoas reclamando das dores e procurado ajuda médica. Você se encaixa nessa porcentagem, não é mesmo? Então descubra agora os fatores que ocasionam a dor nas costas e como melhorá-la.

Exercícios para dores nas costas

Exercícios para dores nas costas

Sabemos que a dor nas costas atinge qualquer pessoa, em qualquer idade, sexo, e em qualquer ocupação. Você sabia que é a segunda condição de saúde mais prevalente no Brasil? Isso significa que é um problema sério e precisamos atentar às causas e tipos de tratamento para resolver o seu mal.

O que causa a dor nas costas?

Não existe uma causa principal para o aparecimento de dores nas costas. Os motivos são diversos, e você pode conferir alguns a seguir:

  • Estresse emocional: Talvez, este seja um dos sintomas mais comentado entre todos. Isso porque o estresse e as dores nas costas estão amplamente relacionados com a Ansiedade. Veja, quando estamos ansiosos, temos uma distorção da visualização de mundo. Ficamos, por tanto, tensos e apreensivos com as “coisas ruins” que acreditamos que irá acontecer. Estar neste estado de atenção frequente faz com que toda a musculatura seja enrijecida. É normal, por exemplo, você acordar já se sentindo cansado e não saber o porquê.
  • Má postura: Sentar de maneira inadequada no dia a dia já é o suficiente para o surgimento de dores nas costas. O ideal é manter a coluna ereta, evitando manter os ombros caídos. O mesmo vale para andar, quando a coluna deve permanecer reta e os ombros erguidos. Caminhar curvado sobre o celular também é um hábito comum que prejudica a postura e consequentemente, ocasiona dor nas costas.
    • Sedentarismo: Era comum se pensar que a dor nas costas estava vinculada ao trabalho pesado e ao esforço físico, mas os estudos de hoje em dia apontam que pessoas sedentárias têm maiores índices de dores nas costas do que as que possuem ocupação ativa, com trabalho pesado.
  • Levantamento inadequado de peso extremo: Essa condição é muito frequente entre quem trabalha diariamente com carregamento de peso, como estoquistas ou transportadores. Lidar com peso elevado sem o devido treino de flexibilidade pode ocasionar dores nas costas.
    • Permanecer sentado por muito tempo
      A queixa de quem trabalha o dia todo sentado em frente ao computador é comum: dor nas costas. Isso acontece pela falta de atividade da coluna, principalmente porque nos curvamos sobre o computador sem percebermos, diariamente e por um longo período de tempo.
  • Tabagismo: O hábito de fumar está vinculado às dores nas costas porque a fumaça do cigarro reduz a circulação sanguínea nos amortecedores naturais do disco invertebral, dificultando a chegada de nutrientes a essa região e fazendo com que ocorra o desgaste da região.
  • Dormir de mau jeito : Pode ser causado quando se utiliza um travesseiro inadequado, seja ele muito alto ou muito baixo. Além disso, algumas posições favorecem as dores, como dormir de barriga para baixo. A melhor opção para manter sua coluna alinhada é dormir de lado com os joelhos unidos.

Essas condições são ocasionais, mas temos ainda as condições clínicas das dores nas costas. Geralmente estas estão relacionadas a algum problema de saúde que várias vezes você pode ter e não ter conhecimento. Se encaixam nessa categoria a obesidade, hérnia de disco, lesões musculares, inflamação nas articulações, artrose, osteoporose, entre outros.

Quando a dor se torna frequente e incômoda, o ideal é procurar um médico para diagnosticar seu caso e auxiliá-lo na resolução do seu problema.

Mas temos boas notícias! Podemos ajudá-lo a aliviar as dores nas costas com alguns exercícios.

Exercícios para diminuir a dor nas costas

A prática contínua dos exercícios a seguir vai ajudá-lo a amenizar as dores que prejudicam tanto a qualidade de vida e o cotidiano.

  • Pilates: Desde sua criação, o pilates tem como uma de suas propostas o alinhamento da coluna, além de trabalhar a flexibilidade e o equilíbrio. Como já vimos em diversos posts aqui do blog, o pilates oferece diversos benefícios. Um deles é a melhora das dores nas costas.
Pilates ajuda no alívio de dores nas costas

Pilates ajuda no alívio de dores nas costas

Sabe por que isso ocorre? Porque os exercícios do pilates melhoram a postura, auxiliam na redução do estresse e facilitam a perda de peso.

Alguns exercícios são realizados com aparelhos específicos, outros apenas com o peso do próprio corpo, mas independente da modalidade a ser realizada é importante conversar com seu instrutor para que a prática possa ser voltada para solucionar suas dificuldades na coluna, respeitando alguma limitação que você possa apresentar.

  • Natação: A natação é benéfica para o alívio das dores nas costas principalmente por não haver impacto. Em função da água, não existe peso sobre a coluna e você fica livre para treinar seus músculos. Sem o peso, você adquire mais resistência e maior amplitude de movimento e de quebra acaba treinando o controle da respiração, outro fator importante relacionado à melhora da postura.
Natação é um excelente exercício

Natação é um excelente exercício

Existem alguns cuidados que se deve tomar antes de iniciar a prática: dependendo da causa da dor, nado borboleta, peito e crawl precisam ser evitados por forçar a coluna. O mais indicado é procurar orientação do professor, relatando a causa da dor para receber a informação correta sobre a realização dos exercícios.

  • Musculação: A vantagem da musculação na redução das dores nas costas é que ela possibilita o fortalecimento correto da musculatura. É importante dar foco aos exercícios que envolvem as pernas, já que o desenvolvimento desse grupo faz com que os membros inferiores recebam o impacto que seria absorvido pela coluna.
Exercícios para dor nas costas

Exercícios para dor nas costas

A musculação também pode ser realizada como exercício preventivo, porque o aumento do desempenho muscular faz com que o corpo esteja mais preparado para situações como o carregamento de peso.

  • Alongamentos: Também já falamos por aqui dos benefícios dos alongamentos. Pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer horário, e não requer nenhum equipamento além do seu corpo. Você já sabe que os alongamentos participam dos exercícios de pilates mas agora você vai conhecer o motivo pelo qual eles também atenuam as dores nas costas.
Alongamento é essencial para alívio nas dores nas costas

Alongamento é essencial para alívio nas dores nas costas

Exercícios de alongamento servem principalmente para aprimorar a flexibilidade corporal, além de melhorar a amplitude de movimento e reduzir o risco de lesões. Por esse último motivo, os alongamentos também são aliados na prevenção de dores nas costas, como a causada por má postura.

  • Treinamento funcional: O treinamento funcional é caracterizado por um conjunto de exercícios que imitam atividades do cotidiano, na intenção de condicionar os músculos do corpo para a melhorar a performance nos movimentos diários. O treino mistura exercícios de musculação com aeróbico de forma dinâmica e diversificada, geralmente adaptada pelo instrutor às necessidades que você tem.
Treinamento funcional- Auxilia nas dores nas costas

Treinamento funcional- Auxilia nas dores nas costas

Como pode ajudar suas dores nas costas? Simples! O treinamento funcional fortalece os músculos que mantêm a coluna na posição adequada, de forma a melhorar a postura e consequentemente reduzir as dores. A consciência corporal também é uma habilidade trabalhada no exercício, o que significa que a atenção ao corpo é treinada.

Agora que você chegou até aqui, não há motivos para continuar sofrendo com o desconforto que tanto atrapalha. Procure um espaço adequado com profissionais especializados para tornar segura a sua prática e comece já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito