Quem é o Personal Trainer e o que ele pode fazer por você?
Quem é o Personal Trainer e o que ele pode fazer por você?

Muito se ouve falar a respeito do Personal Trainer. Vemos no Instagram, com quem treina diretamente com um, em propagandas, ou até mesmo na academia, acompanhando outra pessoa. Então bate a dúvida: Quem é o Personal Trainer? O que ele faz? Como ele pode me ajudar? Qual a diferença entre ele e o professor da academia?

Personal Trainer x Instrutor de musculação

Para começar, vamos tirar as dúvidas entre os dois profissionais. É importante lembrar que um não é superior ao outro, e sim depende da sua necessidade e dos seus objetivos, além da maneira que você deseja treinar.

A principal característica que ambos têm em comum é a formação acadêmica: os dois devem possuir curso superior em Educação Física.

Quem é o Instrutor de Musculação?

O instrutor de musculação é o professor da academia, cujo custo já está incluso na mensalidade que você paga ao estabelecimento. O processo funciona como já conhecemos: você se matricula na academia, imediatamente conhece o professor e conversa com ele, contando os seus objetivos, suas metas e suas dificuldades.

Instrutor na academia- Fábio Medina

Instrutor na academia- Fábio Medina

Ele vai elaborar um treino para você e a partir daí você realiza os exercícios, tendo a liberdade de pedir auxílio a ele com qualquer dúvida. Outros professores da academia também são habilitados para ajudar você baseado no seu treino pré-estabelecido, caso o seu instrutor esteja indisponível.

A desvantagem do professor da academia é que ele não é exclusivo para você. Ele pode estar treinando, ao mesmo tempo, outras 20 pessoas, o que impossibilita a atenção total e a especificidade do seu treino. E, talvez, ele não esteja sempre disponível para ajudá-lo imediatamente em alguma situação.

Muitas pessoas treinam nessa modalidade tranquilamente, sem ter grandes problemas. Mas, caso esse tipo de orientação não seja o que você procura, temos o outro profissional:

Quem é o Personal Trainer?

O Personal Trainer é o profissional que a própria tradução do nome já diz: treinador pessoal. Ele elabora seu treino de acordo com os resultados que você deseja, prestando atenção ao seu desenvolvimento de forma exclusiva.

Você pode contratar um através da sua própria academia, pagando uma taxa extra, ou procurando algum Personal que trabalhe de forma independente e levando-o à sua academia.

O Personal não limita seu trabalho apenas ao ambiente da academia, ele pode oferecer outras modalidades de treino e em outros locais, como veremos a seguir.

Benefícios de treinar com um Personal

Você já aprendeu que existem diferenças entre o treino com o Personal e com o instrutor da academia, mas agora vamos falar sobre as vantagens que ultrapassam o espaço da academia. Preparados?

Exclusividade no acompanhamento

Sim, você já sabe que o Personal trabalha só com você. Mas isso não quer dizer apenas que ele não se ocupa com outros alunos enquanto acompanha você, quer dizer que ele presta total atenção ao seu treino e ao seu propósito.

Exclusividade no desenvolvimento dos exercícios

Exclusividade no desenvolvimento dos exercícios

É uma pessoa que está tão focada no desenvolvimento dos seus exercícios quanto você mesmo, trabalhando para que a prática seja a melhor possível.

Ajuda na motivação

Sabemos que treinar em uma academia pode se tornar muito entediante. A empolgação inicial some com facilidade, substituída pelo cansaço, rotina e tédio. Treinando sozinho é difícil de se manter motivado, mas a situação muda quando se treina com um Personal.

Esse profissional está tão motivado quanto você, com a diferença de que ele não perde a empolgação. Isso é ótimo porque quando ocorrer de você desanimar, o Personal está ali para aumentar aquela voz na sua mente que impede que você desista.

Ele quer tanto que você atinja seus objetivos que mantém constantemente a empolgação e energia, sabendo que é isso que você deseja também.

Personalização dos treinos

Personalizar o treino não quer dizer apenas que os exercícios são escolhidos aleatoriamente, quer dizer que o seu gosto pessoal também é levado em conta.

Ou seja, se você tem dificuldade em realizar um exercício específico para glúteos, o Personal vai alterar esse exercício para outro com a mesma finalidade que não seja ruim para você.

Flexibilidade de localização

O Personal Trainer não se limita a utilizar apenas a academia, por mais que seja o espaço mais famoso. Como você já deve ter visto nas redes sociais, esse profissional elabora treinos no seu próprio condomínio, na sua casa, na praia, em parques ou em qualquer espaço urbano que você deseje treinar.

Existem também estúdios personalizados para treino com Personal, onde existem equipamentos voltados para a sua autonomia, praticidade e visando o aproveitamento total do treino.

Feedback em tempo real dos seus resultados

O Personal sabe dizer com propriedade a situação do seu corpo, se o seu desenvolvimento está no caminho correto e o quanto você está progredindo, além do tempo que você vai levar até chegar no seu propósito final.

A especificidade e detalhamento da informação fazem a diferença no treino com esse profissional, para que você tenha mais segurança do próprio progresso.

O risco de lesões diminui

Nem sempre o professor da academia vai conseguir acompanhar você o suficiente para observar a qualidade dos seus movimentos.

Diminuição no risco de lesão

Diminuição no risco de lesão

Ao treinar com um Personal, a atenção estará de forma plena em você, garantindo a segurança do treino e a execução correta dos movimentos, reduzindo o risco de lesões.

Seu treino cabe na sua rotina

Muitas pessoas abandonam a academia por não ter horários compatíveis com o funcionamento do estabelecimento, ou pela superlotação em um determinado horário. Esse problema é muito mais comum do que se imagina, mas não ocorre quando se treina com um Personal.

Você negocia diretamente com o Personal Trainer, ajustando os horários que você tem disponibilidade ou prefere, sem precisar depender do cronograma da academia. Essa opção é vantajosa, principalmente, para quem trabalha em horários diferenciados e precisa de atendimento tarde da noite.

Como você viu, as diferenças entre o instrutor de academia e o Personal são grandes, e cada profissional se encaixa num estilo de treino. Caso os benefícios do treino com o Personal sejam a melhor opção para você, pela exclusividade, atenção e resultados, venha fazer uma aula experimental conosco no Medina Fitness Plus, que dispõe da estrutura necessária e profissionais qualificados para o melhor desempenho do seu treino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito