Qual o exercício ideal para emagrecer: pilates, musculação ou treino funcional?
Qual o exercício ideal para emagrecer: pilates, musculação ou treino funcional?

Bateu aquela vontade de largar o sedentarismo e começar algum exercício físico, mas está em dúvida de qual é a atividade física mais adequada para você? Não se preocupe, você não está sozinha… a dúvida é comum a todos que procuram uma maneira de se tornar mais ativo ou perder alguns quilinhos. Diante de tantas novidades, tantas opções e tantos novos exercícios, é difícil decidir qual se enquadra no seu perfil.

A primeira coisa a se pensar é: qual é o seu objetivo? Perder peso? Ganhar massa magra? Dependendo da sua resposta, o direcionamento será para um exercício com uma característica ou outra.

Leia também: Massa magra X massa gorda- Qual a diferença entre elas?

Todas as três modalidades de exercício, têm abordagens diferentes que servem para um fim diferente. Então descobrir a respeito de cada uma delas vai auxiliar você a decidir qual se encaixa melhor no seu estilo de vida e objetivos.

Aula de Pilates

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre o pilates. É uma técnica que vem ganhando espaço cada dia mais! Vamos conversar um pouco sobre ela?

Qual o foco do pilates? Pilates emagrece? Para que serve?

Diferente do que muitos pensam, o foco principal do pilates não é a perda de peso , mas não quer dizer que não possa ajudar. Ou seja, sozinho, o pilates não emagrece. Mas combinado com outros exercícios como veremos a seguir, é possível que ajude.

A prática nasceu com a intenção de reunir corpo e mente, fazendo com que se conectem no momento da atividade. A concentração é um dos principais pilares do pilates, como também a elasticidade, resistência, força, equilíbrio e respiração para manter o foco.

O pilates dá ênfase aos músculos centrais do corpo, como o abdômen e costas (região que chamamos de Core). Em alguns exercícios, o fortalecimento do glúteo e pernas também pode ocorrer. Diferente da forma que se dá a musculação, o pilates foca principalmente na qualidade dos movimentos e na concentração. Na musculação, a quantidade dos movimentos é um dos pontos principais, além da intensidade.

Benefícios do pilates

Para saber se o pilates é o exercício ideal para você, é importante ponderar alguns dos benefícios que ele traz:

  • Melhora a postura
  • Aumenta a resistência física
  • Aumenta a flexibilidade
  • Trabalha a percepção de corpo e mente
  • Melhora a coordenação motora
  • Tonifica os músculos, mas discretamente
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Reduz estresse e alivia tensões
  • Alivia dores musculares
  • Auxilia na recuperação de lesões

Como praticar Pilates?

Existem diversas modalidades de pilates, que podem variar de acordo com o local que as fornece. Para emagrecimento, o pilates combinado com exercícios de Cardio pode ser uma ótima opção.

Qual o exercício ideal para emagrecer- Pilates

Qual o exercício ideal para emagrecer- Pilates

As aulas de Pilates podem ser realizado apenas no solo com o peso do próprio corpo e com a bola de pilates (Mat Pilates), com equipamentos específicos para a prática, com alguns equipamentos mais elaborados para otimizar o gasto energético e consequentemente a perda de peso, além de poder ser praticado individualmente ou em grupo.

Leia também: Afinal de contas, o que se faz em uma aula de pilates?

Pilates não tem como foco emagrecimento nem desenvolvimento de musculatura

Esse tipo de atividade é mais indicado para quem já está no peso ideal e deseja apenas tonificar os músculos ou manter uma prática que vise saúde mental, equilíbrio, flexibilidade, resistência e/ou tratar alguma doença postural. A recuperação de lesões musculares também é um benefício importantíssimo no pilates, como o alongamento e resistência corporal.

Pode ser amigo no emagrecimento, sim, e também na definição leve dos músculos. Mas caso seu objetivo seja exclusivamente emagrecimento ou obtenção de massa magra, só o pilates não é o exercício ideal para você. Mas a musculação ou o treinamento funcional podem ser, como você já vai descobrir.

Aula de Musculação

Agora que você sabe o que é e como funciona o pilates, provavelmente está se perguntando sobre a musculação. Vamos conhecer um pouco mais?

A musculação é eficaz para o emagrecimento? Como posso começar?

Se você veio até aqui se perguntando se a musculação emagrece, a resposta é… DEPENDE!

Geralmente, quando pensamos em alguma atividade para emagrecer, o que vem à cabeça são apenas as atividades aeróbicas como a caminhada, corrida ou ciclismo. Mas além desses exercícios, a musculação também pode ajudar muito no processo de emagrecimento.

Qual o exercício ideal para emagrecer- Musculação

Qual o exercício ideal para emagrecer- Musculação

Sabe por que? Os músculos precisam de muita energia para manter seu funcionamento no dia a dia. Seja para levantarmos da cama, escovarmos os dentes, subirmos escadas… Todos esses movimentos fazem com que os músculos gastem mais energia, que estão presentes no que comemos e nas reservas de gordura do nosso corpo. Ou seja, quanto mais desenvolvidos forem os seus músculos, mais disposição você terá para se exercitar em maior quantidade e intensidade, consequentemente consumir mais energia.

Ao iniciar a prática da musculação com desejo de emagrecimento, a opção mais eficaz é conciliar o seu treino de força com uma atividade aeróbica, como a caminhada, corrida ou bike. Dessa forma, você garante que o corpo ganhe massa magra para consumir mais energia ao mesmo tempo em que você otimiza a queima gorduras pela atividade aeróbica.

Outra aliada do emagrecimento e da musculação é a alimentação. Ela deve ser controlada no intuito de auxiliar no alcance dos seus objetivos, caso ele seja o emagrecimento. Então, o sucesso do emagrecimento com a musculação, depende de controlar a qualidade e quantidade da alimentação e associar com atividades aeróbicas.

Também é importante lembrar que o emagrecimento não vai aparecer de cara na balança. Isso ocorre porque você perde gordura ao mesmo tempo em que ganha músculos, e esse tecido é mais denso e por isso pesa mais do que a gordura perdida.

Musculação acelera o metabolismo

Essa notícia é muito boa para quem está insatisfeito com o próprio metabolismo! A musculação faz seu organismo funcionar de forma mais ativa, acelerando o mesmo em até 12% acima do normal, pelas 15 horas seguintes ao exercício. Além disso, o corpo mais musculoso gasta mais calorias do que o menos musculoso até quando você está dormindo.

Muda a aparência do corpo, a resistência física e previne doenças

Outra vantagem da musculação é a modelagem do corpo. Com os exercícios corretos, você pode dizer adeus à flacidez e olá para os músculos da coxa, bumbum e abdômen, que ficam mais aparentes, por exemplo. O fortalecimento dos músculos também auxilia na saúde cardiovascular, fortalece os músculos do coração, além de melhorar a autonomia de idosos e tratar diversas outras doenças crônicas incapacitantes.

Cuidado para praticar musculação da forma correta

Personal Trainer

Personal Trainer

Ao optar pela musculação, tome muito cuidado com a postura e posicionamento. Um Personal Trainer é a pessoa adequada para adaptar o treino para os seus objetivos, respeitando o ritmo do seu corpo e da sua rotina e elaborando os exercícios conforme sua necessidade, além de ajudar na prática correta dos exercícios.

Leia também: Quais as vantagens de contratar um Personal Trainer?

Se convenceu de que a musculação é uma boa pedida para emagrecimento e tonificação muscular? Quer mais uma opção?

Aula de Treinamento Funcional

O treinamento funcional vem como uma terceira alternativa para que você possa escolher. Veja só!

Treinamento funcional: o queridinho do momento

O treinamento funcional surgiu para agradar todos que procuram um exercício diferente dos tradicionais encontrados nas academias. É um treinamento muito mais dinâmico, que foca em exercitar o corpo inteiro ao invés de apenas uma região.

A definição do treinamento funcional se baseia no desenvolvimento de atividades funcionais que façam parte da rotina, podendo ser chamado de um treino que usa exercícios da vida real.

A proposta envolve treinar grupos músculos diferentes num mesmo exercício, ao invés de focar somente na repetição do exercício que atenda a um músculo exclusivo. O objetivo principal é melhorar seu desempenho ao realizar essas atividades diárias, mas veremos que ele pode oferecer outros benefícios.

É menos tedioso que os treinamentos tradicionais, e mistura musculação com exercícios aeróbicos. O planejamento dos exercícios é geralmente feito por um Personal Trainer, unindo padrões de movimento, como agachar, pular, puxar, empurrar, arremessar, pisar, rastejar, abaixar, levantar e correr. Na maior parte dos exercícios se utiliza o peso do próprio corpo. Alguns utilizam cones, bolas, cordas e outros equipamentos.

Treinamento funcional emagrece?

Com certeza! Em uma hora de aula, é possível perder até 500 calorias. Toda essa energia é consumida porque o corpo todo está exercitando-se, sendo uma atividade intensa e dinâmica.

Treinamento funcional garante outros benefícios?

Sim! O treinamento exercita a musculatura do corpo inteiro, assim como auxilia no equilíbrio, resistência, força e flexibilidade. A hipertrofia muscular não é o foco principal como é na musculação. Mas os resultados no tônus muscular são significantes e tem a vantagem de ter maior gasto energético numa sessão de treinamento favorecendo o emagrecimento.

É uma excelente alternativa para emagrecimento

É uma excelente alternativa para emagrecimento

E aí, decidiu qual exercício se encaixa melhor para você? Se o seu propósito é manter uma atividade leve que ofereça benefícios anti-estresse, desenvolver maior resistência ou tratar lesões, o pilates pode ser uma opção vantajosa para você.

Se você já possui maior condicionamento físico e deseja aumentar a musculatura, o treino de musculação focado na região do corpo que você deseja mudar é o ideal. Já se o seu desejo é emagrecimento rápido com atividades dinâmicas e motivadoras, o treinamento funcional se encaixa no seu objetivo.

Seja qual for a atividade que se enquadra no resultado que você deseja alcançar, não esqueça que treinar com regularidade e dedicação é a chave para garantir a realização das suas metas. Você também pode agendar uma aula prática no nosso espaço, experimentar estas modalidades e decidir qual delas se encaixa melhor no seu perfil! É só clicar no ícone abaixo e mandar um WhatsApp:

Se você já escolheu o seu exercício, compartilhe com aquele amigo que também está em dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito