10 benefícios de andar de bicicleta para o bem-estar e saúde
10 benefícios de andar de bicicleta para o bem-estar e saúde

Andar de bicicleta durante a infância é uma atividade tão comum que às vezes não associamos com os benefícios que ela pode oferecer em qualquer faixa etária. O costume é ensinado de geração em geração, passado de pais para filhos, e a maior parte das crianças cresce dominando a atividade.

Uma atividade tão simples e comum como andar de bicicleta traz diversos benefícios valiosos quando a prática é contínua, sendo uma aliada tanto do emagrecimento quanto da qualidade de vida.

Tanto para quem procura uma atividade física para se livrar do sedentarismo, por adquirir um novo hobby ou pelo emagrecimento, o ciclismo é uma opção que só apresenta bons benefícios.

Benefícios de andar de bicicleta

Vamos conhecer alguns deles?

 

  • Auxilia no emagrecimento

 

Esse é o benefício mais desejado por quem procura vantagens em andar de bicicleta, não é mesmo?

Como qualquer atividade física aeróbica, isto é, atividade que envolve o uso do oxigênio na produção de energia advinda prioritariamente da gordura, andar de bicicleta em intensidades leve a moderado colabora para a redução de gordura e perda de peso quando a prática é aliada a uma alimentação balanceada.

Benefícios de andar de bicicleta

Benefícios de andar de bicicleta

O gasto calórico, que é o consumo de energia para produzir movimento, depende do peso de quem pratica, da velocidade e da intensidade da atividade a ser praticada. Por exemplo, uma pessoa de 70 quilos pode perder em média 270 calorias em meia hora de exercício, de 19 a 22km/h. Para que ocorra o emagrecimento, é necessário que nosso gasto calórico seja maior do que nossa ingestão, e o ciclismo facilita a criação desse déficit.

 

  • É um exercício de baixo impacto

 

Diferente de outras atividades físicas como a corrida, andar de bicicleta não sobrecarrega os tendões nem prejudica as articulações. É muito comum médicos recomendarem essa atividade específica para quem tem algum tipo de problema nas articulações ou tendões para que o paciente possa seguir ativo sem trazer outras complicações à sua saúde.

 

  • Previne doenças cardiovasculares

 

Um estudo constatou que o ciclismo reduz em 45% as chances de desenvolver doenças cardíacas e câncer. Ou seja, andar de bicicleta aumenta a frequência cardíaca, melhora os sistemas hemodinâmicos do nosso corpo e fortalece o coração.

Previne doenças cardiovasculares

Previne doenças cardiovasculares

Dessa forma, doenças como derrame, pressão alta, e risco de ataque cardíaco são prevenidos pelo exercício aeróbico. Pelo mesmo motivo, também auxilia na melhor circulação sanguínea.

 

  • Fortalece os músculos

 

As atividades para ganhar massa magra que conhecemos geralmente são anaeróbicas, ou seja, o tipo de exercício não envolve o uso de oxigênio na produção de energia e longa duração para obter resultados. Mesmo assim, a prática de andar de bicicleta pode auxiliar no fortalecimento dos músculos da panturrilha, coxas, costas e até os músculos abdominais que trabalham para manter a postura ereta durante o exercício.

Sian Welby usa fita métrica para medir as coxas do "Homem-Coxa"

Sian Welby usa fita métrica para medir as coxas do “Homem-Coxa”

O exercício muscular na prática do ciclismo tem relação direta com a intensidade e o peso controlado nas marchas, já que quanto mais peso, mais os músculos precisam trabalhar.

 

  • É um exercício econômico

 

Muitas pessoas são impedidas de realizarem exercícios pois pensam diretamente na academia como única forma de se manter ativo e perder aqueles quilinhos extras. A bicicleta vem como uma solução quase milagrosa para esse problema.

A maior parte das pessoas tem uma parada em casa, ou conhece alguém que tenha e não utilize, ou sabe onde conseguir por um preço acessível, ou ainda em cidades como São Paulo tem várias opções de locação pela cidade...  Depois de conseguir, é só partir pro abraço!

Além da bicicleta, você só precisa da rua ou de qualquer outro espaço que você deseje utilizar para a prática. A despesa é mínima, a bicicleta não exige muitos cuidados e você ainda estará perdendo peso e promovendo sua saúde!

 

  • Pode prevenir a diabetes

 

A diabetes é uma das doenças crônicas de maior prevalência no Brasil, e o seu descontrole como também o número de novos casos está em constante crescimento. Tem como um dos fatores de descontrole a falta de atividade física, e é pela característica de comportamento sedentário e inatividade física da população que os casos têm aumentado.

Ela ajuda no controle da diabetes

Ela ajuda no controle da diabetes

Começando a pedalar, reduz as chances de desenvolver e o descontrole da doença por equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

 

  • Reduz estresse, ansiedade e risco de depressão

 

Andar de bicicleta, como outras atividades físicas, provoca a liberação de endorfina. A endorfina é um neurotransmissor conhecido como o hormônio do bem-estar, elimina temporariamente o mal humor e favorecendo a redução do aparecimento de condições como ansiedade, depressão ou estresse.

Quer dizer que andar de bicicleta não é bom só para o seu corpo, mas para sua mente também? Sim, é isso mesmo! Os benefícios do ciclismo vão além do bem-estar físico.

 

  • Ajuda o sistema imunológico

 

É comprovado que o exercício físico estimula o sistema imunológico e aumenta a produção de glóbulos brancos, ajudando na manutenção das defesas do organismo contra doenças causadas por vírus, bactérias ou infecções.

 

  • É um transporte sustentável

 

Muito se fala atualmente sobre criar alternativas sustentáveis para transporte… e a bicicleta vem com tudo nessa tendência.

O único combustível necessário é a força de quem pedala, e ela pode substituir tranquilamente o carro ou o transporte público em diversas situações do dia a dia, sem poluir o meio ambiente e também sem exigir gastos financeiros de quem pedala.

 

  • Melhora a coordenação motora e o equilíbrio

 

Levando em conta que o exercício depende exclusivamente de quem o pratica, a repetição frequente leva ao desenvolvimento de equilíbrio, reflexo e coordenação motora, que vão sendo treinados conforme o hábito de pedalar se cria.

Agora você conhece 10 benefícios que andar de bicicleta pode trazer para sua saúde. Muitas dúvidas podem surgir, entre elas a forma que o exercício precisa ser realizado.

Leia Também: Quantas vezes por semana devo praticar atividade física?

Como andar de bicicleta?

Por falta de conhecimento, é comum errar na hora de começar a praticar a atividade. Aqui vão algumas dicas básicas para você se dar bem com a bicicleta:

  • Altura do banco: Preste atenção no seu banco, pois a altura ideal é quando sua perna fica quase completamente reta.
  • Posicionamento do banco: O banco tem que estar retinho na horizontal, não inclinado para frente nem para trás.
  • Joelhos: Pedale sempre com os joelhos alinhados à bicicleta, não abertos.
  • Postura: Esteja sempre com a coluna reta e mantendo o olhar à frente.
  • Pé: O pedal não pode ficar no meio do pé nem apoiado nos dedos, e sim logo atrás dos dedos e após a curvatura.

Agora que você já sabe os benefícios do ciclismo e algumas dicas para começar a praticar… o que está esperando para começar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito