Benefícios da batata-doce: conheça os benefícios para sua alimentação
Benefícios da batata-doce: conheça os benefícios para sua alimentação

Que a batata-doce é o alimento queridinho de quem pratica exercícios físicos devido a qualidade dos seus carboidratos, todos já sabem. Combinada com frango e brócolis, faz o sucesso das marmitas práticas em qualquer academia.

Mas o que se desconhece é que os benefícios desse tubérculo nativo das Américas podem ser aproveitados por qualquer grupo, de qualquer idade. Além de ser um alimento fácil de ser encontrado o ano todo e prático para o preparo.

Muitas dúvidas surgem ao se falar em batata-doce. Qual a diferença nutricional entre a batata inglesa e a batata-doce? Quais nutrientes a batata-doce possui? Batata-doce é um alimento pré-treino ou pós-treino? Existem tipos diferentes? Batata-doce engorda?

Se alguma das perguntas corresponde à sua dúvida, não se preocupe: já vamos responder a todas elas.

Qual a diferença nutricional entre a batata-inglesa e a batata-doce?

Além da diferença de sabor, que é a mais perceptível, as duas qualidades de batata apresentam características distintas.

A principal diferença que chama atenção na dieta é o índice glicêmico. Índice glicêmico é o indicador que representa a velocidade de absorção e liberação de carboidratos na corrente sanguínea em forma de açúcar.

Diferenças entre a batata inglesa e a batata-doce

Diferenças entre a batata inglesa e a batata-doce

É desejável consumir alimentos de baixo índice glicêmico, principalmente quando a intenção é perder peso, pois os mesmos ajudam a controlar o nível de saciedade e minimizam os picos de insulina.

A batata-inglesa possui índice glicêmico de aproximadamente 78, enquanto a batata-doce fica em 63. Já vemos aí que a nossa querida batata-doce leva vantagem.

Nutrientes da batata-doce

Para começar, é bom sabermos quais nutrientes o alimento possui e qual a importância deles.

A batata-doce chama atenção por conter diversos compostos, como a vitamina A, importante para o sistema imunológico e responsável pela saúde dos olhos.

Ela é um nutriente completo e importante pro nosso corpo

Ela é um nutriente completo e importante pro nosso corpo

Vitaminas do complexo B também estão presentes nesse tubérculo, tendo funções diversas como prevenção de envelhecimento celular, manutenção dos neurônios, metabolismo dos carboidratos, entre outros.

A vitamina C também se faz presente, relacionada à produção de colágeno, absorção de minerais e também ao sistema imunológico.

A batata-doce também conta com cálcio, que auxilia na manutenção dos ossos e dentes, ajuda a transmitir impulsos nervosos e permite a contração muscular. O ferro também pode ser encontrado nesse alimento, e tem como principais funções a prevenção de anemia e transporte de oxigênio no sangue.

Outros dois componentes importantes presentes em alguns tipos de batata-doce são o betacaroteno e a antocianina. O betacaroteno é um composto natural responsável por reduzir o risco de doenças como o câncer, doenças cardiovasculares e catarata. A substância também está presente, no geral, em alimentos de pigmentação laranja e amarelo escuro, como o damasco, a cenoura, e a abóbora. Além desses, também encontramos no espinafre e no brócolis, por exemplo.

A antocianina é outro composto natural caracterizado por fornecer benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes. Além da batata-doce, podemos encontrar na ameixa, uva, mirtilo, açaí, berinjela, acerola e morango.

Por fim, a batata também conta com aproximadamente 3g de fibras a cada 100g, importantes para a prolongação da saciedade, digestão saudável e participam do processo de reconstrução dos músculos.

As fibras são as aliadas de quem procura perder peso com saúde.

Quando consumir batata-doce: pré ou pós treino?

Essa dúvida é muito comum a quem começa a praticar exercícios físicos e busca conciliar a prática a uma dieta balanceada e voltada para a obtenção de melhores resultados.

Alimento pré-treino ideal

Alimento pré-treino ideal

Para poder treinar com intensidade e de forma adequada, é necessário uma grande quantidade de energia, de forma duradoura. A batata-doce é rica em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Por ser um carboidrato complexo, apresenta liberação lenta da glicose no sangue, prolongando a eficácia da ingestão do alimento durante o treino.

Ou seja, a batata-doce pode ser incorporado sem problemas à dieta no pré-treino.

Logo surge a dúvida… se é para o pré-treino, o que comer pós-treino?

Para o pós-treino, é desejado que se consuma alimentos com alto índice glicêmico, por serem rapidamente absorvidos pelo organismo. O corpo precisa de carboidratos simples nesse momento, para fornecer energia para manutenção da massa magra recém trabalhada.

Leia também: Quantas vezes por semana devo praticar atividades físicas?

O arroz branco, batata-inglesa, pães e bolos são boas opções nessa janela de tempo. Aliada a esses carboidratos, é recomendada a ingestão de proteínas para fortalecimento dos músculos.

Tipos de batata-doce

Em diferentes regiões do Brasil encontramos diferentes tipos de batata-doce. As mais comuns são as completamente brancas ou amareladas e as de casca roxa e polpa amarelada. As duas apresentam pequenas diferenças.

  • Calorias: Por mais que seja uma diferença quase insignificante, a batata-doce amarela possui 92kcal em 100g, ao que a roxa apresenta 95kcal na mesma quantidade.
  • Nutrientes: Quando consumida com a casca, a batata-doce roxa tem vantagem, pois na parte de fora desse tubérculo acumulam-se componentes naturais que potencializam o alimento. O betacaroteno, por exemplo, é um componente presente em alimentos de coloração alaranjada como a cenoura, manga, e mamão, e também na batata-doce roxa. A antocianina também está presente nesse alimento específico.
  • Sabor: Apesar das diferenças serem sutis, a batata-doce roxa é um pouco mais adocicada e suculenta do que a branca, que é mais rígida.

Batata-doce engorda?

Nenhum alimento, sozinho, engorda ou emagrece. O conjunto de hábitos alimentares na dieta é que determina o emagrecimento ou ganho de peso. Porém, alguns alimentos facilitam o processo, e a batata-doce é um deles por todos os benefícios que mostramos.

Batata doce engorda?

Batata doce engorda?

Claro que não se pode viver apenas de batata-doce porque o corpo precisa de outros componentes para seu bom funcionamento, principalmente os lipídios e as proteínas, mas o consumo da mesma é benéfico para quem deseja emagrecer e de quebra ter mais saúde.

Concluímos então que a batata-doce deve sair imediatamente da feira e ir diretamente para o seu prato. Os benefícios vão desde quem procura emagrecer até quem quer potencializar o treino para ganhar mais massa muscular.

A batata pode ser consumida assada, cozida, como purê, como sopa… a versatilidade de preparo desse alimento é mais um benefício para quem vive na correria do dia a dia e não pode se dedicar ao preparo de uma receita mais elaborada. Gostou da dica? Então, compartilhe com os seus amigos! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito