Pré-Treino: O que eu devo comer antes de ir treinar?
Pré-Treino: O que eu devo comer antes de ir treinar?

Você já começou a praticar exercícios físicos (ou está pensando em começar) e agora deseja conseguir melhores resultados através dos alimentos, certo? Pois bem, a máxima “você é o que come” também vale quando o assunto é atividade física.

A alimentação Pré-treino é muito importante, pois é ela que trará a energia necessária para praticar o exercício. Além disso, a falta de nutrientes no corpo durante o treino pode causar vários problemas como cãibras, desmaio e desidratação.

Então, deseja sabe mais sobre o que comer no Pré-treino e como se alimentar de forma correta mesmo quando a rotina é corrida e apressada? Continue lendo e descubra mais.

Qual a importância da alimentação no Pré-treino?

O objetivo da alimentação Pré-treino é manter os níveis de glicose no sangue dentro da faixa de normalidade ao decorrer do treino, evitando assim, a hipoglicemia. Comer antes do treino também te ajuda a não sentir fadiga, e ter um bom rendimento durante o exercício.

Quais alimentos devo comer antes do treino?

Existem alguns alimentos essenciais para um bom treino. Vamos a eles?

Batata doce

Seria um pecado falar de alimentação Pré-treino e não lembrar da tão conhecida batata doce. Como fonte de carboidratos complexos é também uma excelente fonte de energia. Além disso, a batata-doce possui baixíssima quantidade de gorduras e é rica em minerais importantes para a prática de exercícios físicos, como potássio, cálcio, fósforo e ferro.

A batata-doce ainda é fácil de ser consumida e pode ser preparada de diversas formas. Para a maioria dos treinos, é indicado associar o consumo da fonte de carboidrato (no caso, a batata-doce) com uma fonte de proteína. Uma boa combinação para a batata-doce é o frango desfiado.

Lanches leves

Não dá para pegar pesado na alimentação Pré-treino, pois isso pode causar desconfortos gastrointestinais que prejudicam seu desempenho físico. Por isso, sempre recomendamos alimentos mais leves e de fácil digestão.

Os sanduíches são uma boa opção, pois são práticos, não precisam ser associados com outros alimentos e podem ser levados a qualquer lugar. É claro que você pode fazer substituições de acordo com a sua preferência. O importante é consumir alimentos que não provoquem desconfortos durante seu treino.

Água

Manter o corpo hidratado é indispensável para qualquer ser vivo. Por isso consumir água antes (durante e depois) do treino é tão importante. Mas tenha moderação, pois se hidratar excessivamente pode causar desconforto e isso atrapalhará seu rendimento nos exercícios.

Banana

Ela é uma das preferidas entre os atletas profissionais e amadores, pois além de ser prática ainda é rica em carboidratos, o que vai dar mais energia para o treinoE a banana também é uma ótima fonte de potássio – um dos nutrientes mais importantes para quem se exercita. Porque a deficiência de potássio pode causar cãibras, distensão abdominal, diminuição dos reflexos, e muitos outros problemas.

A banana é prática, rica em carboidratos e potássio e muitas outras vitaminas, está bom demais pra ser verdade, não é mesmo? Pois bem, ela tem um problema: possui uma quantidade razoável de fibras — que demoram mais para serem digeridas e não são a boas para o Pré-treino.

Então caso você deseje comer banana antes dos exercícios, tente fazer isso pelo menos 1 hora antes da atividade física.

Escolher alimentos para sua alimentação Pré-treino não é difícil, existem muitas outras opções para sua alimentação Pré-treino, mas para saber se o prato escolhido é capaz de fazer essa função basta se lembrar de que você deve consumir alimentos leves, ricos em carboidratos de fácil digestão e proteína. E não se esqueça da água!

Leia também: Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?

O que devo evitar comer no pré-treino

Consumo excessivo de alimentos ricos em fibras

As fibras são extremamente importantes para a saúde da nossa flora intestinal. Mas se você tem menos de 1h/1h30 para se alimentar até chegar a hora do treino é melhor evitar consumir fibra em excesso. Pois o excesso dela pode dificultar a digestão e acelerar o trânsito intestinal causando a tão temida diarreia. Caso você deseje consumir alimentos ricos em fibra, tenha bom senso e moderação.

Alimentos ricos em gorduras ou frituras

Os alimentos gordurosos e frituras são muito ruins para a alimentação Pré-treino (e para sua vida de um modo em geral), pois eles retardam o esvaziamento gástrico dificultando a digestão. E isso pode causar mal estar, e sensação de enjoo. O excesso de gorduras também pode ser responsável por diarreias.

Leite e derivados

O leite é rico em proteína, carboidrato e gorduras, realmente é uma tentação consumir esse alimento antes do treino, pois ele parece tão rico em nutrientes. Mas aí vem o problema: como ele é uma fonte de gordura é comum gerar desconforto gástrico quando consumidos imediatamente antes de treinos.

Evite comer leite e derivados

Evite comer leite e derivados

 

Então a regra daqui é a mesma sobre as fibras. Caso você deseje consumir esse alimento, tente fazer isso pelo menos uma hora antes dos exercícios, e com moderação.

Como encaixar isso em minha rotina agitada?

Às vezes a rotina parece tão corrida que não temos tempo nem pra respirar. É reunião aqui, relatório ali e assim chegamos em casa sem ânimo pra comer uma refeição saudável e ir treinar depois. Isso acaba fazendo muitas pessoas desistirem dos exercícios físicos.

Mas eu tenho uma boa notícia para você que se encontra nessa situação: existem formas de conciliar a rotina agitada e ocupada com os exercícios físicos e a alimentação Pré-treino. E para sua alegria listarei algumas dicas excelentes abaixo.

Leve lanches para comer na rua ou no trabalho

Muitas vezes fica difícil arrumar tempo para chegar em casa, preparar o alimento e depois comê-lo. Existem muitas pessoas que se exercitam antes de chegar em casa. E você se pergunta: “como essas pessoas fazem a alimentação Pré-treino”?

Simples! Eles levam em suas mochilas ou bolsas, alimentos que são práticos, porém saudáveis e nutritivos, como bananas e marmitas fitness, por exemplo.

E não é difícil organizar isso. Basta congelar algumas marmitas extras para levar para o trabalho. Ou então levar algumas frutas e/ou uma salada – lembrando-se de evitar alimentos ricos em fibras.

Organize-se

Sua rotina é agitada e corrida? Ok, mas ela não precisa ser desorganizada. Tente usar algum app como o Trello para te ajudar a manter todas as suas tarefas diárias organizadas. Além de aumentar sua produtividade e otimizar seu tempo, isso diminuirá sua ansiedade, te ajudando a perder peso — pois a ansiedade leva as pessoas a comerem alimentos gordurosos e em excesso.

Faça pequenas marmitas

Faça pequenas marmitas

Outra boa ideia é organizar marmitas e congelá-las para comer no trabalho ao longo da semana. Assim você não precisa se preocupar sobre alimentação Pré-treino enquanto está na fora de casa.

Procure os alimentos certos em bares e restaurantes

Pode ser difícil arrumar tempo para organizar e levar comida Pré-treino para o trabalho. E se esse for seu caso não se preocupe, ainda há uma solução, pois você pode frequentar bares e restaurantes que servem comida saudável. Uma boa dica é visitar restaurantes self-service e montar seu prato de acordo com a quantidade de nutrientes (carboidrato, proteína e gorduras) desejada.

Conclusão

Decidir o que comer antes do treino e realmente se alimentar da forma correta pode ser um desafio. Mas sempre que o desânimo aparecer lembre-se de uma coisa: são os desafios que nos levam a evoluçãoE não é só isso, quando você se alimenta de forma correta antes do treino é possível perceber uma melhora no rendimento dos exercícios e no seu ânimo durante e depois das atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito