Pilates emagrece e define o corpo? Entenda como funciona!
Pilates emagrece e define o corpo? Entenda como funciona!

Mesmo sendo uma atividade bem antiga, as pessoas ainda têm muitas dúvidas a respeito do pilates. E isso acabou criando vários mitos sobre ele, tornando difícil saber o que é verdade ou mentira.

Várias pessoas encontram muitos praticantes de pilates com um ótimo físico e acabam pensando que o pilates tem o poder de emagrecer e definir o corpo de forma muito superior ao outros exercícios.

Ficou curiosa sobre como isso acontece? Continue lendo o texto e tire suas duvidas.

O Pilates me fará emagrecer bastante?

Não.

O método Pilates é uma atividade física que tem como foco trabalhar o corpo todo. Logo, ele é uma atividade completa com o objetivo de fornecer o controle consciente de todos os movimentos e proporcionar o equilíbrio das forças do corpo.

Ou seja, o emagrecimento não é o foco do pilates, pois ele não é uma atividade com um alto gasto energético.

Mas não fique triste, pois o pilates ainda pode te ajudar a perder peso, melhorando seu condicionamento físico atual, te deixando dessa forma, mais motivada a praticar outros exercícios.

Obs.: tecnicamente falando, nenhum exercício físico pode te ajudar a emagrecer sozinho, pois a perda de peso só aparece depois de uma reeducação alimentar. O exercício pode te ajudar a obter resultados rapidamente, mas não pode te fazer emagrecer de forma satisfatória se você não começar a se alimentar bem.

Leia também: Afinal de contas, como é uma aula de pilates?

O Pilates vai definir o meu corpo?

Sim e não.

Se comparado a outro exercício físico como a musculação, por exemplo, os resultados do pilates não são tão bons assim. Mas ao longo do tempo pode haver mudanças no físico, provenientes do fortalecimento dos músculos das pernas e braços. Além disso, a cintura e os glúteos podem ficar modelados.

O Pilates contribui para a melhora na postura corporal e desenvolvimento de uma musculatura mais flexível.

Entretanto, sempre tenha em mente que cada corpo é único, e cada pessoa poderá ter uma resposta diferente.

O seu corpo ganhará maior movimentação- Fabio Medina

O seu corpo ganhará maior movimentação- Fabio Medina

Ou seja, não é possível afirmar que o Pilates definirá o seu corpo, pois isso depende de diversos fatores externos como alimentação, estilo de vida e resposta do corpo para a atividade.

“Então como o pilates pode me ajudar a emagrecer e definir o corpo?”

Para essa pergunta, listamos algumas respostas:

Pode aumentar sua flexibilidade

O método se baseia em seis princípios para realização de exercícios, sendo eles: respiração, concentração, precisão, centralização, controle e fluidez. E através da prática disciplinadas, o Pilates vai alongar e aumentar a flexibilidade do corpo, além de fortalecer as articulações.

O pilates envolve muitos exercícios de fortalecimento do CORE  e de alongamentos. Isso melhora bastante a postura e flexibilidade dos seus músculos. Essa flexibilidade é muito útil para pessoas que desejam praticar outros exercícios físicos, como corrida, musculação, treinamento funcional,  vôlei e natação (exercícios com um alto gasto calórico), que por sua vez, podem te fazer perder peso de forma mais satisfatória e consistente.

Você cria o hábito de se exercitar e fica mais motivada a praticar outras atividades físicas

O pilates traz muitos benefícios para nossa vida e isso nos motiva a estar sempre indo às aulas. E com isso você acaba criando o hábito de praticar exercícios físicos. É comum ver alunas do pilates iniciarem outras atividades como caminhada, natação e artes marciais, pois com o passar do tempo nós vamos nos acostumando com a serotonina liberada quando nos exercitamos.

Pilates Emagrece porque te ajuda numa rotina mais saudável!

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E nosso corpo vai buscando cada vez mais desse hormônio do bem-estar que é liberado quando nos exercitamos.

Sua dedicação é “treinada”

Como qualquer outra atividade física, o pilates exige dedicação por parte do aluno, caso ele deseje evoluir. E essa perseverança “treinada” durante o pilates pode ser aplicada em todos os outros exercícios.

Treinar (seja na academia ou ar livre) com dedicação faz toda a diferença. Quando você se dedica de verdade a algum objetivo, ele se torna muito mais fácil de ser alcançado.

Melhora sua postura

Com o passar das aulas os músculos de suas costas e tronco irão se tornando mais fortes e você conseguirá uma postura mais ereta. Já foi provado pela ciência que uma boa postura pode trazer muitos benefícios para sua vida, como menos dores nas costas e mais disposição para o dia a dia.

O resultado de uma boa postura também pode ser percebido durante a prática de algumas atividades físicas como caminhada, corrida e até mesmo afazeres do lar.

Fortalece o core

O “Core” é a parte central do nosso corpo. É um conjunto de músculos responsáveis pelo nosso equilíbrio. Ele é formado por: bíceps femoral, transverso abdominal, multífidios, adutor, eretor da espinha, oblíquo interno e externo, íliopsoas, glúteo máximo e reto abdominal.

Pilates Emagrece porque te prepara para mais desafios físicos

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Seus músculos abdominais, parte inferior das costas, quadris e nádegas (os músculos do núcleo do seu corpo) permanecem todos contraídos e engajados durante um treino de pilates. Esta tensão constante ajuda a desenvolver melhor a resistência e força dos mesmos.

Como consequência, você pode perceber mais facilidade e menos dores na hora de praticar outras atividades físicas, pois o core é uma região fundamental para a prática de qualquer exercício físico com segurança.

Diminui o risco de lesões

Pilates ajuda a melhorar a flexibilidade, aumentar a força e melhorar o equilíbrio. Esses fatores reduzem o risco de lesão, pois se você é capaz de aumentar a flexibilidade do seu corpo, nem que seja só um pouco, as chances de machucar as costas quando se curvar para pegar algo do chão serão muito menores, por exemplo.

O fato do Pilates ter um dos principais focos o fortalecimento do core, é o que o torna tão indicado para pessoas com problemas posturais, pois fortalece essa região da coluna prevenindo e tratando lesões.

Desta forma, os exercícios por serem desenvolvidos progressivamente, com baixíssimo impacto e com controle dos movimentos pela respiração, exercem um papel fundamental no tratamento e prevenção de dores e problemas posturais.

Conclusão

O pilates pode até não ser o exercício mais indicado para as pessoas que desejam emagrecer ou ficarem “saradas”. Mas a forma como ele trabalha todo o seu corpo pode, com certeza, melhorar sua performance e os seus resultados em outros exercícios físicos.

E não é só isso: como o pilates envolve muitos exercícios de alongamentos, o risco de você sentir dores pelo corpo ou desenvolver lesões diminui. E isso tem um impacto psicológico muito positivo na hora de começar a praticar outra atividade física.

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