Massa magra e massa gorda: entenda qual é a diferença
Massa magra e massa gorda: entenda qual é a diferença

O corpo humano é composto, simplesmente, por massa gorda, massa magra e água. Essas três substâncias formam todo o nosso organismo. Você já sabe qual a diferença entre massa magra e massa gorda? Qual o significado desses termos? É interessante saber o que eles representam, qual sua importância para o organismo e garantir que você não esteja com excesso de nenhuma delas!

Ficou um pouco confusa sobre tudo isso? Continue lendo o texto e tire suas dúvidas.

O que é massa gorda?

Explicando de uma forma resumida, a massa gorda é gordura. Em excesso ela pode causar vários problemas ao corpo, como diabetes, hipertensão, e claro, obesidade. Mas a Massa gorda não é, necessariamente, ruim.

Massa gorda X Massa magra: entenda as diferenças

Massa gorda X Massa magra: entenda as diferenças

Temos a gordura essencial que é o mínimo desejável para manter as funções fisiológicas dependentes da gordura.

Agora abaixo veja qual é a porcentagem ideal de gordura

De acordo com a American College of Sports Medicine (ACSM), o mínimo de gordura necessário para o corpo é de 3% para os homens e 12% para as mulheres. Mas uma porcentagem saudável de gordura varia entre 10% a 22% para os homens e 20% a 32% para as mulheres.

Não sabe qual é o seu índice? Acesse aqui e faça o cálculo gratuitamente:

 

Importância da massa gorda

A gordura serve como forma de energia para o organismo e também executa outras funções como: proteção dos órgãos vitais, manter a temperatura adequada do corpo, transporte de enzimas e vitaminas, etc.

A massa gorda pode ser armazenada em varias partes do corpo. Uma parte dessa gordura fica armazenada embaixo da pele (gordura subcutânea), formando os tão odiados “pneuzinhos”. Existem reservas, também, dentro da barriga, sobre os órgãos, preenchendo o espaço e protegendo-o.

A gordura abdominal é conhecida como “omental”, e oferece mais riscos ao organismo. Quando está presente em excesso, contribui para os fatores de risco de doenças cardiometabólicas, como diabetes, dislipidemia, hipertensão e até mesmo a associação delas na chamada síndrome metabólica.

Como perder massa gorda

Se você deseja saber como perder gordura, está no lugar certo! Aqui neste blog você pode ver várias dicas para emagrecer e ficar de bem com a balança e com o espelho. E abaixo, listarei algumas dicas para você diminuir sua massa gorda.

Coma bem

Isso mesmo. É necessário se alimentar de forma saudável e balanceada para perder peso, pois nosso corpo precisa se manter ativo e saudável para queimar gordura — se você não se alimenta bem e está perdendo peso, saiba que está perdendo massa muscular e líquido. Não gordura.

E não se esqueça de consumir amino ácidos. Quando você não consome este nutriente, seu organismo é forçado a usar massa magra como forma de energia. E também se lembre de consumir a quantidade certa de proteínas, pois isso força seu corpo a usar massa gorda para produzir energia, e como resultado, seu corpo queima gordura — muito simples mesmo.

Alimente-se regularmente

Seu corpo precisa de constantes refeições para se manter funcionando perfeitamente. Jamais fique muito tempo sem comer. Isso pode desacelerar seu metabolismo.

Tenha cuidado especial com a sua alimentação

Tenha cuidado especial com a sua alimentação

Acontece desse modo: Quando seu corpo fica muito tempo sem receber alimentos, ele manda um sinal ao seu cérebro mostrando que você precisa poupar energia para sobreviver. Logo depois, seu organismo desacelera o metabolismo para consumir menos energia e estocar as calorias em forma de gordura.

E isso é muito ruim, pois com um metabolismo lento fica difícil queimar calorias- e a gordura em excesso começa a aparecer.

Exercite-se

Além de fazer muito bem à saúde, os exercícios físicos também ajudam a perder gordura (apesar de não ser nenhuma novidade, é sempre bom lembrar). Mesmo sem dispor de muito tempo, o simples fato de incluir atividade física na sua rotina, já será o suficiente para obter resultados significativos.

Você pode se exercitar em vários momentos do dia, indo a pé até o trabalho (ou estacione o carro a alguns quarteirões de distância), levante-se e faça alongamentos durante o expediente, evite ficar mais de 1 (uma) hora sentado, troque os elevadores por escadas e na hora do almoço procure um restaurante mais longe do seu local de trabalho.

Leia também: Cinco técnicas de alongamento para fazer no trabalho

Segundo a ACMS, um plano de exercícios saudáveis inclui 150 a 250 minutos de exercício moderado por semana. Para uma perda de gordura mais rápida e eficaz, é recomendado mais que 250 minutos de exercícios semanais. Lembre-se: caso você não tenha o habito de se exercitar, comece aos poucos e vá devagar até seu corpo se acostumar.

E o que é massa magra?

A massa magra é composta por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. Já deu pra perceber a enorme importância da massa magra, não é mesmo?

Um fato interessante: Quanto maior for a % de massa magra presente no corpo, maior será o gasto calórico, ou seja, mais a massa magra pode diminuir a massa gorda e te ajudar a emagrecer.

Massa magra e massa muscular são a mesma coisa?

Não. O termo massa muscular se refere aos músculos presentes no organismo. Já a massa magra é tudo aquilo no corpo que não é água ou gordura (ossos, pele, músculos, etc.). Ou seja, quando os músculos começam a aparecer é sinal de que você ganhou massa muscular (uma subcategoria da massa magra).

É importante saber diferenciar esses dois termos, pois acreditar na semelhança deles pode te deixar confusa. Ex: você pesa 65kg e descobre que 70% do seu corpo é formado por massa magra, você pode achar que seu corpo possui 45,5kg de músculos!

Como ganhar massa magra

Coma mais proteína

É recomenda a ingestão de 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal. Ou seja, caso você pese 60kg, é necessário ingerir 48 gramas desse nutriente diariamente. Mas isso é um calculo genérico e serve apenas para te dar uma base, pois existem outros fatores que influenciam na quantidade de proteína recomenda por dia.

Consuma mais proteína

Consuma mais proteína

Por exemplo: se você está em uma dieta com baixo consumo de calorias, é necessário ingerir uma quantidade maior de proteína, para ajudar o seu corpo a usar massa gorda e não massa magra para produção de energia no organismo.

A proteína te deixa mais saciada, graças a um hormônio chamado PYY, liberado após seu consumo. Isso resulta em menos gordura, pois com mais saciedade é provável que você não fique beliscando “besteiras” (bolachas recheadas, batatas chips e afins) durante as refeições, e mantenha o foco em fazer lanches e refeições saudáveis e balanceados.

Como se não bastasse, a proteína ajuda na construção de tecido (músculos, pele, e órgãos) do nosso corpo. Ou seja, se você pretende ganhar massa muscular (subcategoria da massa magra) é muito importante consumir a quantidade certa de proteína para o seu organismo.

Existem várias formas de obter esse nutriente, como por exemplo, leite, ovos, carne animal e até as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico, etc). Essas são excelentes fontes de proteína.

Tome suplementos

Suplementos são muito bons para quem deseja ganhar massa e não consegue ingerir a quantidade adequada de nutrientes durante as refeições diárias. E antes de começar a usa-los converse com um nutricionista. Somente ele pode te dizer qual é a opção mais indicada para seu caso.

Pratique exercícios de força

Uma dieta rica em proteínas ajuda na formação de massa magra, mas os efeitos podem ser muito mais satisfatórios se você usar o exercício físico como seu aliado. Quando você não pratica nenhuma atividade física, seu corpo é mais propenso a usar massa muscular para produzir energia.

Faça exercícios físicos de peso

Faça exercícios físicos de peso

E como o foco aqui é ganhar massa magra, priorize exercícios de força, já que eles apresentam resultados muito superiores aos exercícios aeróbicos quando o assunto é construção de massa muscular.

Concluindo

Massa magra e a massa gorda são importantes para o nosso corpo e você sempre precisa se lembrar disso.

Não tenha preconceito com a massa gorda, pois como foi visto acima, a gordura, em certa quantidade, é essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela só começa a fazer mal para sua saúde e autoestima quando ocorre um excesso. E nesses casos, o melhor a ser feito é buscar formas saudáveis para perder esse excesso de gordura.

O mesmo vale para a massa magra. Não fique obcecada em aumentar o seu nível dessa massa, pois isso pode te levar ao uso de anabolizantes e outros produtos que podem ser fatais.  Lembre-se: Tudo tem o seu tempo.

Curtiu? Então, compartilha o texto e deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito