Quando os exercícios de pilates são os mais indicados?
Quando os exercícios de pilates são os mais indicados?

“Luana, 34 anos, arquiteta. Ela está começando a se interessar pelo pilates, já sabe quais são os seus benefícios, já sabe um pouco sobre como são os exercícios feitos em uma aula de pilates e agora tem mais uma dúvida: Quando os exercícios de pilates são os mais indicados?”

Essa história, provavelmente, é parecida com a sua. Você já deve estar motivada para começar as aulas, mas ainda não sabe se o pilates é a melhor opção para você. Com uma versatilidade imensa para o corpo e mente, ele consegue te ajudar desde a melhora da postura até ao controle de ansiedade.

Deseja saber quando o pilates é o mais indicado? Então continue acompanhando o texto e descubra se o pilates pode atender suas expectativas e necessidades.

Afinal, quais são os principais benefícios do pilates?

Existem alguns benefícios principais sobre o pilates. Vamos conferir?

Aumenta sua flexibilidade

Muitos dos exercícios do pilates são focados em melhorar a flexibilidade do corpo. Isto significa: menos dores nas costas na hora de se abaixar. E ele também melhora a amplitude movimentos, favorecendo ao melhor desempenho na prática de outros atividades, como natação, ciclismo e musculação, por exemplo.

Ajuda corredores a melhorarem seu desempenho e evitar lesões

Você pode não acreditar, mas correr exige muita técnica e preparo físico. Começar a correr por aí sem o preparo necessário pode te causar várias lesões. E é neste ponto que o pilates pode ajudar: Seus exercícios visam alongar e fortalecer a musculatura, principalmente a região do core — parte muito usada durante uma corrida — diminuindo o risco de lesões e melhorando seu desempenho.

Leia também: Pilates faz bem para dores na coluna?

Corrige sua postura

Como já foi dito, muitos exercícios do pilates ajudam no fortalecimento dos músculos, e boa parte dos músculos trabalhados se localizam na região do core e região lombar.

Com esse fortalecimento é possível adquirir uma postura mais ereta e saudável, diminuindo as dores nas costas e melhorando a aparência.

Auxilia na fisioterapia

O pilates é muito recomendado para a reabilitação. Muitos estudos mostram que existem muitos benefícios e poucas contraindicações.  Idosos, pessoas em tratamento fisioterápicos e atletas podem praticar os exercícios do pilates— ou seja, pessoas de todas as faixas etárias e condições físicas.

Porem é importante se consultar com o fisioterapeuta antes de ir atrás da prática de pilates para tratamento de lesões. Só o seu médico sabe qual é a melhor opção para seu caso específico.

Promove menor atrito às articulações

Se você deseja praticar exercícios que trazem baixo impacto às articulações, o pilates é uma ótima opção.

O pilates é uma atividade de baixo impacto- Fábio Medina

O pilates é uma atividade de baixo impacto- Fábio Medina

As articulações do nosso corpo possuem um líquido chamado sinovial que é responsável por manter a lubrificação e nutrição das células de suas articulações.

O problema: quando ocorre muito atrito nas articulações, a produção desse líquido pode cair, causando doenças como artrite reumatoide e osteoartrites.

O Método Pilates tem muitos exercícios que não causam um alto impacto

Como esses exercícios não contam com movimentos bruscos, eles não tem um impacto negativo nas articulações, diminuindo assim o atrito causado entre elas, diferentemente de algumas modalidades como lutas, crossfit, ginástica e esportes com salto,  por exemplo.

Aumenta a disposição

Existem alguns momentos em que nós não desejamos fazer nada, e a culpa disso pode ser a indisposição. Você pode não perceber, mas ela está lá — uma dica: tente observar seu ânimo nas segundas-feiras.

Aí vem o problema: quando seu corpo não se movimenta, você corre o risco de sofrer com doenças de atrofiamentos e cardiometabólicas, além de sofrer com os malefícios do sedentarismo e inatividade física.

Durante as aulas de pilates você aprende a superar a indisposição e a si mesma, mandando a preguiça e autossabotagem pra bem longe.

E não preciso nem falar que os exercícios físicos podem melhorar muito seu humor, te deixar muito mais disposta e animada para todas as suas atividades durante o seu dia.

Melhora a qualidade do seu sono

O Pilates é um conjunto de exercícios capazes de ajudar no completo controle do corpo e também da mente.

Desta forma, ele pode ajudar na melhoria do sono, pois seus exercícios liberam endorfinas, produzindo uma sensação de bem-estar e reduzem a ansiedade na hora de dormir.

Dúvidas na prática do pilates

Todos os dias, ouvimos muitas perguntas aqui no Studio referente a prática desta modalidade. Separamos algumas para responder para vocês, veja:

“Eu posso praticar o pilates apenas para obter mais qualidade de vida?”

Claro que pode! Como já foi dito antes, qualquer pessoa pode praticar pilates, mesmo aquelas sem nenhuma lesão a ser tratada. O foco aqui é no controle do corpo e mente através de exercícios que melhoram seu físico e te ajudam a relaxar e liberar o estresse. Todas as pessoas podem se beneficiar disso.

Pilates- benefícios além do básico

Pilates- benefícios além do básico

Para obter resultados cada vez melhores, lembre-se de procurar um profissional sério e que preza pela qualidade da aula com seus alunos.

“Mas o pilates também não é indicado para quem deseja emagrecer?”

Sim, ele é indicado para isso também. Mas se perder peso é o seu único objetivo, talvez o pilates não seja a melhor opção para você. Existem outras atividades que promovem uma queima calórica maior (musculação, funcional, corrida etc…).

Claro, o pilates também pode te ajudar a queimar calorias. Porém, as atividades citadas acima tem uma queima calórica maior, e, teoricamente falando, trazem resultados mais rápido na perda de peso.

Contudo, o pilates tem uma vantagem que pouquíssimos exercícios têm: além de queimar calorias, definir e enrijecer a musculatura, desenvolve a capacidade da flexibilidade (com exercícios de alongamento) como poucas modalidades, evitando lesões, aliviando dores e aumentando a sensação de bem-estar com seu corpo.

O pilates realmente tem uma versatilidade incrível! Até parece àqueles exercícios milagrosos… Mas seus benefícios são apenas o resultado do esforço e determinação durante as aulas. 

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