Entenda como o açúcar age no seu organismo
Entenda como o açúcar age no seu organismo

De especiaria no século XVII a vilão no século XXI. Esse é o açúcar, que dá sabor a muitos alimentos ingeridos por nós, diariamente. Ele é muito emblemático na história e todo mundo o conhece. Mas você saber como ele age no seu organismo?

E infelizmente, a grande maioria da população também não tem esse conhecimento — algo muito ruim, pois o açúcar pode causar vários efeitos adversos em seu corpo. Porém não se preocupe: Hoje este texto lhe trará tudo que você precisa saber!

Qual é a recomendação de consumo diário do açúcar?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica consumir no máximo, 25 gramas de açúcar por dia! Algo em torno de 6 colheres de chá ou duas colheres de sopa. Isso vale também para o açúcar presente em alimentos industrializados, como o refrigerante. ou suco de saquinho.

Os únicos açúcares que ficam fora desta soma de 25g/dia são aqueles presentes em frutas e vegetais frescos e integrais, pois não existem indícios provando seus danos à saúde. 

Como o Açúcar age no Organismo- Os perigos

Pode parecer bobagem, mas a verdade é que ele apresenta riscos sérios a sua saúde! Separamos alguns pontos para uma reflexão, veja:

Você para de queimar gordura: se você está de dieta tome cuidado!

Um simples brigadeiro depois do almoço pode impedir seu corpo de queimar gordura até o inicio da noite. Isso ocorre porque a insulina impede a lipólise (a quebra da gordura) de 6 até 8 horas. Algo muito ruim se você tem planos de perder peso.

A sua pele pode envelhecer mais rapidamente

Quando a glicose fica em nosso sangue, ela se juntar a uma proteína num processo chamado glicação, processo químico do corpo para formar o advanced glycotion endproduct  (AGE), capaz de causar flacidez e má formação das fibras proteicas. Na pele, as proteínas mais afetadas pelo AGE são o colágeno e a elastina, e o resultado é obvio: Mais rugas.

A memória é prejudicada

Segundo pesquisadores, a ingestão de xarope de frutose e sacarose em excesso – e a longo prazo- pode formar radicais livres em seu cérebro, algo capaz de comprometer a ação dos neurônios. E isso também pode afetar o aprendizado e a memória.

O consumo em excesso pode ocasionar perda de memória

O consumo em excesso pode ocasionar perda de memória

É por esse motivo que alguns estudiosos alertam sobre o consumo excessivo de produtos açucarados durante os estudos ou em um período de provas na faculdade.

Sobrecarrega e danifica seu fígado

O resultado de consumir em excesso açúcar ou frutose pode ser comparado ao efeito devastador do álcool em excesso. Toda a frutose ingerida é transportada para o seu fígado. Isso o sobrecarrega bastante, podendo levar a futuros danos irreversíveis!

Aumenta as suas chances de desenvolver cáries dentarias

Aposto que você ouviu muito sobre as cáries e como os alimentos açucarados eram ruins para os dentes durante sua infância. Pois era tudo verdade.

Para não voltar a esses tempos, simplesmente, evite comer açúcar em excesso e escove bem os dentes. 

Açúcar vicia

O açúcar é viciante. Quando ingerimos um alimento açucarado, como um bombom, por exemplo, o cérebro libera opióides: substâncias químico-naturais capazes de trazer uma enorme sensação de prazer.

Leia também: Guia- 08 passos para uma alimentação mais saudável

E com o tempo, o cérebro começa a desejar mais opióides, que neste caso, é derivado do açúcar. Os cientistas já acharam quais áreas do cérebro são ativadas por essa compulsão e descobriram que são as mesmas áreas ativadas no vício em drogas, provando a real capacidade viciante do açúcar.

“Então é uma boa ideia usar adoçante?”

A maioria das pessoas acha que o adoçante é um ótimo substituto ao açúcar convencional. Mas a medida não é recomendada para pessoas saudáveis e que não precisam de dietas especiais. Ele só é necessário para pessoas com uma grande necessidade de evitar o açúcar, como os diabéticos, por exemplo.

Açúcar de coco: uma boa alternativa

O açúcar de coco é “extraído” da seiva do coqueiro. A seiva é aquecida e desidratada, resultando em cristais capazes de adoçar alimentos — ou seja, açúcar de coco

Açúcar de coco- Alternativa eficaz contra o açúcar refinado

Açúcar de coco- Alternativa eficaz contra o açúcar refinado

Atualmente, ele é forte candidato a substituir o açúcar refinado. Ambos possuem a mesma capacidade de adoçar alimentos e tem até calorias semelhantes. Porém, o açúcar de coco tem um menor índice glicêmico, resultando em menores picos de glicose e de insulina no organismo.

Mas ele também tem contraindicações…

Mesmo tendo um índice glicêmico mais baixo, o açúcar de coco não é recomendado para pessoas diabéticas. Quem possui triglicérides elevadas deverá prestar muita atenção com a quantidade consumida desse açúcar, pois o alto consumo de carboidratos pode piorar essa condição.

Dicas para consumir menos açúcar

Pode parecer impossível, mas não é. Com dicas simples, o açúcar pode ser diminuído do seu dia a dia:

Não fique muito tempo sem se alimentar

Quando a fome chega, o primeiro alimento que vem à cabeça é o açucarado. Então, sempre leve contigo algum lanche saudável para ter algo saboroso e nutritivo para comer nestes momentos. Dica extra: Tente levar uma fruta, pois a frutose presente nela pode aliviar a sua vontade de comer açúcar.

Corte biscoitos recheados

Evite consumir biscoitos recheados

Evite consumir biscoitos recheados

Esta segue o pensamento da primeira: para diminuir o consumo de açúcar, você precisa evitar alimentos açucarados em seus lanches. Prefira lanches mais saudáveis, como uma salada grega, já que têm maior concentração de nutrientes e vitaminas- e é livre de açúcares ruins.

Pare de tomar refrigerante

Abolir o refrigerante é a forma mais eficiente para reduzir o consumo de açúcar. Duvida disso? Saiba que tomar uma latinha de refrigerante, diariamente, resulta na ingestão de um quilo de açúcar no final do mês? Pois é.

Também evite ao máximo os sucos de caixinha, pois eles são cheios de conservantes e açúcar. Sempre dê preferencia a sucos naturais ou água.

Masque chiclete sem açúcar

Esta é uma ótima dica para quem sente falta de sobremesas açucaradas depois do almoço. O sabor e a mastigação podem enganar o desejo de comer alimentos açucarados.  Só evite mascar chiclete de estômago vazio, pois isso pode desencadear uma gastrite.

O açúcar pode mesmo causar muitos problemas a você. Mas também não precisa declarar guerra contra ele! Simplesmente, consuma alimentos açucarados com bastante moderação. Seu corpo e sua saúde agradecem!

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