Afinal de contas, o que se faz em uma aula de Pilates?
Afinal de contas, o que se faz em uma aula de Pilates?

“Bianca, tem 29 anos e está começando a se interessar pelo pilates. Mas ela não tem a menor ideia de como é o espaço lá dentro, como é uma aula, e como são os exercícios. Bianca até que procurou algumas informações na internet, mas não encontrou nada muito relevante e esclarecedor, por isso chegou a este blog para tirar todas as suas dúvidas e receios a respeito do pilates…”

Esta pequena história é parecida com a sua,  não é mesmo? Pois é… Muitas pessoas tem curiosidade sobre como são as aulas de pilates. Essas pessoas querem saber se a aula é cansativa, se é tranquila, se os exercícios doem, etc. Isso acaba gerando certa ansiedade. Para ajudar te ajudar tirar essas possíveis duvidas, criei este post para te contar de forma prática, o que acontece em uma aula de pilates.

Ficou interessada em saber mais? Continue lendo o texto e tire suas duvidas!

Aula de Pilates: O que acontece lá dentro?

Dificuldade dos exercícios

A dificuldade dos exercícios variam de acordo com as habilidades do aluno. Em geral, nas primeiras aulas, os exercícios podem ser mais fáceis e demandar menos força. A dificuldade vai aumentando com o passar do tempo. Os aparelhos auxiliam na hora de medir a força aplicada a cada exercício, já que através das suas molas é possível controlar a evolução de cada praticante.

O Ambiente

O ambiente é bem tranquilo. Geralmente, na maioria das vezes a música será relaxante e calma, mas caso a turma prefira sons mais agitados para fazer os exercícios poderá haver exceções.

Normalmente, o espaço do estúdio é aconchegante e confortável, pois ele deve ter tamanho suficiente para acomodar os principais aparelhos base do pilates, que são: Reformer, Cadillac, lader barrel, combo chair, e wall unit. O piso é quente ou revestido para aumentar o conforto na prática de alguns exercícios, principalmente, porque os praticantes realizam as atividades descalço ou de meia na maioria das vezes.

O Instrutor

O instrutor de Pilates tem treinamento específico para esta prática. Ele será formado em educação física ou fisioterapia e terá uma especialização em Pilates. É muito importante esse profissional ser comunicativo e aberto a todas as suas dúvidas.

Como a maioria dos alunos que buscam essa modalidade tem o propósito de tratar alguma lesão postural, ter uma comunicação clara com o professor se torna fundamental para o sucesso do tratamento.

Leia também: Pilates faz bem para tratar dores nas costas?

Quais são os aparelhos do Pilates?

O pilates possui 4 aparelhos básicos. Além desses aparelhos, também é possível usar elásticos e bolas. Veja abaixo quais são esses aparelhos.

Reformer – É um equipamento grande que parece uma cama com alguns rolamentos. Aqui é possível exercícios parecidos com canoagem, fortalecendo assim, pernas e braços.

Reformer- Um aparelho completo que você encontra nas aulas de Pilates

Reformer- Um aparelho completo que você encontra nas aulas de Pilates

Cadillac – Neste aparelho é possível fazer mais de 200 exercícios diferentes!  Uma das vantagens do Cadillac é que nele você também fazer exercícios suspensos.

Cadillac- São possível mais de 200 movimentos diferentes!

Cadillac- São possível mais de 200 movimentos diferentes!

Ladder Barrel – Ele se parece com um barril acompanhado de uma escada — exatamente como diz o nome dele. Este aparelho exercita a coluna e o abdômen.

Barrel- Um aparelho complexo e que ajuda nas dores nas costas

Barrel- Um aparelho complexo e que ajuda nas dores nas costas

Combo Chair – ela é como uma cadeira com pedais presos a algumas molas. Nesses pedais é possível fazer exercícios para as pernas e braços.

Chair- Ideal para exercitar pernas e braços

Chair- Ideal para exercitar pernas e braços

O que devo saber antes de frequentar as aulas?

Existem algumas curiosidades que você precisa saber antes mesmo de começar a praticar, veja:

Haverão muitos alongamentos

Além de ser completamente baseado em movimentos de força e alongamento, é muito importante realizar alongamentos ao final da aula, pois isso mantém seu corpo saudável e evita lesões. Então se acostume com os alongamentos, pois eles farão parte da sua rotina no pilates.

Mas você também poderá relaxar um pouco

Aula de Pilates também permite que você relaxe

Aula de Pilates também permite que você relaxe

Sempre haverá um momento para relaxar no final de cada aula. Pode tocar uma música tranquila, ou o próprio instrutor pode auxiliar com o relaxamento, fazendo uma rápida massagem ou ajudando no alongamento.

Você sentirá seus músculos arderem durante a aula, e sofrerá um pouco no dia seguinte

O Pilates é diferente de outros exercícios, como a musculação, por exemplo.

As atividades, geralmente, são menos intensas. Mas para os iniciantes pode causar certo ardor e algum incomodo no dia seguinte. Mas Não se preocupe: este sofrimento é normal para quem está começando.

Depois das primeiras semanas o seu corpo se acostuma com os movimentos e as dores não farão parte da sua rotina. Sentir o corpo dolorido não significa que você não tem aptidão para o pilates, e sim que você está treinando e aprimorando seus músculos ou trabalhando grupos musculares não exercitados antes.

Lembre-se de usar roupas e meias adequadas

Todo praticante de exercícios físicos precisa usar roupas adequadas para determinada atividade. Isso traz mais mobilidade e facilidade na hora de fazer a movimentação. Um grande erro das pessoas é pensar que as roupas apertadas são as mais adequadas, pois elas queimam gordura — Dois enormes erros. Primeiro: as roupas apertadas só atrapalham a realização dos movimentos. E elas não queimam gordura, isso é apenas um mito.

Para começar, use roupas leves, frescas e justas, pois o instrutor precisa ter uma visão clara sobre sua silhueta para corrigir e auxiliar na prática dos exercícios — eu disse roupas justas, e não apertadas.

E devemos nos lembrar das meias. O ideal é que elas tenham uma sola antiderrapante, pois com as meias normais você pode escorregar e ter lesões durante os exercícios.

A hidratação é fundamental

Mesmo que uma aula de Pilates não seja de alto impacto, ainda é muito intensa e é seu corpo pode desidratar bastante ao decorrer dos exercícios. Por isso, é muito importante tomar água durante a aula. 

Hidratação é fundamental para uma boa aula de pilates

Hidratação é fundamental para uma boa aula de pilates

Certifique-se de estar bem hidratada antes da aula e aprenda a beber água durante o dia. Existem alguns aplicativos gratuitos que vão te ajudar nesta missão!

Agende sua aula experimental gratuitamente!

Agende sua aula experimental gratuitamente!

Como você pode ver, a aula de pilates tem sim suas particularidades, mas não é nada de outro mundo! Pode começar a frequentar as aulas sem medo, pois as dores e incômodos são normais no início. Depois seu corpo se acostuma, só não deixe alguns medos e receios te impedirem de conhecer melhor esta prática tão completa. Até porque, como diria Friedrich Nietzsche “O que não me mata, só me fortalece”.

Se você gostou do texto e o achou esclarecedor, por que não compartilha-lo com suas amigas para que elas também saibam como é uma aula de pilates?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito