Qual a diferença entre tonificação e definição muscular?
Qual a diferença entre tonificação e definição muscular?

Praticar exercícios físicos é algo de extrema importância para qualquer um. E de uns anos pra cá, milhares de pessoas estão indo às academias para começar a fazer musculação com o intuito de manter sua saúde e conseguir uma boa forma.

Com a moda do movimento fitness, apareceram dois termos que você, com certeza, já ouviu: definição e tonificação muscular. Mas, você sabe qual é a diferença entre eles?

Se a resposta for não, continue lendo este texto e tire suas dúvidas a respeito desse assunto.

O que significa definição muscular?

Definição muscular significa “fazer os músculos aparecerem”. Em geral, pessoas com esse objetivo já estão emagrecendo ou pretendem perder peso.

Definição Muscular- Fábio Medina

Definição Muscular- Fábio Medina

Então, tenha em mente que para definir os músculos, você precisa perder a camada de gordura abaixo da pele— mas sem ficar anoréxica. Por isso os exercícios aeróbicos são tão necessários para as pessoas com o desejo de definir o corpo.

Qual o significado do termo “tonificação muscular”?

Essa palavra significa enrijecer. Ou seja, quando alguém diz “pretendo tonificar meus músculos” está desejando dizer que pretende enrijecer a musculatura para diminuir a flacidez.

O objetivo da tonificação muscular é aumentar a tensão das fibras musculares, diminuindo a flacidez e cuidando da manutenção dos ossos e da locomoção do corpo.

Pessoas inativas e com comportamentos sedentários, pelo fato de não se movimentarem, acabam exigindo pouco dos músculos. Consequentemente, favorecem ao enfraquecimento de determinados grupamentos musculares, como exemplo, os músculos dos glúteos, braços e parte interna das pernas que sofrem bastante com a flacidez.

Por isso, quando visitar a academia não estranhe quando o professor prescrever exercícios localizados para esses grupos musculares com maior volume (séries e repetições).

Qual a importância de saber a diferença entre definição muscular e tonificação?

Primeiramente, você deve saber diferenciá-los, pois são duas palavras muito importantes para quem pretende entrar em forma. Além disso,  conhecimento a mais nunca faz mal.

E também, muitas pessoas tem a mania de confundir estes termos e até achar que são a mesma coisa. Não seja assim: tenha em mente que estes dois termos significam coisas diferentes e até existem exercícios próprios para cada um deles.

Dicas para definição muscular

Existem algumas dicas direcionadas para esse público. Veja:

Faça exercícios de musculação

A hipertrofia é essencial para a definição muscular, mesmo em pessoas que não desejam ficar “marombadas”. E o problema está aqui: Muitas pessoas evitam a hipertrofia, pois tem medo de ficarem muito musculosas.

Não tenha esse medo bobo! Para ficar ao estilo Arnold Schwarzenegger são necessários anos de treino, muitas horas na academia por semana e uma dieta MUITO controlada. Então pode se exercitar sem medo.

Perca gordura

Este é, provavelmente, o pilar mais importante da definição muscular. Como dito anteriormente, para seus músculos aparecerem e ficarem definidos é preciso diminuir a camada de gordura entre a pele e músculo que existe em nosso corpo. A melhor forma de obter isso são com exercícios de alto gasto calórico, para potencializar sua perda de peso e agilizar o processo de definição.

Alimente-se bem

Não adianta nada praticar vários exercícios aeróbicos se você não tem uma boa dieta que promova a perda de gordura. O foco aqui é diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e açucarados — refrigerantes, doces, salgados e etc — para facilitar a perda de peso.

Alimente-se bem!

Alimente-se bem!

Porém lembre-se de ingerir gorduras e carboidratos saudáveis, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Vá a uma nutricionista

Como já foi dito antes: você precisa de uma alimentação saudável. E a melhor forma de se obter uma alimentação benéfica à saúde e capaz de trazer resultados consistentes é consultando um nutricionista. Somente ele poderá fazer uma prescrição alimentar personalizada para você de acordo com o seu objetivo, seu biotipo corporal, seus hábitos, entre outros.

Descanse

Você precisa de descanso entre os exercícios de força. Para otimizar seu tempo, pode ser uma boa ideia exercitar diferentes grupos musculares em dia alternados. Exemplo: Terça-feira é dia de exercitar os músculos das pernas, na quarta você treina os músculos do abdômen e coluna, e por aí vai. 

Tenha paciência

A definição muscular pode ser, muitas vezes, algo frustrante. Pois, geralmente, seus resultados levam certo tempo para aparecer e exigem muito esforço. Neste caso o melhor a ser feiro é ser paciente e continuar motivada para não desistir no meio do caminho.

Dicas para tonificação muscular

Assim como existem dicas específicas para quem deseja definir a musculatura, para quem deseja tonificar, também tem suas peculiaridades. Veja:

Beba água

Manter o corpo hidratado é algo essencial para todos os órgãos… E não é diferente para os músculos. Existem até aplicativos para te ajudar a lembrar de beber água durante o dia! Eles te enviam uma notificação em seu celular para te lembrar de tomar água de novo.

Lembrete: Não é recomendado tomar muita água antes ou durante exercícios físicos, pois isso pode comprometer ser rendimento.

Faça caminhadas

Mesmo que você não tenha o objetivo de perder peso, os exercícios aeróbicos são importantes para tua saúde. Se não tiver tempo para fazer uma caminhada, aproveite todos os seus momentos para andar.

Faça caminhadas sempre que possível

Faça caminhadas sempre que possível

Use escadas ao invés de elevador. Pare o carro a uns 400 metros do trabalho e vá caminhando o restante do percurso. Assim você conseguirá fazer caminhadas sem comprometer sua rotina.

Evite ficar muito tempo na mesma posição

Para ativar a circulação e evitar varizes e celulite, evite ficar muito tempo parada. Se você ficar muito tempo sentada no trabalho, faça pequenas pausas de hora a hora e, se possível, alongue-se ou se possível faça alguns exercícios para tonificar a musculatura e ainda evitar possíveis dores no corpo.

Cuide do seu intestino

Para tonificar seus músculos da forma correta, é muito importante cuidar da saúde do intestino. Então, consuma alimentos ricos em fibras (ameixa, maçã, amêndoas) e cereais integrais (arroz e pão integrais aveia). Ao comer esses alimentos, seu corpo reduzirá gases e o inchaço abdominal diminuirá—dessa forma fica muito mais fácil tonificar o corpo.

Leia também: 10 alimentos que parecem fitness- mas não são

Mas lembre-se: O excesso de fibras pode atrapalhar a sua bonificação, então consuma com moderação.

Seja paciente

Não espere ótimos resultados em poucos dias, mesmo se exercitando diariamente. E evite exercitar-se em excesso, pois isso pode causar lesões aos seus músculos e articulações. É importante dar tempo ao tempo.

Procure ajuda especializada

Se possível, contrate um bom personal trainer para te auxiliar a praticar os exercícios da forma correta, evitando lesões e obtendo resultados mais satisfatórios em menos tempo.

 

Só não se esqueça de uma coisa: No fim das contas somente você pode exercitar seu corpo, então não espere milagres de seu personal

Com a ajuda do profissional, você consegue ter o melhor planejamento e resultado em menor tempo!

Com a ajuda do profissional, você consegue ter o melhor planejamento e resultado em menor tempo!

.

Saber a diferença entre os termos “definição” e “tonificação” é muito importante para sua escolha sobre como será “sua jornada” no mundo do treinamento físico, pois cabe a você escolher qual caminho seguir. E por falar nisso, você já conheceu minha academia? Confira agora mesmo e conheça o local que pode mudar sua saúde e autoestima para melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito