10 benefícios do Pilates que você precisa conhecer
10 benefícios do Pilates que você precisa conhecer

O pilates é chamado por muitos como “a atividade física mais completa”. E isso não é um equívoco, pois ele possui inúmeros efeitos positivos tanto para o corpo quanto para a mente que podem ser uma “mão na roda” para você e sua rotina agitada.

E por esse motivo, hoje eu trouxe uma lista com os principais benefícios do pilates – Já vou avisando, alguns deles podem te surpreender.  Ficou com vontade de saber quais benefícios são? Continue lendo o texto e veja esta lista preparada especialmente para você!

Leia também: Pilates faz bem para dores na coluna (saiba o porquê)

Conheça 10 benefícios do Pilates

1. Aumenta sua autoestima

Quando os resultados do pilates começam a aparecer, os músculos das coxas ficam mais tonificados, os braços vão ficando mais firmes, e suas roupas ficarão melhor no seu corpo. Você terá uma liberdade maior para usar as roupas que quiser sem se preocupar em ficar se escondendo debaixo de roupas largas que não valorizam sua beleza.

2. Melhora a postura

Como o pilates é uma atividade capaz de aumentar a sua força muscular e óssea, a aluna acaba conseguindo uma postura mais ereta e elegante. O simples hábito de manter uma boa postura pode melhorar muito a sua produtividade e autoconfiança.

E não é só isso, dores posturais que você talvez sinta nas costas vão diminuir muito.

3. Tonifica a musculatura

Os exercícios do pilates trabalham muito bem a musculatura de várias partes do corpo que, muitas vezes, não são exercitadas com regularidade, como as coxas e os glúteos.

O pilates promove uma melhor postura

O pilates promove uma melhor postura

E além de trazer mais saúde e força a estas, o pilates ainda diminui a flacidez presente nesses locais.

4. Te ajuda a emagrecer

O pilates tem muitos exercícios que necessitam de esforço para serem executados. Isso pode causar uma boa perda de calorias que resulta em emagrecimento.

E não é só isso: além de emagrecer, o pilates ainda define a musculatura, deixando a perda de peso ainda mais evidente e melhorando bastante a forma como você se vê no espelho.

5. Aumenta a flexibilidade

Muitos dos exercícios do pilates são focados em melhorar a flexibilidade do corpo, isto significa em menos dores nas costas na hora de se abaixar. E ele também melhora a amplitude movimentos, favorecendo ao melhor desempenho na prática de outros tipos de exercícios, como natação, ciclismo e musculação, por exemplo.

6. Fortalecimento do core

O “Core” é a parte central do nosso corpo. É um conjunto de músculos responsáveis pelo nosso equilíbrio. Ele é formado por: bíceps femoral, transverso abdominal, multífidios, adutor, eretor da espinha, oblíquo interno e externo, íliopsoas, glúteo máximo e reto abdominal.

A imagem acima ilustra, exatamente, o Core

A imagem acima ilustra, exatamente, o Core

Seus músculos abdominais, parte inferior das costas, quadris e nádegas (os músculos do núcleo do seu corpo) permanecem todos contraídos e engajados durante um treino de pilates. Esta tensão constante ajuda a desenvolver melhor a resistência e força dos mesmos. 

Como consequência você pode perceber mais facilidade e menos dores na hora de praticar outras atividades físicas, pois o core é uma região fundamental para a prática de qualquer exercício físico com segurança.

7. Diminui o risco de lesão

Pilates ajuda a melhorar a flexibilidade, aumenta a força e melhora o equilíbrio. Esses fatores reduzem o risco de lesão, pois se você é capaz de aumentar a flexibilidade do seu corpo nem que seja só um pouco, as chances de machucar as costas quando se curvar para pegar algo do chão serão muito menores.

Ele também exercita o core (tronco). É por isso que o Pilates é tão indicado para pessoas com problemas posturais, pois fortalece essa região da coluna e o Core como um todo.

Desta forma, os exercícios por serem desenvolvidos progressivamente, com baixíssimo impacto e com controle dos movimentos pela respiração, exercem um papel fundamental no tratamento e prevenção de dores e problemas posturais. Inclusive melhora a consciência corporal que auxiliam as pessoas evitar posições que agridam sua saúde postural no trabalho.

8. Desenvolve a propriocepção

Propriocepção ou também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão.

Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular, localizado no ouvido interno.

Propriocepção: O pilates te ajuda na equilibração corporal

Propriocepção: O pilates te ajuda na equilibração corporal

Durante as aulas de Pilates é muito comum usarmos diversas dessas características, inclusive nos exercícios que exigem maior capacidade do controle corporal. Isso lhe ajuda a ter um melhor equilíbrio, atua como atividade reflexa no caso de deslocamentos repentinos que possa gerar algum risco para o nosso corpo.

E esta nova habilidade pode ser útil se você tiver alguma lesão: muitos exercícios proprioceptivos são usados para tratar lesões ortopédicas.

9. Aumenta resistência cardiovascular

Também é possível intercalar na aula de pilates, exercícios convencionais do método criado por Joseph Pilates com atividades aeróbias, conhecido como “treinamento concorrente“. Essas atividades favorecem a melhora da resistência cardiovascular, pois aumentam a frequência cardíaca durante a atividade exigindo mais do coração e treinando-o.

E o melhor: com o tempo seu coração se tornará mais forte e eficiente (bombeará mais sangue a cada batida).

10. Melhora a respiração

A atenção cuidadosa aos padrões respiratórios praticados nos pilates não só melhora os padrões de respiração durante os treinos, mas também melhora a circulação sanguínea no corpo. Com uma respiração profunda e adequada, o sangue é mais capaz de fornecer oxigênio aos músculos e órgãos apropriados, podendo limpar o corpo de toxinas, proporcionar uma sensação revigorante e ajudar os músculos a se recuperarem melhor.

Agora para entender o espirito da coisa faça a seguinte sequência.

  1. Inspire levando todo o ar para o abdômen. Tente perceber seu abdômen se estufando. Repita quatro vezes.
  2. Desta vez, inspire levando o ar para a caixa torácica. Também repita este exercício quatro vezes.

Aposto que você está sentindo mais tranquila e relaxada, não é mesmo?

Pois saiba que existem vários exercícios como esses capazes de proporcionar benefícios maravilhosos ao seu dia a dia, aumentando seu humor e diminuindo a dores que você pode sentir.

**Inspirar = puxar o ar

*** Faça a inspiração pelo nariz, sempre!

Bônus: Proporciona a você um sono reparador

Assim como os outros exercícios físicos, o pilates tem o grande poder de melhorar a qualidade do seu sono, para que você possa finalmente dormir e acordar no outro dia com outro estado de espírito.

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Isso traz um impacto direto em seu dia a dia, pois uma noite bem dormida significa mais energia e ânimo para realizar as tarefas de sua rotina.

Esses são dez benefícios realmente incríveis, mas lembre-se: para desfrutar deles você precisa do auxilio de um profissional do pilates, para evitar lesões e ter certeza de estar fazendo os exercícios da forma correta!

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