10 alimentos que parecem fitness, mas não são
10 alimentos que parecem fitness, mas não são

Existem inúmeros alimentos no mercado que parecem ser saudáveis, mas são uma “bomba” para nosso corpo. Eles prometem facilitar sua vida com soluções rápidas para acabar com sua fome, sem conter muitas calorias, porém acabam prejudicando sua dieta mais do que eles ajudam.

Ficou interessada em saber quais alimentos são esses e porque não comê-los? Então continue lendo este texto.

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Alimentos que parecem ser fitness, mas não são

Enfeitando as prateleiras dos mercados, existem alguns alimentos que podem enganar você. Fique de olho!

1.Cereais integrais

A grande maioria dos cereais integrais contém um elevado nível de açúcar, que muitas vezes é tão alto quanto o teor daqueles cereais de chocolate que já têm a fama de açucarados.

Fatos Nutricionais

Quantidade: 1 pacote (30 g)

  • Calorias 130 kcal
  • Carboidratos 18 g

O ruim dele é o alto nível de açúcar — e esta informação não aparece nos fatos nutricionais. Então tenha em mente que existem opções mais saudáveis como flocos de aveia, pão escuro e tostas integrais.

2.Granola

Ela, realmente, está na moda! Um grande número de pessoas escolhe este alimento para fazer parte de pequenos-almoços e lanches ao longo do dia.

Mas o que muitos se esquecem, é o fato da granola ser constituída por um enorme conjunto de amêndoas, cereais, sementes e nozes. Para dar mais sabor, geralmente, é adoçada com mel ou melaço. Tudo isto faz da granola um produto com grande teor de açúcar e gordura.

Informações nutricionais

Quantidade: 100 g

  • Calorias 471
  • Gorduras Totais 20 g
  • Sódio 294 mg

Isso mesmo, 100 gramas de granola contem 471 calorias e 294 mg de sódio. Mas você ainda pode fazer sua própria granola em casa, reduzindo bastante o teor de sódio e açúcar.

3.Pão de forma

Visto como macio, saboroso e prático, o pão de forma na verdade é impregnado de gordura, açúcar, sal e aditivos. E dessa forma, apresentam um alto teor calórico, e poucos nutrientes e fibras.

Informações nutricionais

Quantidade: 2 fatias (50g)

  • Calorias 120 kcal
  • Sódio 223 mg

Essa quantidade de sódio é absurdamente alta para duas fatias de pão. Uma alternativa para isso seria o pão de padaria, de preferencia as versões integrais.

4.Sushi

Ele até poderia fazer parte de alimentação saudável, mas os molhos e outras coisas que o acompanham, não. O grande problema é que as pessoas exageram nisso e o sushi acaba se tornando um alimento ruim para nosso corpo.

Fatos nutricionais (Temaki salmão cream cheese)

Quantidade: 1 unidade (140g)

  • Calorias 213 kcal
  • Carboidratos 47 g

Isso mesmo, uma unidade tem 213 kcal! Então, talvez seja melhor comer menos da próxima vez que for a um restaurante japonês.

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5.Barras de cereais

As barrinhas de cereais apareceram como uma rápida fonte de energia para os atletas, pois possui um alto teor de fibras e hidrato de carbono.

Barrinha de cereal é um perigo

Barrinha de cereal é um perigo

Porém, a maioria das barras de cereais existentes no mercado, são ricas em todas as substâncias que você quer tomar distância: açúcar, gordura saturada, conservantes e outros aditivos – e grande parte dessas barrinhas nem tem tanta fibra assim.

Fatos Nutricionais

Quantidade: 1 unidade (30 g)

  • Calorias 144 kcal
  • Gorduras 8,8 g
  • Sódio 74 mg

144 kcal é um número alto para apenas uma barrinha de 30 gramas. Seja como for, o melhor a se fazer é ler sempre o rótulo dos produtos para verificar essas informações e evitar levar algo que não faça bem para você.

6.Peito de peru

Na família dos embutidos, ele é o “menos pior”. Porém, temos de lembrar que ele ainda é uma carne processada e possui muito sódio em sua composição, aumentando as chances do aparecimento de uma doença cardíaca. E não é só isso, o sódio pode ainda te deixar desidratada, e fazer seu corpo ficar mais inchado.

Fatos Nutricionais

Quantidade: 2 fatias (50 g)

  • Calorias 60 kcal
  • Sódio 360 mg

A melhor forma é consumir com prudência, evitando sustos e mantendo uma dieta saudável e equilibrada.

7.Água com sabor

Este item da lista não tem muito sódio ou açúcar, mas possui uma composição muito parecida com a de um refrigerante diet. Pois a água com sabor possui conservantes, aromatizantes, adoçante artificial, e gás carbônico. O único ingrediente que a água saborizada não tem é o corante.

Nesse caso é melhor escolher uma opção mais saudável, como uma limonada por exemplo.

8.Gelatina

Falar que o colágeno presente na gelatina faz bem à pele é um total equívoco, pois a quantidade presente dessa proteína é muito pequena e não traz o benefício esperado.

A gelatina não traz os benefícios que dizem...

A gelatina não traz os benefícios que dizem…

E pra piorar a versão industrializada ainda está cheia de corantes, acidulantes, aromatizantes, açúcar ou adoçante.

Fatos Nutricionais (Gelatina zero)

Quantidade: 2 colheres de sopa (5,6 g)

  • Sódio 194 mg
  • Calorias 18 kcal

O mesmo caso que o citado acima. Como alternativa coma uma fruta, ela sim faz parte de uma alimentação saudável!

9.Açaí

A fruta em si é um alimento saudável, o ruim é este açaí consumido em grandes cidades, cheio de xarope de glicose com guaraná, e ainda possui alto teor de açúcar.

Fatos Nutricionais

Quantidade: 1 copo (300 ml)

  • Calorias 451 kcal
  • Carboidratos 79 g

Além de ter muita gordura, o açaí também é uma bomba de calorias. O melhor a se fazer é procurar a versão pura para consumir — com moderação.

10.Sucos prontos na caixa

A embalagem daqueles sucos de caixinha tem plástico e alumínio, e podem passar para o suco elementos nocivos à saúde. E para piorar, a maioria desses sucos tem um teor altíssimo de açúcar.

Fatos Nutricionais

Quantidade: 1 copo (200 ml)

  • Calorias 90 kcal
  • Carboidratos 21 g

Ele não parece ser tão ruim, mas vale lembrar que os conservantes e o açúcar presentes nele não são informados.

Para não se preocupar com esses problemas, o melhor a ser feito é preparar o seu próprio suco natural em casa e consumi-lo o mais rápido possível para aproveitar ao máximo as vitaminas.

A lista de alimentos pouco saudáveis realmente é extensa, mas conhecer esta dez “armadilhas” citadas no texto pode te ajudar muito a escolher alimentos saudáveis na próxima vez que for às compras.

Agora, uma excelente ideia seria compartilhar este texto com suas amigas, pois assim elas saberão quais alimentos deve evitar!

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