Dores nas costas: saiba como o pilates pode resolver o seu problema
Dores nas costas: saiba como o pilates pode resolver o seu problema
Dores nas costas: saiba como o pilates pode resolver o seu problema

As dores nas costas são um problema cada vez mais comum entre todas as idades e gêneros. Você busca diversas soluções, mas fica confuso e nenhuma delas parece funcionar. Mas você sabia que não é necessário seguir sofrendo com as dores nas costas?

O pilates é uma modalidade de exercícios que vêm se popularizando pela série de benefícios que apresenta. A novidade desse post que talvez você não saiba é que o pilates pode acabar com as suas dores nas costas! Quer saber como? Então segue conosco no post!

Quais são as causas das dores nas costas?

As dores nas costas podem ser causadas por diversos motivos, desde os mais simples aos mais complexos. Conheça alguns:

  • Má postura
    Esse é um problema principalmente em quem trabalha muito tempo sentado em frente ao computador. A falta de consciência corporal faz com que fiquemos cada vez mais próximos da tela, sem nos preocuparmos com o posicionamento correto da coluna.
  • Carregamento de peso excessivo, como mochilas e pastas pesadas
    Estudantes são os mais afetados por essa condição. Carregar livros pesados é a realidade de diversos universitários.
  • Hérnia de disco
    A hérnia de disco é o resultado do desgaste entre os discos vertebrais. Esse desgaste geralmente é causado por predisposição genética, mas a falta de atividade física, o tabagismo e carregar ou levantar muito peso podem comprometer a musculatura da região, facilitando o desenvolvimento de hérnias.
  • Lesão muscular
    Geralmente causada por esforço e consequente desgaste muscular, como realizar movimentos repetitivos utilizando sempre os mesmos músculos.
  • Obesidade
    O excesso de peso oferece sobrecarga para a coluna, facilitando a má postura e gerando dores.
  • Exercícios físicos executados de forma errada
    A má orientação ou a falta de acompanhamento adequado pode fazer com que você execute exercícios da forma errada, principalmente os de força.
  • Estresse
    Um dos efeitos dos hormônios do estresse é a tensão muscular, que pode chegar ao ponto de gerar espasmos dolorosos.
  • Sedentarismo
    A falta de reforço muscular faz com que o corpo fique mais propenso a lesões e dores.

Outra causa que aumentou a prevalência durante a pandemia é o home office e as aulas online. Nem sempre o ambiente de casa oferece os mesmos recursos ergonômicos que o escritório. Quem precisou se adaptar ao home office está utilizando, muitas vezes, a cadeira da mesa de jantar ou até o próprio sofá, gerando prejuízo à coluna.

Existem outras causas de dores nas costas, mas essas são as mais frequentes e que atrapalham a qualidade de vida da maior parte da população. Além de existirem diversas causas, há tipos de dores nas costas. Vamos conhecer quais são?

Dores nas costas: saiba como o pilates pode resolver o seu problema

Tipos de dor nas costas

Existem tipos diferentes de dores nas costas de acordo com a região em que ocorrem. Veja:

Dor lombar ou lombalgia

A lombar é a região mais baixa da coluna, próxima ao quadril. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a dor na lombar é a segunda principal causa das procuras à médicos, perdendo apenas para resfriados.

As principais causas de dores na lombar são o sedentarismo, má postura, esforços repetitivos, execução errada de exercícios e doenças inflamatórias.

Dor cervical

A cervical é a região superior da coluna, incluindo a nuca. A dor é ocasionada por má postura, principalmente ao ficar muito tempo utilizando o celular ou lendo em má posição. O estresse também pode gerar tensão muscular na região dos ombros, assim como o excesso de peso em mochilas.

Outros hábitos que podem gerar dor nessa região é a posição inadequada para dormir ou colchões e travesseiros inapropriados, assim como utilizar notebooks apoiados no colo.

Dor torácia

A dor torácica ocorre na região média das costas: nem muito abaixo, nem muito acima. Considerando que a caixa torácica tem função de proteger os órgãos vitais que se encontram dentro dela, geralmente a dor nessa região da coluna tem relação com algum problema cardiovascular ou com traumas, execução de movimentos repetitivos, sobrecarga, má postura, e tensões musculares causadas por estresse.

Dores nas costas: saiba como o pilates pode resolver o seu problema

Quais são os benefícios do pilates?

Agora que você já entendeu as causas das dores nas costas e os tipos, está na hora de falarmos sobre o pilates!

O foco do pilates é a conexão entre corpo e mente e a harmonização dos movimentos, o que traz qualidade de vida e melhorias tanto físicas quanto mentais. Para promover essa conexão, o pilates foi criado sobre 6 princípios: centralização, fluidez, respiração, concentração, precisão e controle. A partir desses princípios, conheça os benefícios que o pilates oferece:

  • Ganho de força muscular
  • Ganho de flexibilidade
  • Melhora do equilíbrio
  • Prevenção de doenças cardiovasculares
  • Melhora da circulação
  • Melhora no condicionamento físico
  • Melhora da concentração
  • Alinhamento postural
  • Alívio de dores crônicas como as dores nas costas
  • Alívio da ansiedade e estresse
  • Melhora a qualidade do sono
  • Diminui risco de lesões
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Como o pilates pode melhorar as dores nas costas?

Diversos benefícios do pilates estão relacionados às causas de dores nas costas. Ao trabalhar corpo e mente como uma unidade, a principal consequência é a maior consciência corporal, que resulta em sabermos quando a postura está errada, por exemplo.

O ritmo da rotina contemporânea nos deixa sem tempo de conexão com o próprio corpo, e a prática do pilates retoma a importância dessa ligação. 

Como o pilates fortalece a musculatura, as dores decorrentes do sedentarismo também são tratadas, já que a coluna recebe maior sustentação muscular. Um dos principais grupos de músculos exercitados no pilates são os músculos do core, conhecidos por serem o centro de força do corpo. Esse grupo de músculos também ajuda na estabilização da coluna, evitando e tratando dores nas costas.

Tanto os exercícios de fortalecimento muscular quanto os de flexibilidade e equilíbrio deixam o corpo mais preparado, diminuindo o risco de lesões: outro ponto para o pilates no tratamento das dores nas costas ocasionadas por esse motivo.

Já que os músculos estarão fortalecidos e a flexibilidade trabalhada, suas costas estarão melhor preparadas para movimentos súbitos ou de maior esforço, como carregar e levantar pesos – mas isso não significa que você deve exigir demais das suas costas!

Tenha os cuidados necessários antes de começar a prática

É necessário consultar um médico antes de iniciar a prática de pilates para dor nas costas justamente porque o motivo das suas dores pode ser algo mais sério, que precise de acompanhamento médico.

Depois de consultar com o seu médico, é interessante conversar com o instrutor de pilates sobre a sua condição para que ele possa adaptar algum exercício, caso necessário, ou ainda ajudar você com dicas de pilates para solucionar o problema.

Durante as aulas, é muito importante se manter concentrado, atento e equilibrado: muitos exercícios do pilates só são realizados em sua plenitude a partir desses 3 estados. Ouça seu corpo, entenda suas limitações e se desafie!

Como evitar as dores nas costas?

Não pense que praticar pilates é a fórmula mágica para fazer desaparecer todas as dores nas costas. Para isso acontecer, é preciso se atentar aos seus hábitos do dia a dia também, confira:

  • Fique atento à sua postura
    Uma boa estratégia é colocar alarmes no celular em um certo intervalo de tempo para lembrar de alinhar a postura.
  • Movimente-se
    Ficar muitas horas sentado em frente ao computador pode ser prejudicial, levante nem que seja para tomar água.
  • Evite sobrecarregar as suas costas com excesso de peso
  • Elimine fontes de estresse no seu dia a dia, ou escolha uma forma de canalizá-lo
  • Não fume
  • Adote o hábito de praticar exercícios físicos regularmente e de se alongar

Aliando o pilates para dores nas costas com essas práticas do cotidiano, com certeza sua saúde física, mental e qualidade de vida terão resultados super positivos!

Gostou de entender os benefícios do pilates para as dores nas costas? Então compartilha esse post com aquele amigo que sofre do mesmo problema!

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