Dores nas Costas: A escolha do Pilates como tratamento. Parte II
Dores nas Costas: A escolha do Pilates como tratamento. Parte II

Dores nas Costas: A escolha do Pilates como tratamento. Parte II

Motivos pela escolha de Pilates para tratar as dores nas costas

A partir da visualização de alguns dos benefícios proporcionados pelo Pilates para seus adeptos, se percebe que é possível o alívio de dores nas costas com sua prática. Mas neste momento surge a pergunta:

O Pilates é a melhor opção para a resolução deste problema?

A resposta é SIM e vamos dar a devida explicação sobre essa afirmativa.

A ocorrência de dores nas costas é uma situação comum para a maior parte das pessoas ao redor do mundo, podendo ser ocasionada por situações variadas como infecções, traumas, desequilíbrios musculares, movimentos repetitivos no ambiente de trabalho, sedentarismo e várias outras opções.

Como é tão comum a sua presença, existem diversos tratamentos que podem ser utilizados para melhorar ou até mesmo eliminar a presença de dores nas costas, mas o melhor deles é, com certeza, o Pilates.

 

Como dever ser o início das aulas de Pilates?

Este processo deve ser iniciado com a realização de uma avaliação detalhada e criteriosa do aluno por um profissional qualificado em fisioterapia e/ou educador físico de Pilates, que vai determinar sua real necessidade e limitações com relação às dores nas costas.

imagem-i-parte-ii

Com base nesta análise profissional realizada pode haver a escolha personalizada dos exercícios que irão reduzir as dores nas costas pelos seguintes motivos:

  • São realizadas atividades físicas adequadas que irão fortalecer a musculatura da região do Core do aluno.
  • Este fortalecimento permitirá que a coluna se mantenha estabilizada sem a presença de desvios prejudiciais e obtendo, como conseqüência, a melhoria das dores nas costas.

Mas, é importante considerar que a evolução na prática do pilates e, obtenção cada vez maior no alívio das dores nas costas, depende do aluno, que deve seguir as orientações de seu instrutor, buscando obter uma consciência mais intensa a cada aula de seu corpo.

 

Benefícios complementares do Pilates

Outro aspecto relacionado com a saúde corporal, que é atendido de maneira ampla, com a prática do pilates, se refere à melhoria na postura que acaba sendo deixada de lado pela maioria das pessoas em sua rotina diária de vida.

A postura adequada, de maneira geral, é conceituada como a posição equilibrada ou coordenada do corpo tanto estática, como em preparação para o movimento e sempre com economia de energia corporal.

Esta posição equilibrada, muitas vezes, não acontece por ações prejudiciais das próprias pessoas, como se manter muito tempo em uma mesma posição, sedentarismo, estresse, sobrepeso, fatores emocionais e outros.

 

imagem-ii-parte-ii

 

A grande vantagem da prática do pilates para a melhoria da postura e que o torna uma atividade essencial neste caso, é justamente seus exercícios levarem à obtenção do alinhamento corporal, que é obtido pela compreensão de quem o pratica da sua posição no espaço com o devido ajuste para obter o equilíbrio necessário.

 

Indo mais a fundo sobre os benefícios

O alcance de resultados efetivos dos praticantes de pilates com relação à melhoria na postura se deve principalmente à realização do chamado alongamento axial que leva às seguintes alterações corporais:

  • Busca de ganho no espaço intra-articular;
  • Redução da carga de compressão aplicada na coluna e em articulações relacionadas;
  • Realização de alongamento crânio-caudal que mantém as articulações saudáveis por um período maior de tempo.

Agora você tem uma série de informações relacionadas ao pilates para auxílio de dores, mostrando que este método tem extremo sucesso e é a prática mais indicada quando se pretende ter alívio das dores nas costas ou alcançar uma melhor postura corporal.

 

Gostou do conteúdo? Se por acaso ainda não leu a parte I, Click aqui para ter o entendimento completo do assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito