Pilates faz bem para as dores na coluna?
Pilates faz bem para as dores na coluna?

Respondendo de forma curta e direta: Sim. Mas esse não é o único benefício que o pilates pode proporcionar. Essa atividade idealizada por Joseph Pilates — que foi um garoto doente e raquítico, e criou este método para melhorar sua saúde— pode mudar sua vida para melhor!

Muitas alunas apresentam uma melhora significativa no bem-estar e autoestima, já que o pilates melhora o condicionamento físico e libera endorfina—o hormônio do prazer.

Mas afinal, o que é Pilates?

Pilates nada mais é que um conjunto de exercícios que foram criados pelo alemão Joseph Pilates, durante a década de 1920. Eles são praticados no solo ou em equipamentos exclusivos, que visam o completo controle e conexão entre o corpo e a mente, restaurando a saúde dos seus praticantes com alguma doença e trazendo mais qualidade de vida a aquelas pessoas que são saudáveis.

O que é Pilates?- Fábio Medina

O que é Pilates?- Fábio Medina

Para que esses exercícios sejam eficazes, eles precisam ser praticados utilizando os seis princípios do pilates que são: Respiração, Fluidez, Concentração, Controle, Centro de Força e Precisão.

Por que praticar pilates?

Porque o pilates é uma atividade que vai fazer muito bem para sua saúde tanto física quanto mental. Ele também pode funcionar como uma válvula de escape para sua rotina estressante e ainda melhorar o seu humor.

E existem muitos outros benefícios, que serão abordados nos tópicos abaixo. E, você que me lê agora, sente incômodo nas costas, principalmente, depois de um dia longo de trabalho, talvez você devesse considerar algumas informações a seguir.

Quais são os principais tipos de dores nas costas?

Você sabia que 80% das pessoas já tiveram ou terão dores nas costas? É, esse número é realmente grande. Então saiba quais são os tipos de dores nas costas, onde ocorrem e quais são suas causas.

Dor na coluna cervical

Ela acontece principalmente por causa do sedentarismo e de uma postura ruim durante o uso do computador ou a leitura. As dores ocorrem nos músculos.

Problema na coluna torácica

A principal causa da dor é a carência de atividades para fortalecer a musculatura que sustenta a coluna. Esta é a área onde existe o menor número de queixas de dores nas costas. Neste caso, são as nossas articulações e nervos que ficam doloridos.

Dor na coluna lombar

É na área da coluna lombar que se localiza o maior número de queixas de dores nas costas. As principais causas da dor são de origem mecânica e postural, ou seja, quando a pessoa realiza esforços repetitivos e utilizam a coluna de forma errada. Ex: Levantar muito peso usando as costas ao invés das pernas.

Quais são os benefícios do pilates?

Os pilates trazem consigo e com seus exercícios alguns benefícios de curto, médio e longo prazo. Vejamos alguns:

Melhora o seu condicionamento físico

O Pilates exercita vários músculos do nosso corpo durante as sessões, trabalhando músculos que você nunca exercita, até partes do corpo que usamos todos os dias.

Tonifica a Musculatura

Como o pilates realmente é uma atividade que trabalha bem os músculos, ele leva nosso condicionamento físico para níveis mais altos. É normal que com o tempo os músculos comecem a ficar definidos.

Músculos tonificados com pilates

Músculos tonificados com pilates

E não é só isso. O pilates também tonifica partes essenciais do corpo, como o abdômen, que é extremamente útil para a prática de atividades físicas e esportes, pois essa parte do corpo é necessária em praticamente todos os exercícios.

Melhora a postura

Muitos de nós tem uma postura ruim, e com isso a nossa coluna vai acumulando uma carga que pode evoluir para sérios problemas no futuro. Além disso, cientistas provaram que uma postura ruim passa a imagem de falta de autoconfiança e insegurança, o’que não é nada bom, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Durante os exercícios, a musculatura que mantém sua coluna ereta será fortalecida. Por isso o pilates também pode te ajudar a conquistar uma excelente postura. Te ajudando a evitar problemas futuros na coluna e dores nas costas, e melhorando sua autoestima já.

Diminui o estresse

Todos os exercícios físicos proporcionam uma melhora na saúde da mente, e com o pilates isso não é diferente.

Além disso, quando você começa a se exercitar, o seu organismo libera endorfina — o hormônio do bem estar, te ajudando a ficar mais relaxada.

Te ajuda a emagrecer

Quando praticamos pilates estamos queimando calorias, já que os exercícios exigem esforço do nosso corpo, fazendo que o metabolismo fique mais acelerado, nos ajudando a perder peso.

Isso é fundamental para quem está no tratamento de problemas na coluna e dores na costas, já que um corpo “em forma” pode ajudar o paciente a ter resultados mais brevemente.

Mas vale lembrar que para se ter resultados mais satisfatórios  e em menos tempo, é indispensável a escolha de uma dieta saudável e balanceada (linkar algum texto do blog do Fábio que fale sobre nutrição) .

Melhora a sua respiração

A respiração faz muito mais do que apenas fornecer oxigênio para o corpo, ela traz inúmeros benefícios para o seu corpo e mente (diminui a ansiedade, o estresse e ainda melhora a qualidade do sono), garantindo mais qualidade de vida para o seu dia a dia.

É de grande importância inspirar profundamente e depois expirar com calma. Assim você consegue estabilizar sua coluna, que te ajuda a manter uma postura correta, além de melhorar o rendimento durante os exercícios e diminuir a dor muscular.

Concluindo, as técnicas de respiração aprendidas nas aulas de pilates podem lhe trazer mais qualidade de vida, e te deixar mais disposta para encarar as atividades do dia a dia.

Melhora a qualidade do seu sono

O pilates é uma atividade que promove o controle corporal e a sensação de tranquilidade, aonde a intensidade dos exercícios vai aumentando gradativamente, acompanhando o seu ritmo. Isso leva a uma maior produção de serotonina, hormônio que pode melhorar e muito a qualidade do seu sono.

Devo procurar auxílio profissional?

Com certeza. Somente com a ajuda de um profissional você terá certeza de que está fazendo os exercícios da forma correta, evitando lesões e otimizando os seus resultados.

Além disso, quando você vai a um Studio praticar pilates, acaba conhecendo novas pessoas que também praticam essa atividade, ou frequentar as aulas junto à uma amiga, podendo assim, motivar uns aos outros.

O pilates é uma técnica incrível de exercícios que podem te trazer infinitos benefícios. Sendo criado com a ideologia de que podemos melhorar nossa saúde com os exercícios, ele atrai milhares de pessoas de todos os cantos do mundo.

Mas para que você possa aproveitar esses benefícios é necessário começar a fazer as aulas. Então, por que você não aproveita para conhecer um pouco mais sobre as aulas de pilates que oferecemos aqui?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito