Em quanto tempo a musculação começa a dar resultado?
Em quanto tempo a musculação começa a dar resultado?

“Fabíola, tem 32 anos e é arquiteta. Ela sempre quis entrar em forma. Porém nunca arrumava tempo para isso. Até que dê uns tempos pra cá ela se deu conta de que precisa sair do sedentarismo e resolveu começar a praticar musculação. Mas, atualmente, ela está se sentindo muito desmotivada com os resultados que estão aparecendo. É como se os exercícios não fizessem efeito para ela. E com essa mentalidade Fabíola já está começando em pensar sobre parar de fazer musculação.

Aposto que esta história é muito familiar para você, não é mesmo? E, infelizmente, essa é uma situação muito comum. A pessoa vai à academia, se exercita, cria expectativas, e depois não obtém o resultado que imaginou pra si mesma, como se houvesse algo de errado acontecendo.

Leia também: 06 dicas de planejamento alimentar

Mas você já parou para pensar que esse “algo de errado” pode ser sua própria mentalidade? Quando uma pessoa cria expectativas irreais isto acaba acontecendo. Então além de querer saber em quanto tempo seu corpo ficará definido, você também precisa saber como criar metas e expectativas realistas além de aprender a dividir seu objetivo em metas menores.

Ficou curiosa sobre como usar estas técnicas? Então continue lendo o texto e descubra como o resultado da musculação aparece.

Tenha em mente que pessoas diferentes obtêm resultados diferentes

Lembre-se que você não é igual à sua amiga que entrou para a academia junto com você. Seu corpo responde de forma diferente aos exercícios, e desta maneira você também terá resultados diferentes.

Por exemplo, a sua amiga pode ter um corpo mais definido devido à hipertrofia ser mais evidente. Mas talvez você possa levantar mais carga, já que seu organismo pode ter um aumento de força maior. O importante aqui é saber respeitar as particularidades de cada pessoa, e aproveitar bem as suas.

Lembre-se de descansar

Os músculos necessitam de descanso para ganharem mais fibras – é dessa forma que você ganha massa muscular. Enquanto a gente pratica musculação, ocorrem micro lesões musculares, e quando os músculos descansam eles podem regenerar aumentando seu diâmetro – ficando maiores.

Ter uma boa noite de sono é essencial para colher bons resultados

Ter uma boa noite de sono é essencial para colher bons resultados

É assim que acontece a hipertrofia muscular. Mas como já foi dito, para que ocorra a hipertrofia seu corpo precisa de descanso. O ideal é que você escolha um dia da semana – pode ser qualquer um – e não faça nenhum exercício nesse dia. Procure descansar

Como funciona o aparecimento de resultados?

O aparecimento de resultados com a musculação está diretamente ligado a três fatores: treino, dieta e descanso. Se um desses fatores não estiver equilibrado, os resultados podem demorar muito mais para aparecer.

Agende sua consulta nutricional agora

Agende sua consulta nutricional agora

Por isso, é preciso entender que os resultados aparecerão de acordo com a intensidade do seu treino, descanso e a qualidade da sua dieta.

Exemplo prático:

Tente comparar duas pessoas que tem o mesmo peso: a primeira se chama Joana e a segunda pessoa se chama Helena. Joana faz tudo o que seu o personal trainer e sua nutricionista solicitam. Ela nunca “sai da linha” e sempre vai aos treinos. Já Helena não tem uma alimentação saudável e balanceada e dificilmente mantém a regularidade nos treinos.

Quem vai obter resultados mais rapidamente?

Obviamente será a Joana. Isso aconteceu porque ela se dedicou mais e assim obteve um melhor resultado.

Os resultados só vão aparecer se você persistir

Não adianta entrar na academia achando que vai conquistar o corpo dos sonhos em três semanas — isso só vai te deixar mais desmotivada. Lembre-se de definir metas pequenas com foco em um objetivo maior. Essa é a única forma de manter sua motivação acesa mesmo nos piores momentos.

Uma excelente dica é achar um exercício que seja bom para o seu biótipo e ao mesmo tempo prazeroso para praticar.

A ciência parece ter uma resposta — ou várias

De acordo com os estudos da American College of Sports Medicine (ASCM), alguém só pode ser considerado ativo, após seis meses praticando exercícios físicos de forma consistente e constante. Então, podemos entender que esse é o tempo em que se pode começar a ver resultados. Mas, este é um posicionamento muito generalista, e existem pesquisas sobre o assunto, um pouco mais precisas.

Em quanto tempo a musculação começa a dar resultado?

Em quanto tempo a musculação começa a dar resultado?

Uma pesquisa dos cientistas Fleck e Kraemer indica que os resultados decorrentes do treino, como aumento da força muscular e hipertrofia, dependem de fatores individuais e genéticos, — como, por exemplo, idade, nível de hormônio GH na corrente sanguínea — e de estímulos, como dieta e treinamento. Eles ainda afirmam que para se ter aumentos consideráveis, de pelo menos um kg em sua massa muscular, seria necessário uma media de 60 a 90 dias.

Entretanto, já é possível perceber um aumento considerável na força muscular durante as quatro primeiras semanas. Mas neste curto espaço de tempo a hipertrofia ainda não é muito visível.

Apontar um período de tempo preciso é, praticamente, impossível quando o assunto é musculação. Nosso corpo reage de inúmeras formas e assim fica bastante difícil chegar a conclusões precisas. Mas tenha em mente que mesmo demorando um pouco mais para obter resultados, a musculação é uma prática muito importante para a nossa saúde física e mental.

Você conhece alguma amiga que também está em dúvida sobre quanto tempo ela levará para obter resultados com a musculação? Compartilhe este texto com ela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito