Descubra os poderes da bertalha na sua alimentação
Descubra os poderes da bertalha na sua alimentação

A bertalha, também conhecida como espinafre indiano ou espinafre diferente, é uma hortaliça da família baselácea. Ela é originária da Índia, mas é consumida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, além de ser conhecida nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ela não é muito conhecida em outras regiões do Brasil. Porém, é extremamente benéfica à saúde e pode lhe ser uma poderosa aliada na sua meta de emagrecer e manter uma rotina de alimentação saudável.

Leia também: Como fazer um planejamento alimentar

Propriedades da Bertalha

A Bertalha tem propriedades emolientes em sua folha e também em sua raiz. São essas propriedades que mantêm o nível de hidratação da camada externa da pele. Seus frutos são considerados afrodisíacos pela medicina popular. E, além disso, ela ainda é rica em antioxidantes.

A Bertalha é um nutriente rico e muito saboroso

A Bertalha é um nutriente rico e muito saboroso

E ela também é muito nutritiva, já que é fonte de vitaminas e minerais importantes para o corpo humano, como por exemplo: vitamina A, vitamina B2, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio, fibras, proteínas, cobre, manganês, zinco e magnésio.  Então da próxima vez que for planejar sua alimentação, não se esqueça de incluir a bertalha.

Benefícios do consumo da Bertalha

Existem alguns benefícios exemplares para você incluí-la na sua alimentação, veja:

Te ajuda a emagrecer

A bertalha te ajuda a eliminar peso

A bertalha te ajuda a eliminar peso

A bertalha te auxilia a perder peso, pois é um alimento muito nutritivo e pouco calórico. Isso acaba te ajudando a emagrecer de duas formas: Você estará consumindo um alimento rico em nutrientes (o que ajuda muito no emagrecimento) e sua meta de calorias diárias não será ameaçada, já que ela tem baixo teor calórico.

Traz sensação de saciedade

A bertalha, quando consumida crua, possui uma grande quantidade de fibras, que trazem a sensação de saciedade e limpam a flora intestinal. As fibras e ainda ajudam a queimar algumas calorias, já que o estômago tem que trabalhar mais para digeri-las e dessa forma gasta mais energia.

Combate os radicais livres

Além de ser rica em fibras, esta hortaliça também é uma excelente fonte de antioxidantes. E isso ajuda no combate dos radicais livres, que podem causar o envelhecimento precoce da pele e até câncer. Então além de te auxiliar a emagrecer, ela também te ajuda a evitar aquela flacidez tão indesejada.

Combate a anemia

Quando o nosso organismo não recebe as doses adequadas de ferro, a produção de novas células sanguíneas é prejudicada, ou seja, cresce o risco do desenvolvimento de anemia.  E com anemia fica difícil reunir forças para seguir com o desafio de perder peso. Felizmente a bertalha é uma ótima fonte de ferro.

Esta hortaliça contém 1,2mg de ferro a cada 100g, isso significa 15% da recomendação de consumo diário deste mineral.

Faz bem à saúde dos seus ossos

A bertalha também é uma excelente fonte de cálcio, uma  porção de 100g contém 11% da quantidade recomendada por dia.

E ela possui magnésio (outro mineral que ajuda nosso organismo a absorver o cálcio). 100 g da hortaliça apresentam 16% da quantidade recomendada de consumo diário de magnésio. Lembre-se que você precisa de ossos saudáveis para praticar suas atividades físicas de forma segura.

Qual a melhor forma de consumir Bertalha?

As folhas e galhos da hortaliça podem ser refogados, ou ser preparada em pratos como sopas, saladas e até tortas. Recomenda-se que as folhas da bertalha sejam lavadas antes do consumo.

Receitas feita com Bertalha

Receitas feita com Bertalha

Receitas com a Hortaliça

Bertalha com ovo

Este é um excelente prato, pois além de trazer os nutrientes da bertalha, ainda é riquíssimo em proteínas, graças ao ovo. Então pode ser uma boa ideia levar uma marmita com esta refeição para a academia.

Ingredientes: 

  • 2 pés de bertalha
  • 5 dentes bem picados de alho
  • 1/2 cebola muito bem ralada
  • 5 ovos
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto

Modo de preparo: Lave, remova o talo da bertalha e corte as folhas em tamanhos grandes. Refogue junto com a cebola, e depois com o alho e por último a pimenta e o sal, coloque um pouco de água até que as folhas cozinhem. Por último, coloque os ovos na mesma panela que foi cozida as folhas da bertalha. Espere que os ovos cozinhem e desligue o fogo. Pode ser servido com arroz branco

Farofa de bertalha

Esta farofa é bem nutritiva e saborosa, você pode usar e abusar dos temperos aqui (mas, pegue leve no sal). Pode ser uma refeição ideal para a hora do almoço.

Ingredientes:

  • 1 maço de bertalha muito bem lavada e picada;
  • 1 cebola de tamanho médio picada em cubos;
  • 8 tomates-cereja picados ao meio;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • Alho picado;
  • Sal a gosto;
  • Cebolinha a gosto;
  • Pimenta a gosto;
  • Farinha de milho de beiju em flocos.

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione a bertalha, a pimenta, a cebolinha e o sal. Refogue os resto, e quando a bertalha cozinhar, vá  acrescentando a farinha de milho aos poucos, até chegar ao ponto desejado; Desligue o fogo, adicione os tomates e depois misture bem. Sua farofa está pronta!

Espero que tenham gostado da dica! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito