Ansiedade: o que ela é, quais os sintomas e como ela influencia no ganho de peso
Ansiedade: o que ela é, quais os sintomas e como ela influencia no ganho de peso

A ansiedade é considerada por muitas pessoas, o verdadeiro mal do século. Ela é vista num contexto bastante popular, quando estamos passando por um momento de pressão ou ficamos muito apreensivos para o acontecimento de alguma coisa… Mas ela é muito maior que isso.

Leia também: Na raiz do problema- A mente no processo de emagrecimento

Quais os sintomas da ansiedade?

É perfeitamente normal saber que às vezes, dependendo das situações, nós nos sintamos ansiosos, apreensivos, nervosos… Igual ao dia que você vai atualizar o sistema para saber a nota daquela prova tão importante e que estava tão difícil. É comum vivenciar essa experiência.

Contudo, cada dia mais estão aparecendo casos em que esses sintomas passam a tomar conta da vida das pessoas. Em sua grande maioria, ela nem percebe que já está vivendo um grande transtorno, porque já se acostumou aos sentimentos e sensações.

O que é ansiedade?

O que é ansiedade?

Vai dormir e não consegue ter uma noite de sono tranquila porque o seu psicológico fica martelando na mente. Acorda cansada e, qualquer um que queira conversar com ela, ela já teme pelo pior.

Sintomas psicológicos da ansiedade

Como a ansiedade está diretamente conectada com o nosso sistema mental, nem sempre percebemos os sintomas de forma nítida. Não são sintomas que vivenciamos na pele física, mas sim, psicologicamente.

  • Medos irracionais: a ligação entre os medos bobos e a ansiedade existe. No início, pode parecer uma simples fobia, mas quando ela está exagerada demais, passa para a categoria dos transtornos.
  • Autoconsciência: não são todas as pessoas que conseguem chegar à uma festa e beber, conversar com as pessoas ali, sem se sentir inconveniente. Isso passa a ser um problema quando a pessoa, simplesmente, desiste de realizar uma determinada tarefa só para não ser inconveniente. Ela treme, sua, se avermelha e paralisa.
  • Lembranças ruins: se você já vivenciou um momento ruim na sua vida, que te marcou e traumatizou de alguma forma, lembrar dessa vivência em alguns determinados pontos da vida faz parte. Mas isso se torna parte de um transtorno de ansiedade quando esses Flashbacks costumam a aparecer de modo frequente na sua cabeça, sem lhe dar “paz”.
  • Preocupações ou perfeccionismo: é bastante comum de aparecer em pessoas que vivem em constante pressão na vida, seja ela na vida pessoal como na profissional. E a pessoa está tão compenetrada naquele abismo que ela nem se dá conta que o zelo para que tudo dê certo é na verdade, ansiedade em ouvir um elogio positivo das pessoas que as cercam.

Nós poderíamos citar vários outros como o pânico, o medo de falar com as pessoas, a vergonha de sair de casa…

Engordar na ansiedade: como acontece?

Você já ouviu falar na compulsão alimentar? Ela acontece quando você come mesmo quando não está com fome ou quando você não consegue parar de comer, mesmo sabendo que já está satisfeita.

É bastante comum que a pessoa coma devido ao conforto emocional que a comida proporciona a ela, ao afago que ela tem e por isso, ela acaba engordando. Porque come mais do que o que precisa, come mais do que corpo consegue dar conta.

Dá uma olhada nesse vídeo em que aborda essa questão da ansiedade:

Geralmente, as pessoas que sofrem com a compulsão alimentar não costumam gostar de seus corpos. Constantemente, elas acreditam que devessem comer menos, mas mesmo com essa consciência, elas não conseguem fazer nada a respeito. É onde acabam entrando em dietas malucas e colocam em risco sua saúde.

Alguns dos sintomas da compulsão alimentar são:

  • Comer mais rápido do que o normal
  • Comer quando não está com fome
  • Continuar comendo mesmo quando já está saciado
  • Comer sozinho ou em segredo
  • Sentir-se triste ou culpado por comer demais

Cuidar do seu emocional, juntamente com a prática regulares de atividades físicas e uma alimentação saudável e equilibrada é, sem dúvida, a solução para emagrecer definitivamente que você tanto busca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito