A importância da ginástica laboral
A importância da ginástica laboral

Sabia que nós trabalhamos, em média, 90 mil horas durante nossa vida? É como se o local de trabalho fosse uma segunda casa. Mas é aí que vem a pergunta: Com tanto trabalho assim, como é que fica a minha rotina de exercícios?

Essa deveria ser uma preocupação de todos, já que se exercitar é muito importante para nossa saúde tanto física quanto mental. Então por que não praticar exercícios dentro do seu local de trabalho? Essa é a proposta da ginástica laboral.

Leia também: Benefícios do pilates para dores na coluna

A ginástica laboral consiste, basicamente, em praticar exercícios leves (como alguns alongamentos, por exemplo) dentro do local de trabalho. Ficou interessada? Continue lendo este texto a aprenda mais sobre esta técnica que promete melhorar sua qualidade de vida!

Qual é o objetivo da ginástica laboral?

A ideia é usar exercícios e alongamentos para ajudar na prevenção das lesões e na correção de vícios de posturas. A ginástica laboral ainda melhora a qualidade de vida e bem dos funcionários  e auxilia na prevenção de doenças ocupacionais como a LER e o DORT.

Por que praticar ginástica no trabalho?

Primeiramente, porque a prática de exercícios físicos é extremamente benéfica para a sua saúde. Além disso, ela te ajuda a diminuir dores no corpo, como as terríveis dores nas costas devido a postura.

E você ainda emagrece! Quer mais motivos? Então confira abaixo uma lista com os benefícios de fazer ginástica no seu local de trabalho.

Benefícios da ginástica laboral

Melhora a sua Autoestima

Os exercícios físicos trazem benefícios para seu mente, como por exemplo, a melhoria da sua autoestima e autoimagem.  Quando você começa a se exercitar, resultados como perda de peso, melhora da qualidade do sono, e melhora do humor começam a aparecer. Dessa forma os bons resultados começam a aparecer e a autoestima vai lá pra cima.

Melhora o Condicionamento Físico

Mesmo tendo exercícios simples, a ginástica laboral é capaz de melhorar  a sua flexibilidade, força, coordenação, e ritmo,  promovendo a você mais qualidade de vida e a melhora da sua postura, te ajudando a evitar dores na coluna.

Prevenção de Doenças causadas por excesso de trabalho

O excesso de trabalho, somados à postura inadequada e repetições constantes das mesmas tarefas acarretam problemas como LER (lesão de esforço repetitivo) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

A ginástica laboral te ajuda na qualidade de vida!

A ginástica laboral te ajuda na qualidade de vida!

E é aí que a ginastica no trabalho entra: praticar exercícios e alongamentos te ajuda a evitar dores no corpo.

Aumenta sua produtividade

Uma empresa de consultoria organizacional chamada Manpower Group, realizou uma pesquisa em 2015 e mostrou que as empresas que possuem programas de ginastica no local de trabalho, têm funcionários mais produtivos, e criativos também!

Melhora a sua qualidade de vida

Isso ocorre devido ao hormônio chamado serotonina que o nosso corpo libera quando praticamos atividades físicas. A serotonina proporciona uma enorme sensação de bem estar e realização. E esse hormônio é liberado mesmo em exercícios simples como os exercícios da ginastica laboral.

Como funciona a ginástica laboral?

Como já foi dito antes, a ginástica laboral consiste em praticar atividades físicas dentro do local de trabalho. Mas antes que você pergunte, não é necessário levar seus halteres para o trabalho.

Nesse tipo de ginástica, você deve praticar exercícios leves, e que podem ser realizados sem incomodar ninguém, como: Se alongar, subir escadas, e se levantar e andar pelo escritório sempre que possível (claro, você deve ter bom senso para isso não se tornar procrastinação).

Ainda não entendeu muito bem como fazer os exercícios? Não se preocupe, pois eu irei te explicar.

Exercícios que você pode fazer

Subir e descer escadas

Se você estiver com vontade de ir ao banheiro ou tomar água, tente ir fazer isto no andar de baixo.

Isso te ajuda a emagrecer, pois subir e descer escadas é um ótimo exercício, e ainda te ajuda a voltar ao trabalho com mais energia, já que sair um pouco do ambiente estressante do escritório é sempre bom para você.

Estique suas pernas

Quando você estiver Sentada na cadeira do escritório, estique e flexione o seu joelho por 10 vezes. Na última repetição, mantenha o joelho esticado por 20 segundos. Esse exercício fortalece a sua coxa, melhora a circulação do sangue, e ainda diminui as chances de você ter câimbras musculares.

Levante-se da sua cadeira e ande um pouco

Estipule que a cada 1 hora você irá levantar da cadeira, se esticar, e se possível caminhar um pouco pelo escritório. Isso irá te ajudar a evitar dor nas costas, e você ainda queimará algumas calorias!

Mas como isso pode me ajudar a emagrecer?

Por exemplo: Quando você sobe e desce 4 andares 2 vezes durante o seu dia ao invés de usar o elevador, você estará queimando calorias proporcionais a um brigadeiro. Ou seja, subir e descer escadas é uma ótima forma de “queimar” aqueles brigadeiros que você comeu no final de semana.

Outro exemplo seria a caminhada. Quando você se levanta e caminha pelo escritório para ir tomar água ou entregar algo para algum colega de trabalho, você  acaba queimando calorias equivalentes a um pacote de batatas chips.

Veja esse infográfico com a estimativa de perda calórica:

Infográfico Queima Calórica

Infográfico Queima Calórica

Praticar atividades físicas é extremamente importante para todas as pessoas de todas faixas etárias. Ela traz inúmeros benefícios à nossa saúde e bem-estar. E como você pode ver neste texto, os exercícios físicos podem ser praticados até em seu local trabalho!

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