06 dicas de planejamento alimentar
06 dicas de planejamento alimentar

“Fernanda tem 31 anos e sempre está tentando emagrecer. Infelizmente, isso fica apenas na tentativa mesmo, já que ela nunca se prepara bem para perder peso. Ela bem que tenta muitas dietas, mas acaba desistindo por falta de um bom planejamento alimentar“.

Aposto que você também já viu essa situação: A pessoa bem que tenta emagrecer, mas tudo acaba indo pelo ralo graças a um planeamento ruim. E se você é uma dessas pessoas esse texto irá lhe ajudar muito!

Leia também: Como Organizar uma rotina saudável

Eu sei que seu dia está sempre cheio de tarefas (tantos profissionais quanto pessoais). E com muitas tarefas, realmente fica difícil manter uma alimentação saudável e balanceada. Mas, felizmente, existe uma solução para esse problema! Se chama planejamento.

Por que montar um planejamento alimentar?

Já percebeu que quando planejamos bem alguma meta, tudo (ou quase tudo) começa a “dar certo”? É como se num passe de mágica todas as coisas começassem a se encaixar. É claro que não existe mágica alguma.

Planejamento alimentar é o segredo do sucesso

Planejamento alimentar é o segredo do sucesso

Isso é simplesmente o resultado de um bom planejamento. Em contrapartida, se você faz um planejamento ruim, o fracasso é, praticamente, inevitável. Tudo começa a desandar e a motivação e ânimo vão lá pra baixo.

Como montar um Planejamento Alimentar?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas. E é exatamente por isso que o texto de hoje irá trazer seis dicas para montar um ótimo planejamento alimentar e coloca-lo em prática.

Use e abuse do Trello

O Trello é uma ferramenta muito eficaz quando o assunto é organização. Ele é perfeito para te ajudar a montar o seu cardápio semanal. Tire seus planos do papel, escreva-os também no Trello. Se possível, monte um organograma e cole em um lugar visível. Você precisa se lembrar de seu planejamento todos os dias, então crie o habito de visitar o Trello diariamente.

Crie também check-list e vá preenchendo e acompanhando a sua evolução. Estas check-list vão te trazer uma enorme sensação de realização, já que você irá poder se lembrar (e comemorar) cada uma de suas pequenas vitórias.

Dica: Além de escrever no Trello o seu planejamento, escreva também o seu motivo. Se lembrar todos os dias por qual motivo você quer emagrecer vai te deixar muito mais animada!

Os saquinhos do tipo zip-lock deverão ser seus melhores amigos

Uma ótima dica é usar saquinhos tipo zip-lock (aqueles que são fechados a vácuo) e colocar diversos lanches saudáveis como, castanhas, amêndoas, biscoitos integrais, e frutas, que são alimentos que ficam bem preservados neste tipo de embalagem.

Estes lanches irão “salvar sua vida” quando a fome bater no meio da tarde. Então você nuca mais terá de sair da dieta comendo lanches industrializados quando ficar com fome.

Seja realista com os resultados

Trace metas claras e seja realista com os resultados. O ponto chave aqui é ter paciência. Seja paciente, comece devagar e no seu ritmo.

Dessa forma além de garantir o sucesso da sua dieta (já que sem a sua pressão psicológica para emagrecer rápido, as chances de desistência são muito menores), seu estresse e ansiedade ainda diminuem.

Quando você divide seus objetivos em metas menores fica muito mais fácil administrá-las, e consequentemente, suas chances de sucesso são muito maiores.

Se monitore

Acompanhe a sua alimentação e se possível anote tudo oque você comer – anote seus deslizes também. E toda semana revise as suas anotações, para que você possa ver onde precisa melhorar.

Monitore os seus avanços

Monitore os seus avanços

Exemplo: “esta semana me alimentei de forma extremamente saudável, não comi nenhum lanche de rua (como hot dog, por exemplo) e mantive a minha dieta. Mas agora percebo que ingeri uma quantidade muito baixa de proteínas, preciso melhorar isso. Já sei, a partir de agora vou procurar comer ovos no café da manhã”.

Não se esqueça da água

De nada adianta ter uma boa alimentação se você não se lembrar de hidratar seu corpo. A água te ajuda a emagrecer, combate o estresse e cansaço, deixa sua pele e cabelo mais bonitos e ainda diminui as chances de aparecimento das pedras nos rins.  Então, precisa de mais motivos para beber água?

E existem excelentes aplicativos para te ajudar a beber a quantidade certa de água. Um desses aplicativos que eu recomendo é o “lembre-se de beber água” (sim, esse é o nome do aplicativo, rs). Ele é gratuito!

Busque ajuda profissional

Procure uma nutricionista. Apenas ela poderá lhe indicar quais são os melhores alimentos para você. Ela irá observar seu biotipo, seu estilo de vida, e seus objetivos com a dieta e irá te indicar quais alimentos você deve incluir na sua rotina e quais deve evitar.

Montar um bom planejamento alimentar realmente parece difícil no começo, já que nesta fase nós não conhecemos nem o básico sobre nutrição, e ainda lembramos duas frases que amedrontam muita gente: “mudança de rotina” e “sair da zona de conforto”. Mas se você está disposta a enfrentar tudo isso para começar a perder peso de forma saudável, só posso lhe dar meus parabéns!

Também está tentando montar um planejamento alimentar? Conte pra gente nos comentários!

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