Como uma vida saudável pode aumentar a sua produtividade no trabalho
Como uma vida saudável pode aumentar a sua produtividade no trabalho

Como uma vida saudável pode aumentar a sua produtividade no trabalho

 

“Mariana, tem 31 anos e é administradora de empresa, ela sempre tenta trabalhar mais e mais no escritório e também se dedica em casa, mas acaba não levando uma vida saudável, e isso afeta em sua produtividade, impedindo-a de atingir todo o seu potencial. Vive reclamando por estar acima do peso, mas alega não ter tempo para levar uma vida saudável, já que seu trabalho toma todo seu tempo (algo que poderia ser resolvido aumentando a produtividade).”

Essa história lhe parece familiar? É, o ambiente de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo. E para não ficar para trás temos de nos desdobrar e conseguir sermos mais eficientes.

Mas você sabia que levar uma vida saudável pode aumentar sua produtividade (e ainda te deixar com a autoestima lá em cima)? A alimentação saudável e a prática constante de atividades físicas podem fazer milagres.

E se você quer saber como uma vida saudável pode melhorar sua produtividade no trabalho e ainda por cima receber excelentes dicas de saúde, continue lendo o texto.

 

Dicas para ter mais saúde e ser mais produtiva

 

Comece com o mais importante

Quando você faz as tarefas mais importantes primeiro, tem uma sensação de alivio, pois seu cérebro entende que “o pior já passou”. E o dia também é extremamente corrido, no final do expediente já estamos cansados. E dessa forma, estamos mais propensos a tomar decisões ruins no final do dia do que no inicio.

No entanto, segundo Adam Grand, professor de psicologia e de administração da Wharton School, deixar um trabalho importante pela metade e sair para fazer outra coisa, o deixará muito mais bem feito. Parece um pouco estranho inicialmente essa abordagem, não é mesmo? Mas continue lendo para entender melhor…

Isso acontece porque quando temos uma tarefa incompleta em nossa mente, ficamos “ruminando” a ideia enquanto fazemos outras atividades também úteis, mas menos importantes.

Quando voltamos ao trabalho principal, tudo parece bem mais claro e temos ideias novas para complementar o que estávamos fazendo de onde paramos, com mais qualidade e tendo aproveitado esse tempo para realizar outros trabalhos.

Então é muito importante se conhecer, pois se tem o hábito de deixar tudo pela metade, FAÇA O MAIS IMPORTANTE PRIMEIRO. Mas se costuma finalizar tudo que começa, distribuir o tempo da atividade importante com outras durante seu dia pode ser uma ótima estratégia para tomar decisões mais acertivas.

 

Alongue-se ao acordar e durante os intervalos no trabalho

Trabalhar sentado por muitas horas seguidas pode provocar fortes dores e incômodos no final do dia. Uma forma de evitar esse desconforto é se alongar enquanto se prepara para ir ao trabalho, durante os seus intervalos, e no final do dia ao chegar em casa. Dessa forma a sua musculatura e circulação sanguínea serão estimuladas, diminuindo as dores no corpo e aumentando sua produtividade.

 

Tenha uma boa postura enquanto trabalha

A grande maioria das pessoas senta de forma errada enquanto trabalha. O problema é que a postura ruim não faz mal apenas para sua coluna, mas também afeta a autoestima, aumenta o estresse, e diminui a produtividade. Quando você mantém uma boa postura, pode evitar todos esses problemas, tornando seu dia de trabalho muito mais produtivo.

 

Pratique exercícios físicos regularmente

Boa parte das empresas tem percebido que funcionários que praticam atividades físicas e que não são sedentários geralmente estão mais dispostos e são mais produtivos ao longo do dia, especialmente quando comparados aos funcionários que tem comportamentos sedentários. Por isso, se você quer aumentar sua produtividade e a qualidade da sua saúde, mantenha uma rotina de exercícios físicos regulares, para que seu corpo funcione normalmente e para que você esteja sempre com a produtividade lá em cima.

 

Tenha uma alimentação saudável

Não adianta nada fazer atividades físicas diariamente se você não se alimenta bem. Comer alimentos nutritivos ao longo do dia é essencial para que sua mente e corpo funcionem bem durante o seu trabalho.

Existem vários alimentos saudáveis que podem ser carregados para quase todos os lugares, e que são perfeitos para ser o seu lanche no trabalho, como: Maçãs, bananas, peras, castanhas, amendoins, iogurtes integrais e etc.

Uma dica é ingerir alimentos ricos em proteína, pois ela pode lhe dar energia e ainda aumentar a saciedade, oque te ajuda a se manter afastada de comida calórica ao longo do dia.

Caso você tenha dificuldades em estabelecer uma dieta saudável que combine com a sua rotina, não deixe de procurar auxilio de uma profissional (nutricionista).

 

Faça lanches durante o dia

(linkar texto de 1000 palavras da semana 1 aqui)

Um dos piores erros de quem trabalha durante todo o dia é passar muitas horas sem se alimentar. Regularmente vemos as pessoas se alimentando apenas uma vez durante toda a jornada de trabalho: no seu horário de almoço. Isso faz com que muitos trabalhadores enfrentem longas horas de jejum até chegarem em casa, quando finalmente irão comer algo de novo. O jejum é extremamente prejudicial para a sua produtividade, já que ele diminui sua capacidade de concentração e raciocínio. Para não diminuir a sua produtividade, tenha o hábito de levar alguns lanches para o meio da manhã e o meio da tarde, evitando ficar sem comer por mais de três horas.

Bônus: HIIT, um exercício que não consome seu tempo

Existe um exercício extremamente eficaz que pode ser praticado em apenas alguns minutos, esse exercício é o HIIT. Existem três protocolo mais comuns, agora você verá um pouco sobre cada um deles.

  • Protocolo Tabata

Este protocolo é dividido em 8 ciclos de 20 segundos de atividade em intensidade máxima, acompanhado por 10 segundos de descanso. O tempo total de execução do método Tabata é de apenas 4 minutos.

 

  • Protocolo Gibala

O método Gibala indica primeiramente, um aquecimento de 3 minutos. Logo após, inicia-se o treinamento, que pode ser realizado em 8 a 12 ciclos, dependendo do nível físico do praticante.

Cada ciclo tem 60 segundos de exercícios em intensidade máxima, e acompanhado logo em seguida por 75 segundos de descanso.

Como o descanso proposto no protocolo Gibala é maior do que o dos outros protocolos, ele acaba sendo indicado para iniciantes e pessoas sedentárias.

 

  • Protocolo Timmons

A proposta é que ele seja executado 3 vezes por semana, ele soma em seu total 21 minutos de exercício, além do aquecimento.

No protocolo Timmons, são realizadas três séries de 2 minutos de exercícios em intensidade leve, e em seguida 20 segundos de exercício em alta intensidade.

Obs.: Os exercícios de alta intensidade seriam polichinelos, burpees, mountain climb e etc.

 

Manter uma rotina saudável nos dias de hoje é algo muito complicado. Mas é crucial para sua qualidade de vida, tanto pessoal quanto profissional. O sucesso não vale nada se não vier acompanhado de saúde. Ser uma pessoa saudável é ser uma pessoa empreendedora (pensar em longo prazo). Lembre-se que nosso corpo é o nosso templo e nós devemos cuidar dele, até porque, ninguém pode fazer isso por nós.

Gostou do texto? Compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito