Meditação: Como ela pode te ajudar a perder peso
Meditação: Como ela pode te ajudar a perder peso

Como a meditação pode te ajudar a perder peso

A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa “ir ao centro” no sentido de se desligar do mundo exterior e voltar a atenção para si mesma.

Uma das coisas mais fascinantes da meditação é a sua simplicidade, permitindo que qualquer pessoa possa praticá-la. Mas mesmo sendo simples, a meditação pode trazer vários benefícios para sua vida.

E um desses benefícios é o emagrecimento. Sim, esta prática milenar pode lhe ajudar a perder peso. E caso você também queira descobrir como emagrecer com a meditação, e quais são suas vertentes mais conhecidas, continue lendo este artigo.

 

A explicação da ciência

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Otago, Nova Zelândia, concluiu que meditar é mais eficaz do que fazer uma dieta. O estudo foi publicado no American Journal of Health Promotion. O estudo foi feito com 225 mulheres durante 2 anos. As mulheres foram divididas em três grupos, sendo que aquelas que meditavam tiveram mais sucesso no emagrecimento do que aquelas que não praticavam a meditação.

Segundo os estudos, a meditação ajuda a pessoa a controlar mais à ansiedade e ficar mais atenta ao que come.

 

Meditação convencional

Este é o “tipo” mais comum, praticado por Dalai Lama e vários outros famosos.

Para começar, você precisa se sentar no chão (ou em uma cadeira, se preferir) fechar seus olhos, inclinar a cabeça levemente para baixo e esvaziar sua mente prestando atenção apenas em sua respiração.

Parece fácil, mas não é. Quando você começar a praticar, vai percebendo o quão inquieta é a sua mente. Então, quando você não conseguir se concentrar, levante, dê uma volta, e tente novamente. O segredo é persistência.

E não precisa dedicar muito tempo do seu dia para aproveitar dos benefícios da meditação, alguns minutos diários já são o suficiente.

Obs: A posição de lótus (pernas cruzadas) não é obrigatória.

 

Mindfulness

O mindfulness tem como foco a concentração no momento do agora, e manter sua mente no presente. Para usar esta técnica para emagrecer você deve prestar atenção nas cores, sabores, e cheiro da comida. Além disso, é necessário perceber a quantidade e a qualidade da comida que você colocou no prato.

Também é importante comer sem televisão, computador ou celular por perto e que a refeição dure ao menos 20 minutos, para que você mastigue mais lentamente, saboreie a comida, e se sinta mais saciada.

Meditar é algo que com certeza trará inúmeros benefícios para sua vida, e não estou falando apenas de emagrecer e aumentar seu autoconhecimento, com o tempo você terá mais foco e autocontrole, diminuirá a depressão, baixa autoestima, e você se tornará menos ansiosa!

Vale lembrar que a meditação é uma tarefa simples, não fácil. Seria interessante buscar alguma aula de meditação guiada no youtube, para que você tenha uma noção se está meditando de forma correta. Lembre-se também que é melhor meditar 5 minutos todos os dias, do que 2 horas uma vez por semana.

Você gostou do texto? Então compartilhe-o nas redes sociais!

Quer conhecer nossoas aulas? Entre em contato conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito