7 Etapas para emagrecer em curto prazo e definitivamente
7 Etapas para emagrecer em curto prazo e definitivamente

Se você deseja emagrecer em curto prazo, e ficar de uma vez por todas de bem com seu corpo, veja os passos que precisa seguir para atingir esse propósito.

Hoje o sobrepeso atinge mais da metade da população brasileira, e está associado a uma série de problemas de saúde. Milhares de pessoas travam, dia após dia, uma luta contra a balança, mas sem muito sucesso.

Todos sabem que a fórmula para emagrecer é alimentação equilibrada aliada à prática de exercícios físicos. Mas, se esse é o segredo de emagrecer em curto prazo e com saúde, por que é tão difícil ver os resultados?

Mudanças nos hábitos de vida são as medidas práticas que devem ser tomadas para emagrecer com saúde em pouco tempo. Entretanto, tão importante quanto mudar os hábitos alimentares, é modificar os hábitos de pensamento.

“Nem teus piores inimigos podem fazer tanto dano como teus próprios pensamentos”. Buda.

A fonte de todos os nossos problemas e bloqueios está na forma como gerenciamos nossos pensamentos e emoções, e deixamos que eles nos conduzam à ação.

Conheça agora as etapas que você deve seguir para alterar sua forma de pensar e agir e, finalmente, emagrecer em curto prazo e de forma definitiva. Mas lembre-se, para conquistar qualquer coisa nesta vida, inclusive o emagrecimento, antes mesmo do primeiro passo é necessário QUERER. Você tem que estar genuinamente disposto(a) a QUERER mudar, caso contrário, esse passo-a-passo a seguir não servirá para você.

 

Quais são as 7 etapas para emagrecer rápido e de uma vez por todas?

Toda mudança deve começar de dentro para fora. Os resultados que serão vistos no corpo vão depender, primeiramente, de uma restauração mental.

São pequenas modificações nos padrões de pensamento que, se trabalhadas continuamente, fazem toda a diferença para emagrecer em curto prazo.

  1. Tenha autoconhecimento e certeza dos seus propósitos

O primeiro passo da sua mudança deve começar pelo autoconhecimento. Essa palavrinha é bastante repetida, mas a verdade é que poucas pessoas conhecem a si mesmas.

Poucos conseguem identificar seus próprios sentimentos e necessidades. Somos meio que levados pelo impulso e pelas emoções.

Conhecer a origem dos seus bloqueios te ajudará a traçar metas para superá-los. O que te impede de perder peso rápido não é a comida, mas a relação que você mantém com a comida. Quais emoções te levam a buscar o alimento como refúgio e bloqueiam o seu emagrecimento?

O autoconhecimento também te ajudará a definir com clareza os seus objetivos. É fundamental que você tenha certeza do que quer, e o quê o emagrecimento vai representar na sua vida.

Estamos tão acostumados a traçar planos de dieta que nos levamos por pensamentos automáticos. “Eu tenho que emagrecer em curto prazo”, “Eu preciso perder peso com urgência”.

Mas analise o que isso realmente significa para você, identifique as suas verdadeiras vontades e objetivos.

  1. Crie metas atingíveis

Alcançar pequenas metas diárias mostra que você está no caminho certo, em direção ao seu objetivo maior. Nesse sentido, é importante traçar metas possíveis de alcançar e evitar o risco de desistir no meio do percurso.

Para facilitar essa demanda, aprenda a usar a técnica SMART para alcance de metas. Essa técnica é utilizada com sucesso em processos de coaching. Trata-se de um acrônimo em inglês que significa:

  • Specific (específica): quanto mais você afunilar e delimitar suas metas, mais fácil de definir um plano de ação;
  • Mensurable (mensurável): você deve mensurar suas metas, colocá-las em um parâmetro que te permita visualizar os resultados;
  • Attainable (alcançável): estipular metas astronômicas só vai te trazer a sensação de impotência. Defina objetivos compatíveis com a sua realidade;
  • Relevant (relevante): como dissemos no tópico anterior, saiba exatamente o que esse objetivo significa para você. Avalie a relevância que isso tem para sua vida;
  • Time-based (temporal): estabeleça prazos para que as metas sejam alcançadas. O limite de tempo é necessário para que não haja espaço para a procrastinação.

Pequenas e contínuas vitórias também se transformam em combustível, motivação, para continuar superando os obstáculos. Para emagrecer em curto prazo, o alcance diário de metas é um fator aliado.

  1. Gerencie o seu tempo

Na correria do dia a dia, em meio às múltiplas atividades da vida moderna, o termo que mais se ouve é: “não tenho tempo”.

Mesmo as pessoas que tanto querem emagrecer em curto prazo se baseiam nesse argumento: “não me sobra tempo para praticar atividades físicas”; “não consigo preparar uma refeição saudável, acabo apelando para as opções mais rápidas (industrializados e fast-foods)”.

Acabamos utilizando a desculpa da falta de tempo para justificar muitas ações, ou a falta delas. Mas, com organização e dedicação tudo é possível.

Legumes e verduras, por exemplo, podem ser lavados e conservados em potes no final de semana. Isso poupa tempo na hora do preparo.

Quer opção mais simples para um lanche do que frutas? São alimentos super saudáveis, de poucas calorias, e que podem ser carregados na bolsa.

Quanto aos exercícios, não é necessário dispor de 2 horas por dia para frequentar academia.

Os profissionais da saúde afirmam que uma caminhada de meia hora por dia, quatro vezes na semana, já é o suficiente para combater o sedentarismo e auxiliar o emagrecimento saudável.

  1. Mantenha o foco

Se você quer emagrecer em curto e prazo é essencial manter o foco e a determinação. Nessa fase, as tentações estão por todos os lados, e a vontade de sucumbir é grande.

Sempre surge um convite para uma festa, um churrasco, um aniversário, um happy hour com o pessoal do trabalho.

Ou mesmo o estresse do cotidiano, a preguiça e o cansaço já são estímulos para perder o foco.

Permaneça firme, lembre-se sempre do seu objetivo maior, se concentre nas recompensas que virão com o seu esforço.

  1. Trabalhe sua resiliência

Resiliência é a capacidade de se restaurar diante das adversidades, de se levantar e se adaptar às mudanças e contratempos.

Não caia na velha autossabotagem de “chutar o balde” quando cometer algum deslize. Esse é um problema que atrapalha a maioria das pessoas, quando o objetivo é emagrecer em curto prazo.

Diante das falhas se recobre, se perdoe e retome o autocontrole. Se possível, encontre alguma forma de compensar as calorias a mais. Mas não se deixe abater.

  1. Use estratégias simples e práticas

Na hora de definir o seu plano alimentar e um programa de exercícios físicos, não torne as coisas complexas. Aposte no que é mais fácil de ser executado. Avalie o que é mais acessível à sua rotina.

Você pode, por exemplo, gostar de natação, mas se a prática desse esporte for dificultar a sua vida, por termos de distância ou recursos financeiros, opte por algo mais simples, como caminhada ou corrida.

A complexidade pode fazer você perder tempo. Com estratégias simples você consegue obter ótimos resultados e emagrecer em curto prazo.

  1. Se cerque de energias positivas

O pessimismo, vindo de você ou das pessoas que te rodeiam, é uma das grandes barreiras que te impedem de ter sucesso.

Pessoas pessimistas transmitem energias negativas, mesmo que elas não tenham má intenção. E isso te “puxa para baixo”, te afasta dos seus propósitos.

Esse tipo de pessoa não consegue sair de sua própria zona de conforto e, para que se sintam melhores, querem que os outros também se mantenham inertes, sem realizações.

Seguindo essas 7 etapas, você certamente vai adquirir mais força e conseguir colocar em prática sua capacidade realizadora.

Não se esqueça: seja para emagrecer em curto prazo, ou para atingir qualquer outro propósito de vida, a mudança sempre deve começar na sua mente, com o QUERER!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrito