Como a regularidade na prática de pilates beneficia o alinhamento postural?
Como a regularidade na prática de pilates beneficia o alinhamento postural?

Como a regularidade na prática de pilates beneficia o alinhamento postural? 

O método Pilates é um tipo de atividade física que promove não só melhoras para o corpo, mas também para a mente, além disso, proporciona inúmeros benefícios que refletem diretamente na qualidade de vida e no bem estar geral.

Podemos citar alguns destes benefícios: Ganho de força muscular, ganho de flexibilidade, melhora do equilíbrio, prevenção de doenças cardiovasculares, melhora da circulação, no condicionamento físico, melhora da concentração, correção postural e alivio de dores crônicas bem como as dores na coluna, desencadeada muitas vezes pelo vicio postural no trabalho e no cotidiano.

Além dos benefícios corporais citados acima, o Pilates ajuda também na parte mental, por meio de exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

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O Pilates respeita a anatomia e a biomecânica de cada corpo, e apresenta vários exercícios, que podem ser realizados por pessoas de qualquer idade que buscam alguma atividade física e também por indivíduos que apresentam algum tipo de lesão ou desconforto no corpo, como por exemplo, dores nas costas que são cada vez mais comuns, principalmente no meio ocupacional.

Sabemos que os problemas posturais são considerados um sério problema de saúde publica, pois atinge uma grande parte da população economicamente ativa, que incapacita temporariamente, ou muitas vezes definitivamente para as atividades de vida diária. Por isso é importante conhecer o próprio corpo, e assim saber a hora exata de começar a praticar uma atividade que não só proporciona melhora do condicionamento físico, mas também dores na coluna e na estética postural.

Você deve estar se perguntando será que o Pilates pode realmente melhorar as dores nas costas? Sim, com certeza. Este é um dos principais benefícios do Pilates, até mesmo porque o método tem como intuito corrigir a má postura, através do trabalho consciente de centralização do corpo e da musculatura das costas, a pessoa vai criando uma maior consciência corporal e seu corpo vai sendo alinhado aos poucos, com isso as dores na coluna muitas vezes melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

Além disso, este método tem como objetivo realizar exercícios de forma saudável e segura, para que não ocorra nenhuma lesão a mais durante a realização dos exercícios, por isso as técnicas são baseadas em princípios que enfatizam o controle da mente sobre o corpo, assim como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados. Os princípios básicos são: respiração, centro de força (Power house), concentração, controle, fluidez e precisão.

O Pilates é um método tão seguro que além de se preocupar com a postura correta durante a realização dos exercícios, cada pessoa que inicia as aulas deve passar por uma avaliação criteriosa com profissional especializado na área, onde são determinados os exercícios indicados e os contra indicados para cada caso. A aula é adaptada para as limitações de cada individuo e busca sempre proporcionar uma aula criativa, com segurança e conforto para seus alunos.

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